

“O homem é inseparável das palavras; o homem é um ser de palavras (...)”. Citando Octávio Paz, Cléo Busatto inicia Práticas da Oralidade na sala de aula (Cortez Editora), o seu mais novo lançamento. Em 77 páginas, a autora e teórica apresenta 40 atividades que envolvem a linguagem falada e a comunicação.
Voltado para professores, contadores de história e interessados, o livro aborda − de maneira ágil e objetiva − as melhores maneiras de iniciar e potencializar o desenvolvimento da expressão oral nas crianças, afinal, para Cléo “quem fala bem, pensa bem. Quem pensa bem, escreve bem. Quem escreve bem, lê bem. Quem lê bem, se comunica que é uma maravilha”.
Atividades
Todas as atividades do livro são apresentadas de maneira simples: com os objetivos de cada ação, os recursos necessários (humanos e materiais) e os procedimentos passo a passo. Todos os assuntos são abordados de maneira lúdica e divertida, visando o aprendizado correto.
Entre as ações sugeridas, a criança aprende temas como sobre o próprio nome e brinca com a sonorização; participa de jogos com letras, apelidos, nomes de pessoas, animais e coisas; participa de rodas com histórias coletivas; narrações de fatos entre outras situações criadas e apropriadas para o seu desenvolvimento.
Mais do que um livro de atividades, Práticas da Oralidade busca incentivar os educadores a abrirem um espaço significativo para a narração oral e à leitura em voz alta das histórias e a criação de círculos de leitura em sala de aula.
Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto é escritora e mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil, além de narradora oral de histórias. Nos últimos cinco anos, capacitou em torno de 40 mil pessoas e suas histórias foram ouvidas por mais de 65 mil. A escritora também investiga a narração oral no meio digital, o que resulta na produção de softwares educativos. www.cleobusatto.com.br
