
05/06/08
Da Equipe de Plurale em site
|
Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, o restaurante Via Sete, em parceria com o WWF-Brasil, promoverá no domingo, dia 8 de junho, a partir das 10h, o evento ViaEco. Neste dia, todos os postes da Rua Garcia D´Avila serão grafitados e pintados com temas ambientais, pelo artista plástico Rudson Costa. Quem levar roupas usadas vai aprender com o artista a dar uma nova cara às peças. À tarde, uma mesa-redonda discutirá o tema "O que posso fazer pela conservação do meio ambiente no Rio de Janeiro". O evento, idealizado pela produtora Áurea Bicalho Guimarães e Ricardo Stern, proprietário do Via Sete, também marca o início do projeto homônimo, cuja proposta é valorizar e estimular as ações individuais que possam contribuir para a conservação do meio ambiente, além da melhoria da qualidade de vida no Rio de Janeiro.
"Já temos uma preocupação ambiental há tempos. Reciclamos tudo o que é possível e também temos uma parceria com a WWF-Brasil", explica Ricardo Stern à Plurale em site. Na conta do restaurante de Ipanema (há também uma filial no Centro), vem acrescido de R$ 1,00 por cliente como doação para a ONG. Quem quiser pode pedir para não descontar, mas isso não acontece.
Stern acredita que esta preocupação ambiental ainda não está no DNA das pessoas, mas começa a fazer parte da vida de todos. Um caminho é a educação, o outro é através de leis que obriguem mesmo a atitudes responsáveis. "O uso do cinto obrigatório não foi bem recebido no início. Hoje passou a ser normal."
Recentemente, o jovem empresário esteve na Suíça e ficou impressionado com a conscientização ambiental e com a estrutura existente. Para o lixo, por exemplo, não há apenas a coleta seletiva tradicional, mas cerca de 10 tipos diferenciados de resíduos. Uma das atividades que fará parte do novo projeto é a mesa-redonda, que será realizada a cada primeiro domingo do mês, começando no dia 8 de junho. Durante os debates, especialistas, pensadores, formadores de opinião e autoridades discutirão sobre a conservação do meio ambiente, sempre com o foco na cidade do Rio de Janeiro. Neste primeiro evento, os convidados serão o rabino Nilton Bonder e o coordenador do Programa de Educação para Sociedades Sustentáveis do WWF-Brasil, Irineu Tamaio. A editora de Plurale em revista e Plurale em site, Sônia Araripe, será a mediadora do encontro. Outra iniciativa do projeto é o recolhimento do óleo de cozinha. Em parceria com a SOS Óleo, a cada dia da semana, uma kombi grafitada com a temática ecológica e movida a biocombustível ficará parada em um ponto estratégico de um bairro, em caráter piloto, por tempo determinado. A princípio, dez bairros serão contemplados, e quem doar o óleo para reciclagem receberá brindes no restaurante. |
|
|
