Atenção

Fechar

agenda

Exposições

Reciclalata fica no shopping Downtown até 15 de outubro e tem pintura do artista carioca Marcelo Ment

Data: 15 de outubro

A exposição itinerante Reciclalata pode ser visitada no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca (RJ), até o dia 15 de outubro. Desenvolvida em comemoração aos 25 anos da lata de alumínio no Brasil, a mostra possibilita aos visitantes conhecer um pouco da história das latinhas, além de apreciar e descobrir o trabalho dos artistas que as pintaram. A edição do Rio de Janeiro é realizada pela Toptrends e pela Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, com patrocínio da Ball, líder na fabricação de embalagens metálicas para bebidas. Ao todo, serão expostas 18 latas com 1,9 metro de altura e cerca de 1 metro de diâmetro cada, customizadas por artistas nacionais.

Em cada uma das cidades por onde passa, a exposição Reciclalata convida um artista local para pintar mais uma lata. O acervo, que chegou ao Rio de Janeiro com 17 obras, ganhou mais um exemplar que foi pintado ao vivo pelo artista carioca Marcelo Ment. Do bairro de Vila da Penha, Ment, desde 1998, faz das ruas do Brasil e do mundo o principal suporte para sua arte. O artista é autodidata, arte-educador e uma das principais referências em grafite da cidade. “Os protagonistas das minhas obras são as situações, elementos da arquitetura dos locais em que estive, o material humano e o comportamento. Não apenas a arte pela arte”, comenta Ment.

Atualmente, o Brasil é líder mundial em reciclagem de latas de alumínio, com um índice de 98,4%, de acordo com a Abal (Associação Brasileira de Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade). A intervenção urbana é uma maneira atrativa de ressaltar a importância da reciclagem, fato que a gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para América do Sul, Thaís Moraes, comenta: “Como a Ball é fabricante de latas e tem sua sede na capital fluminense, trazer essa exposição para o Rio de Janeiro é uma forma de ajudar a informar aos cariocas sobre a importância da reciclagem, ação importante para o meio ambiente”.

De acordo com Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, “a exposição é uma forma de atrair a atenção para a importância da reciclagem e levar as pessoas a refletirem sobre seus benefícios, conscientizando a população de que todos têm um papel importante na manutenção deste ciclo virtuoso que, além de contribuir para o meio ambiente, também fomenta um setor importante da economia”.

A Toptrends, referência em exposições itinerantes, destaca a importância de levar a arte para os espaços públicos e privados. “Estamos felizes em trazer uma exposição lúdica e criativa para a cidade do Rio de Janeiro, chamando atenção para um tema tão importante que é a sustentabilidade. Os cariocas poderão apreciar de perto as pinturas nas latas feitas pelos artistas”, afirma a curadora artística e Sócia Diretora da Toptrends, Catherine Duvignau.

Antes de chegar à capital fluminense, a exposição passou por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Os outros artistas que compõem a mostra são: Ana Brizzi, Binho Ribeiro, Cris e Ju Campana, Elvis Mourão, Evelyn Tannus, Everson Fonseca, Glauco Diogenes, Paola Lopes e Sao, Isabelle Tuchband, Juarez Fagundes, Katia Suzue, Lelin, Lobo, Maramgoní, Mundano, Reyberto, Ralfe Braga e Rogerio Fernandes. A iniciativa é viabilizada pela Lei Rouanet.

SERVIÇO

Evento: Exposição Reciclalata

Local: Shopping Downtown (Av.das Américas, 500 | Barra da Tijuca)

Período: de 15/09/16 a 15/10/16

Horário: 10h às 22h

Mais informações: www.reciclalata.com.br





Voltar lista de eventos