Atenção

Fechar

agenda

Outros

Escola de negócios de Curitiba oferece voluntariado executivo para ONGs

CURITIBA, 20/04/2018 – Saber como aplicar a liderança em qualquer instituição ou organização é uma tarefa que vem demandando cada vez mais a criatividade dos responsáveis por essa tarefa. Estabelecer boas relações aliando valores pessoais e coorporativos, que devem ser aplicados no cotidiano, é um desafio diário. De acordo com o professor de Desenvolvimento Humano e Gerencial do ISAE – Escola de Negócios, Edmarson Bacelar Mota, estamos vivendo em um ambiente cada vez mais complexo e volátil, com muita incerteza e imprevisibilidade que nos obriga a antecipar novas oportunidades ou, no mínimo, reagir em busca de maior produtividade naquilo que já fazemos.

Por esse motivo, é necessário pensar em uma liderança transformadora, que tem como baseo carisma, a estimulação intelectual e a consideração individualizada. “Os modelos de recompensa e punição tradicionalmente usados continuam funcionando, mas apenas em um leque cada vez mais estreito de situações”, explica o especialista. De acordo com Edmarson, o líder transformacional costuma ver à frente de seu tempo e, talvez justamente por isso, se preocupa com a sustentabilidade tanto da equipe, quanto das tarefas. “Ela(e) muda valores, faz revoluções e também se preocupa com os resultados, embora não só com os de curto prazo”, comenta.

De acordo com Gustavo Loiola, responsável pelas áreas de Sustentabilidade e Relações Internacionais do ISAE - Escola de Negócios, a formação de executivos é uma das formas de gerar transformação, pois o processo de construção de líderes e gestores com uma visão global e cientes do seu papel na sociedade faz com que tenham novas visões de mundo e interajam de maneira diferente com a realidade a que estão inseridos.

“A prática educacional é baseada na ideia de que o aprendizado ocorre através das experiências com a participação ativa dos estudantes e oportunidades de “mão na massa” conectadas de alguma forma com a vida do indivíduo. Ao se tratarem de alunos adultos, a experiência e a clara conexão da teoria com a prática são elementos essenciais”, explica Gustavo.

Nessa linha de raciocínio, o ISAE – Escola de Negócios, em parceria com a GRPCOM e o Programa Impulso, oferece um programa de voluntariado executivo para diversas ONGs de Curitiba. As organizações cadastradas no projeto, vão até o ISAE para serem preparadas a receber uma consultoria executiva dos alunos da instituição, de forma voluntária. Essa ação faz parte do Uaná, um programa que visa promover o desenvolvimento sustentável por meio da participação e engajamento de alunos, ex-alunos, professores e colaboradores do ISAE.

Para Loiola, o voluntariado usado como uma estratégia educacional é uma abordagem que traz diversos benefícios. Além de proporcionarem um aprimoramento aos alunos participantes, que colaboram ativamente para a sociedade, seja no âmbito social, no terceiro setor, como para pequenas e médias empresas da base da pirâmide, torna os alunos mais sensíveis à realidade dos países onde estão inseridos. “Essa experiência proporciona a oportunidade de formação de líderes executivos globalmente responsáveis e que irão gerar um impacto positivo e transformador nas empresas onde estiverem inseridos como profissionais, contribuindo para o atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, conclui.

Por meio do programa, os voluntários colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e durante sua carreira profissional, bem como auxiliam os gestores das organizações a desenvolver ainda mais suas questões corporativas. A premissa do Uaná é direcionar e auxiliar organizações que necessitam de apoio em gestão através da troca de conhecimentos e transferência do saber. Os serviços oferecidos pelo projeto incluem temas como Sustentabilidade, Gestão e Finanças, Coaching, Comunicação e Marketing, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de Projetos e Gestão e Desenvolvimento de Pessoas.

Mais informações pelo site http://www.isaebrasil.com.br/ ou pelo telefone (41) 3388-7800.





Voltar lista de eventos