Atenção

Fechar

agenda

Mostra Fotográfica Internacional: Mulheres Rurais em Ação

Data: De 11 a 14 de junho

Mostra Fotográfica Internacional: Mulheres Rurais em Ação

Antecedentes

No âmbito da XXVIII Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), sob a Presidência Pro Tempore do Paraguai, considerou-se justo e necessário homenagear as mulheres, tornando visíveis as capacidades e a liderança das mulheres rurais em toda a sua diversidade, através de imagens suas atividades diárias.

Para a REAF, as mulheres rurais são fundamentais para o desenvolvimento da Agricultura Familiar. Por essa razão, a atual Comissão de Equidade de Gênero no Meio Rural da REAF posicionou as mulheres rurais como área prioritária de trabalho, com o objetivo de promover o fortalecimento e o desenvolvimento de políticas de igualdade de gênero para a agricultura familiar, assegurando, desta forma, que a transversalização da perspectiva de gênero esteja em todos os temas e espaços de trabalho

Para o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, essa integração está refletida no desenho da política de igualdade de gênero e interculturalidade.

Esta Mostra Fotográfica conta com a colaboração do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no âmbito da Campanha Regional #MulheresRurais, Mulheres com Direitos.

A Mostra busca registros de imagens fotográficas de mulheres rurais em suas diferentes atividades cotidianas e papéis que desempenham em seu ambiente doméstico, em seu entorno e na sociedade. Imagens de Mulheres Rurais em Ação na Argentina, Brasil, Bolívia,

Chile, Uruguai, Equador e Paraguai poderão ser apreciadas de 11 a 14 de junho no Hotel Guaraní, durante a realização da XXXVIII REA.

Objetivos

Geral

Tornar visível a importância das mulheres rurais no desenvolvimento por meio de imagens relacionadas às suas atividades cotidianas.

Específicos

Sensibilizar os diferentes atores da sociedade sobre a importância das mulheres na agricultura familiar, através da visibilização de suas experiências bem-sucedidas e da divulgação de suas conquistas.

Representar graficamente os diferentes papéis da mulher no âmbito rural.

Compartilhar imagens dos países do MERCOSUL Ampliado relacionadas à Mulher Rural.

Dados organizacionais

Data da exposição: de 11 a 14 de junho de 2018, durante a realização da XXVIII REAF MERCOSUL, sob a Presidência Pro Tempore do Paraguai.

  • : Hotel Guarani, Assunção, Paraguai.
    • : Imagens selecionadas e encaminhadas pelas Seções Nacionais da REAF da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Uruguai, Equador e Paraguai
    • Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai, por meio de sua Diretoria de Gênero e Juventude Rural.

Secretaria Técnica da REAF MERCOSUL.

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA)

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)

Programas e projetos rurais locais.

Organismos de serviços rurais dos países participantes da REAF MERCOSUL.

Metodologia

Em que consiste?

A Mostra Fotográfica Internacional: Mulheres Rurais em Ação será constituída de uma exposição fotográfica sobre as Mulheres Rurais em suas diferentes tarefas cotidianas.

A exposição terá lugar no hall do Centro de Convenção do Hotel Guarani, durante a realização da XXVIII REAF.

As fotografias podem estar relacionadas aos seguintes tópicos:

• Mulheres e artesanato

• mulheres indígenas

• mulheres organizadas

• Mulheres em processos de formação e capacitação

• Mulheres em sistemas de produção

• Mulheres em sistemas de comercialização

• Mulheres em espaços de decisão e de poder.

Cada país poderá apresentar até quatro fotografias vinculadas aos referidos temas.

Prazos para a seleção das fotografias por país

ATIVIDADES

PRAZOS

Lançamento da convocatória e envio da informação às Seções Nacionais da REAF.

07 de maio de 2018

Difusão da convocatória pelas Seções Nacionais da REAF recebimento das fotografias.

07 a 25 de maio de 2018

Prazo para a seleção de experiências bem-sucedidas pelas Seções Nacionais da REAF, de acordo com os critérios estabelecidos.

30 de maio de 2018

Envio das fotografias via Google drive aos organizadores (link a ser confirmado).

01 de junho de 2018

Características das obras fotográficas

  1. Os trabalhos devem ser apresentados em formato digital, horizontal, e enviados para o Google Drive em um link a ser confirmado proximamente.
  2. O formato do arquivo deve ser JPEG e a resolução mínima deve ser de 4200 x 2800 (12 megapixels).
  3. Cada país poderá enviar, no máximo, quatro fotografias.

  1. Todas as fotografias apresentadas devem ser inéditas e responder ao tema central desta exposição fotográfica. Trabalhos que já foram apresentados em outras amostras, concursos ou publicados em mídia gráfica não serão aceitos. Também não serão aceitos trabalhos que apresentem legendas de qualquer tipo, tais como título, nome do autor ou marcas que possam ser interpretadas como publicidade.
  2. Não serão aceitas fotografias com clonagem, montagens fotográficas, cortes de mais de 25% ou qualquer alteração que modifique a fotografia como foi feita originalmente. N/]ao serão consideradas manipulações as configurações da máscara de foco, saturação, níveis e outros ajustes necessários em todo o desenvolvimento digital não serão consideradas como manipulações.
  3. Cada autor concede integralmente aos organizadores o direito de expor publicamente o material de sua autoria apresentado para a ocasião.
  4. Juntamente com a fotografia, deve ser anexada a Declaração (anexa a este regulamento), devidamente assinada, de autoria e cessão de direitos. Não serão aceitos trabalhos desacompanhados da Declaração.
  5. A data final para envio das fotografias às Seções Nacionais é o dia 25 de maio de 2018.

As fotografias devem conter ainda:

  • Título da obra (máximo de 50 caracteres)
  • Nome completo do/a autor/a
  • E-mail do/a autor/a,
  • Lugar e data em que a fotografia foi realizada (não é obrigatório), assim como qualquer outro detalhe que o/a autor/a deseje informar brevemente.

  1. Todas as obras apresentadas passarão a ser propriedade exclusiva da Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF), que poderá utiliza-las de acordo com seus interesses.

Pessoas de contato

Ministério de Agricultura e Pecuária (MAG-Paraguai):
- Carolin Leguizamón – e-mail: carolin_leguiz@hotmail.com

Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA):
- Orlando Giménez – e-mail: orlando.giménez@iica.int

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD-Brasil):
- Geise Mascarenhas – e-mail: reafbr@gmail.com





Voltar lista de eventos