Atenção

Fechar

Educação

Formar leitores e mudar suas histórias

Por Ivna Maluly, Especial para Plurale

Um clube de assinantes com sede no Rio de Janeiro vem levando livros gratuitamente para crianças de baixa renda e transformando suas histórias de vida. O projeto chamado Leitor Solidário (www. leitorsolidario.com) é destinado a bebês de zero ano até adolescentes de 18 anos e já beneficiou, em seu primeiro ano de vida, 50 crianças da escola Dom Cipriano Chagas, em Botafogo. Cada uma recebeu 10 livros autografados pelo autor durante o ano letivo.

Criado no ano passado pelas pedagogas Nicole Cezar de Andrade e Fernanda Marsico, o clubinho tem o objetivo, segundo as organizadoras, de beneficiar todas as 200 crianças da instituição. “Mas o projeto pretende crescer, e, à medida que fique maior, que arrecademos mais fundos, levaremos livros para todo o Brasil”, enfatiza Nicole.

O assinante que abraça a causa assinando o clubinho (44,90 por mês), recebe em casa, nos meses ímpares, um livro autografado para ele e⁄ou alguém de sua escolha e, nos meses pares, recebe por e-mail um livro digital contando a história das crianças conhecendo pessoalmente um autor que autografa seus livros e troca ideias com eles.

“Queremos garantir às crianças do Brasil o acesso aos livros e o direito de ouvir boas histórias, possibilitando que desfrutem do prazer da leitura, que tenham uma visão crítica e que aprendam a ler o mundo através de suas próprias interpretações”, afirma Nicole Cezar de Andrade.

O Leitor Solitário faz parte de um projeto ainda maior das pedagogas, o Sexta Arte, que realiza uma consultoria semanal com professores, coordenadores e contadores de histórias (voluntários).

“Nessas reuniões, discute-se a importância da leitura e do contato das crianças com os livros e os autores. Planejamos também práticas eficazes de incentivo à leitura para serem realizadas por essas profissionais ao longo da semana”, explica Fernanda Marsico.

Outro tipo de serviço prestado pela Sexta Arte é a melhoria das salas de leitura onde toda semana a criança tem a oportunidade de pegar emprestado livros e fazer atividades práticas de incentivo à leitura.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório

Verificação - digite os caracteres da imagem no campo abaixo *



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!