Atenção

Fechar

Destaques

PLURALE EM REVISTA, Ed 56 - Expedição à Serra do Tombador (GO), Cabo da Roca (Portugal), Guimarães Rosa, José Carreras, terapia dos sons e muito mais

Por Sônia Araripe, Editora de Plurale

Foto da Serra do Tombador/ De Natacha Sobanski, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Se tem algo que deixe um pesquisador da biodiversidade animado é “ir a campo”, como costumam dizer. Com um Brasil tão vasto, há opções incríveis para exercitar esta paixão. Pesquisadores da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foram à Serra do Tombador, em Goiás, para mapear e estudar melhor a biodiversidade do Cerrado. Colheram muitas informações e produziram um diário de bordo, com lindas fotos aqui compartilhadas com os leitores de Plurale.

Em Minas, o repórter Hélio Rocha – como nós, um apaixonado pela obra de Guimarães Rosa – aproveitou a efeméride dos 60 anos da morte do incrível escritor para nos desvendar por onde andam buritis e veredas tão suavemente apresentados nos livros dele. Uma matéria sensível e impactante. Também de Minas, mas da região do chamado “Circuito das águas”, a jornalista e advogada Maria Augusta de Carvalho denuncia confusão na exploração de águas minerais.

No Rio, o jovem Rafael Duarte fotografou e filmou toda a Trilha Transcarioca, que serpenteia as montanhas em meio ao caos urbano do Rio de Janeiro. Outro amante das imagens, o baiano Tom Correia , fotógrafo, jornalista e escritor, agora em território ultramar: clicando pessoas e cidades em Portugal, apresenta o famoso Cabo da Roca, que inspirou outro escritor célebre, Luís de Camões a escrever o verso onde a terra se acaba e o mar começa. As falésias, o vento sobre a vegetação, o farol e o silêncio das pessoas vislumbrando o Atlântico que indica o caminho para as Américas formam um conjunto de rara composição.

Estivemos ainda no Rio conhecendo a incrível experiência do Banco Rio de Alimentos, programa do Sistema Fecomércio RJ. São dezesseis anos de combate à fome e ao desperdício de alimentos, com inovação social e receitas saborosas.

Artigos inéditos de temas atuais – como a questão da Operação Carne Fraca, o “compliance”, a inserção de empresas no cenário global e a Teoria do U também compõe esta edição. Esperamos que apreciem.

Nossa colaboradora Raquel Ribeiro, de Florianópolis, sempre engajada em boas causas, acaba de lançar livro infantil sobre o ciclo da água e conversa com Jean Pierre Verdaguer sobre a obra. Não é só. Trazemos também matéria emocionante de Maurette Brandt sobre o engajamento do super tenor José Carreras , através da Fundação que leva seu nome, engajada na causa da leucemia e o trabalho de especialistas do banco de medula óssea, o Redome (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea). No Rio, a Mestra em Ciência da Saúde e jornalista, Lou Fernandes Prem Indira , apresenta a terapia pelos sons de taças terapêuticas, em método lançado pelo engenheiro físico e pedagogo alemão Peter Hess. De acordo com o pensamento oriental, o homem foi criado pelo som, ou seja, ele é som e, portanto, emite uma vibração. Ela testou a experiência e nos conta o que sentiu. Sem falar nas colunas de turismo sustentável, de Isabella Araripe, do cinema verde, por Isabel Capaverde e muito mais. Boa leitura!





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório

Verificação - digite os caracteres da imagem no campo abaixo *



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!