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Pelo Brasil

Sistema Fecomércio RJ marca presença na 3ª edição do Veste Rio levando soluções de Sustentabilidade e Economia Criativa para fortalecer o setor moda do estado do Rio de Janeiro

Selo de Excelência em Moda está entre as novidades da instituição para o evento, que este ano acontece no Píer Mauá, nos dias 26 a 30 de abril. As atrações incluem palestras sobre empreendedorismo e inovação, oficinas de Upcycling e Wearables e, degustações de receitas do Banco Rio de Alimentos

O Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ e do Senac RJ, apresenta a 3ª edição do Veste Rio: A Moda Aqui é Fazer Negócio, que acontece entre os dias 26 e 30 de abril, em novo endereço: armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá. O evento, idealizado para gerar negócios e fomentar o segmento da moda no Rio unindo a expertise da Vogue e do Caderno Ela, do Globo, pretende repetir o grande sucesso das edições anteriores e atrair mais uma vez importantes nomes desse mercado. Este ano, o Sistema pretende fortalecer o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado, unindo Economia Criativa e Sustentabilidade na Moda com palestras voltadas para oempreendedorismo, economia circular e novos formatos produtivos do setor de moda, além de oficinas de upcycling e werables. Também serão lançados selo de Excelência em Moda e o guia turístico e gastronômico “Entre a praia e a montanha”. Informações completas estão disponíveis no portal http://vesterio.rio.

Mais que fomentar a economia criativa no estado do Rio de Janeiro, com a consolidação do Veste Rio o Sistema Fecomércio RJ alavanca o desenvolvimento de todo o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, promovendo negócios em todos os níveis e fortalecendo especialmente o setor de moda no estado por meio da inovação, da apresentação de talentos, valorização de marcas cariocas, discussões, oficinas e fóruns sobre sustentabilidade e negócios. Nesta nova edição do Veste Rio, as atrações para profissionais do setor e também para o consumidor final terão espaços mais amplos. O Espaço Sistema Fecomércio RJ de Moda oferecerá uma área de 200m² dedicados em cada um dos dois polos comerciais dos segmentos de joias e vestuário do estado do Rio de Janeiro. Ambos estarão presentes nas duas áreas do evento: Salão de Negócios e Outlet.

Mercado de Moda

O Rio de Janeiro é a vitrine brasileira. O estado tem uma vocação para a moda e conta com diversos polos produtivos em diferentes regiões – calçados e acessórios na Baixada Fluminense, lingerie na Região Serrana, moda praia na Região dos Lagos. É pelo estado fluminense que estrangeiros enxergam o país. Segundo levantamento da Fecomércio RJ*, em 2016, cerca de 2,8% do total de ICMS arrecadado no estado do Rio de Janeiro foi proveniente de atividades comerciais de bens têxteis, vestuário e calçados. Esse percentual corresponde a aproximadamente R$ 880 milhões recolhidos aos cofres do governo do estado a partir de atividades do comércio de moda.

Selo de Excelência em Moda

Uma novidade este ano é o lançamento do Molde, um selo de excelência em Moda, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RJ com objetivo de preparar e reconhecer os principais atores do setor, disseminando conteúdo e práticas de excelência em gestão, a fim de garantir a sustentabilidade do negócio. O selo será um programa de aceleração para jovens empreendedores, pequenas e medias empresas do ramo da Moda, baseado em 4 pilares: Gestão, Inovação, Responsabilidade Social e Serviços e Operações.

Conscientização e Social

De acordo com dados de 2014 da Abit, o Brasil produz por ano 9,8 bilhões de peças, das quais 5% são exportadas (490 milhões). Dos 9,1 bilhões de roupas destinadas ao consumo interno, 70% são vendidas no varejo em coleções projetadas, 23% são comercializadas em liquidações e os 7%, correspondente a 651,7 milhões de unidades, sobram em estoques e galpões de lojas e indústrias.

Para reaproveitar essas sobras e gerar valor a algo antes dispensável, já existe uma proposta sustentável, mundialmente conhecida comoUpcycling. Ao mesmo tempo em que reduz o descarte, a técnica amplia possibilidades de venda e maior lucratividade ao negócio de moda.

A fim de incentivar o consumidor a esse novo olhar sobre produtos reutilizados, no espaço do Outlet, além das opções de compras com preços especiais, o público poderá ter acesso a oficinas

de Upcycling e Wearables. A ideia é mostrar a redução no descarte de peças ou até mesmo o descarte zero, ampliando a percepção de consumo consciente.

Também para conscientizar o público sobre Responsabilidade Social, o Banco Rio de Alimentos, do Sesc RJ, marcará presença na área de alimentação do evento. O programa social, que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os a instituições sociais idôneas, irá oferecer em duas food bikes, nos Armazéns 2 e 3,degustações de bolo de repolho e Brownie de feijão preto, produzidos a partir do aproveitamento integral de alimentos.

Arte e Cultura

Como a criação de moda não deixa de ser uma expressão cultural, o Sesc RJ também promoverá algumas atrações ao longo do evento. Com a formação de trompete e contrabaixo acústico, os artistas Henrique Vaz e Marcos Luz Duo apresentarão releituras de clássicos da MPB, jazz, choro, blues, tango e até baião. Pedro Pamplona Trio, formado por Sax Soprano (Pedro Pamplona), Tuba (Osmário Estevan Junior) e bateria (Gabriel Ghunter) apresentará arranjos originais de um repertório de compositores latino-americanos, como Astor Piazzolla, Compay Segundo, Anacleto de Medeiros, além de jazz como Herbie Hancock e Moacir Santos. Já o Daniel Pimenta Trio, formado pelos músicos Daniel Pimenta, Mathias Mafort e Filipe Paninho com atuação em orquestras, fanfarras e grupos de câmera, também apresentarão músicas com repertório de jazz, samba, regional e arranjos de composições de MPB.

Na área externa, os visitantes poderão registrar imagens do evento em uma estrutura de metal de 3 metros que remete a um grande tear com cordas coloridas em nylon. A obra “Tecendo a Moda” também poderá ser apreciada no Outlet, em um cenário mais amplo, onde as cordas cruas serão distribuídas por teto e paredes a partir do tear, com projeções e sons.

Palestras

No evento, haverá ainda bate-papos com profissionais de moda no Auditório Sistema Fecomércio Rj | Senac dentro do Outlet, onde serão realizadas palestras sob a curadoria da Vogue/Ela e do Senac RJ. No local, personalidades como Rony Meisler, da Reserva, e Roberto Meirelles, fundador do Instituto Rio Moda, comentarão cases como O novo empresário de moda, entre outros temas relevantes. A programação completa para todos os dias pode ser acessada pelo site http://vesterio.rio.

Estudantes do Senac RJ nas áreas de moda e gastronomia irão atuar no evento em diversas frentes: troca de experiências com empresários de grandes marcas em visita exclusiva no Salão de Negócios e no lounge Veste Rio, em palestra sobre produção e fotografia de moda com importantes profissionais do mercado.

Alunos do Grupo de Pesquisa e Inovação de Gastronomia irão servir iguarias elaboradas a partir da transformação de texturas, técnica aplicada na gastronomia molecular.

Sistema Fecomércio RJ apresenta Novos Talentos

Como na 2ª edição, dia 26, haverá um desfile de 10 novas marcas selecionadas por equipes do ELA, Vogue e Senac RJ, e por um time que incluiu Costanza Pascolato, a jornalista Lilian Pacce, os estilistas Oskar Metsavaht e Lenny Niemeyer e o diretor-executivo da Best, Evilásio Miranda. São elas: Haight, Wymann, Augustana, Handred, The Paradise, Lucas Barros, Modem, Gau, Mocha e Luisa Farani.

Este ano, estudantes do curso Técnico em Produção de Moda Senac RJ foram desafiados a traduzir em um moodboard como seriam as coleções verão 2018 dessas marcas e os vencedores do desafio irão atuar como assistentes de produção de moda no backstage do desfile, apoiando o Stylist na organização geral e separação de looks, por exemplo. Essa é uma forma de aproximar os estudantes do mercado de trabalho e contribuir para a formação do setor.

Gastronomia especial Veste Rio, além dos armazéns

Outra novidade desta 3ª edição é que algumas atrações irão além do evento. Durante os dias do Veste Rio, Chefs Embaixadores do Senac RJirão oferecer pratos especiais em seus prestigiados restaurantes na região do Centro, próximos à zona portuária. O francês Frederic de Maeyer, à frente do Eça, terá “Le Merveilleux”, doce clássico revisitado com chocolate belga e speculoos - tipo de biscoito natalício tradicional na gastronomia belga e holandesa -, enquanto Teresa Corção apresentará em seu O Navegador um nhoque orgânico de produtores do Brejal, servido com pesto de ervas nativas e queijo meia cura da Serra do Salitre. Frederic Monnier inovará também naBrasserie Rosário com lula e polvo grelhado ao ratatouille e crocante de baru.

O Senac RJ irá oferecer um Guia turístico e gastronômico “Entre a praia e a montanha”, com dicas de lazer no Rio de Janeiro, que inclui restaurantes e museus, entre outras atrações culturais da cidade.

Segurança Presente

A Operação Segurança Presente, iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ -, reforçará a segurança no Centro do Rio durante os dias de evento.

*Fonte: Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ABVTEX (Associação Brasileira do varejo Têxtil) e da RAIS 2015/MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)

O Sistema Fecomércio RJ

O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.

O Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 71 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.

O Sesc RJ é o braço social do Sistema Fecomércio RJ. Tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BiblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc).

Vogue

Há 40 anos no mercado brasileiro, a revista de moda, beleza e lifestyle foi fundada nos Estados Unidos em 1892 como um folhetim destinado as mulheres da alta sociedade. Atualmente é considerada a revista mais influente do mundo com uma cartela composta por países como Itália, China, Alemanha, Coréia, Índia, Taiwan, Holanda, Tailândia e Ucrânia. A brasileira integra hoje o ranking das cinco mais relevantes e extrapola os domínios do papel para desbravar fronteiras e investir em novas plataformas, se fazendo presente em peso no universo online e se envolvendo constantemente em novos projetos, parcerias e eventos.

Caderno Ela

A cidade que cria moda a caminho do mar tinha mesmo que ter um guia de estilo próprio. Há 52 anos, o Caderno Ela, suplemento de lifestyle do jornal O Globo, apresenta o melhor de moda, beleza, decoração, gastronomia e comportamento - sempre com aquele charme cool que o Rio tem. Com circulação aos sábados, o Ela aposta na despretensão e no bom-humor - marcas registradas dos cariocas - para tratar de tendências de moda ao novo feminismo. Em 2011 foi criado o Ela Gourmet, suplemento que traz o melhor da gastronomia, sempre no primeiro sábado do mês. Todo este conteúdo, além de notícias sobre os famosos, dicas de viagem, editoriais e vídeos, está reunido nas plataformas digitais: oglobo.com.br/ela, @cadernoela, facebook.com/jornaloglobo

Serviço:

Veste Rio - http://vesterio.rio

Local: Armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá - Rio de Janeiro - RJ

Data: 26 a 30 de abril

Entrada gratuita

Horários

  • Salão de Negócios (somente para compradores e lojistas): quarta e quinta, das 10h às 20h e, sexta, das 10h às 18h.
  • Outlet (aberto ao público): quinta a sábado, das 11h às 21h, e domingo, até às 19h.
  • Auditório Sistema Fecomércio RJ | Senac (inscrições pelo site Veste Rio): quinta a domingo, das 10h às 18h





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