Atenção

Fechar

Destaques

PLURALE EM REVISTA, ED 56/ Terapia do som - uma escuta celular

Por Lou Fernandes Prem-Indira, Especial para Plurale/ Edição 56

Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFRJ

Foto de Divulgação

Imagine uma terapia onde a comunicação entre o som e as células aconteça de forma direta, reorganizando, equilibrando e harmonizando as frequências e ritmos naturais do corpo. E, ainda, proporcionando a revitalização celular, o restabelecimento da saúde e reorientando o fluxo da energia no corpo. Essa terapia existe e foi desenvolvida há mais de 30 anos na Alemanha, pelo engenheiro físico e pedagogo Peter Hess. Seu estudo começou após fazer uma viagem à Índia, nos anos sessenta, e observar o efeito que o som proporcionava no estado mental das pessoas. De acordo com o pensamento oriental, o homem foi criado pelo som, ou seja, ele é som e, portanto, emite uma vibração.

Deste dia em diante iniciou uma busca incansável de materiais apropriados na confecção das taças. Pesquisou todos os materiais de que eram confeccionadas as taças, em lugares como o Nepal, e sua utilização tanto nas meditações como nos rituais sagrados dos monges e até dos xamãs. Além desta pesquisa, o Engenheiro e também Pedagogo avaliou a vibração e o que ocasionava nas pessoas que as ouviam e como era o som sob o corpo. Após muitos estudos, Peter Hess conseguiu chegar a um tipo de material que permite a liga perfeita para que a taça seja realmente terapêutica.

Assim nasceu a Massagem de Som Peter Hess®. Para atingir o som perfeito, o Engenheiro treinou cada pessoa na sua confecção que passa por três controles de qualidade em relação ao som, ao ritmo, espessura e tamanho da borda. O conjunto é formado por três taças de tamanhos e funções diversas.

Participar de uma sessão leva a pessoa a um relaxamento profundo e regenerador. Elas são colocadas em cima e/ou ao lado do corpo vestido da pessoa e tocadas suavemente por uma baqueta de madeira com a ponta de feltro ou algodão. Os sons e as vibrações emitidas pelas taças terapêuticas criam um fluxo energético que percorre todo o corpo, dissolvendo bloqueios a nível físico, mental, emocional e energético. Peter Hess explica que, pelo fato de atuar a nível celular, onde as vibrações passam pela nossa pele, epiderme, músculos, cavidades, líquidos, chegando até os nossos ossos, ser uma massagem que consegue chegar onde nenhuma outra consegue. Mesmo se a mente da pessoa estiver viajando por outros lugares durante a sessão, isso não impede o relaxamento do corpo, esclarece a Terapeuta Regina Santos, certificada e formadora autorizada pelo Peter Hess Institut, na Alemanha.

Formada em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Licenciatura em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense, Regina conta que conheceu a Massagem de Som Método Peter Hess, em Portugal, num evento e ficou impressionada com os resultados. Confessa que foi amor à primeira vista. Desse dia em diante se dedicou ao método e, em 2010, conclui toda a formação pela Academia Peter Hess Portugal e ainda o Curso de Gongo pelo Método Elisabeth Dierlich (Graus I e II), Curso de Massagem de Som na Neurologia com Angelika Rieckmann, dentre outras terapias de som. Regina também é praticante de Reiki pelo Sistema Tradicional Usui, nos níveis I e II.

UMA MASSAGEM DE SOM EQUIVALE A UMA NOITE DE SONO REPARADOR

De acordo com Regina, todos os terapeutas credenciados pelo Instituto se empenham em realizar um constante trabalho científico para que o Método Peter Hess esteja em constante evolução e aperfeiçoamento, assim como o material desenvolvido juntamente com a Massagem de Som. Experimentos científicos demonstram que esse relaxamento a partir da vibração e dos sons harmoniosos e calmantes das taças terapêuticas resulta na regeneração, revitalização celular, restabelecimento da saúde, reorientando o fluxo da energia no corpo.

Já foi comprovado que uma sessão de Massagem de Som equivale a uma noite de sono reparador. Isso ocorre porque a técnica proporciona uma experiência vibro-tátil, que permanece de forma atenuada por cerca de três a sete dias (ou mais) no corpo, e auditiva através dos sons suaves e hipnóticos das taças – esses elementos proporcionam rapidamente uma sensação de relaxamento e bem-estar, enquanto isso, as ondas sonoras propagadas que se espalham pelo corpo, resultam no reestabelecimento de ressonâncias saudáveis que nos equilibram e harmonizam, naturalmente presentes no estado saudável.

O CORPO SEMPRE VAI EM BUSCA DO EQUILÍBRIO

Durante a massagem de som, tanto o cliente como o praticante entram em ressonância com a vibração e isso faz com que se tornem um conjunto harmônico. A Terapeuta Regina explica que o corpo sempre vai em busca do que é mais saudável.

Existe uma orientação, como um chip nas células que busca o equilíbrio mesmo em situações de alto estresse. Por tanto, a vibração saudável (mais forte) se sobrepõe à vibração de doença (mais fraca), e é nesse sentido que as vibrações sonoras das taças de som terapêuticas atuam no corpo.

Conforme explica Regina, que já formou vários terapeutas no Brasil, a Terapia do Som busca fortalecer as células saudáveis para que estas entrem em ressonância com a memória saudável que todas as células afetadas têm guardadas em seu núcleo, no caso da pessoa não ter nenhuma doença congênita. Quando isso acontece, a memória originalmente saudável de cada uma dessas células é ativada e vem à tona, se sobrepondo à parte afetada, lembrando à essas células que estão em desarmonia e desequilíbrio como é uma vibração saudável, contribuindo assim no processo de auto cura, recuperando o equilíbrio e a harmonia interior.

Utilizada em várias clínicas e hospitais na Europa, a técnica é aplicada com êxito na complementação de tratamentos de várias áreas médicas, fisioterapia, psicoterapia, musicoterapia, dependentes químicos em recuperação, psiquiatria, pessoas com necessidades especiais e, extensiva à pedagogia, à área organizacional, e até veterinária. Também pode ser conjugada a outras terapias como Reiki, Acupuntura, Terapia Floral, Aromaterapia, Cristalterapia, Shiatsu, potencializando os seus efeitos.

AS ÁREAS DE APLICAÇÃO

A Massagem com Som é indicada para problemas circulatórios, digestivos, cardíacos, dores articulares, na recuperação dos acidentes cardio- vasculares, AVC (inclusive na recuperação dos movimentos), Parkinson, Alzheimer, e outros problemas de saúde. Além de ser um excelente método no relaxamento, pânico e facilita na resolução de conflitos e situações de estresse.

É perceptível os efeitos positivos na aparência da pele, na expressão facial e no olhar, como pode ser comprovada nas fotos antes e depois da massagem. A terapeuta Regina diz que além de atuar na recuperação de movimentos, na obstetrícia, nas terapias da fala, enfermarias, Unidades de Tratamento Intensivo, casas de repouso, no trabalho com idosos e pessoas com necessidades especiais, junto a pessoas em situação terminal.

Informações para saber da Agenda de Cursos

www.academiapeterhess.com.br

Telefones: (21) 2275 7549 e 97548-9060 – WhatsApp (Regina Santos)





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório

Verificação - digite os caracteres da imagem no campo abaixo *



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!