Atenção

Fechar

Cinema verde

PLURALE EM REVISTA, ED 60 - Coluna Cinema Verde

Por Isabel Capaverde, de Plurale

Defendendo o veganismo

A mudança de postura em relação ao tratamento dos animais passa pela alimentação e propagação do veganismo. É o caso do documentário “What The Health” (disponível na plataforma Netflix) do diretor Kip Anderson, que já causou polêmica em seu filme anterior que tratava sobre colesterol. O filme traz uma série de informações sobre alimentação, especialmente sobre o consumo de carnes, laticínios e ovos. Foi realizado através de financiamento coletivo e traz posições defendidas por médicos e pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

Menos crítico e mais lúdico

Tratando a questão de forma mais lúdica outra produção americana, “The Last Pig”, documentário finalizado em fevereiro de 2017, mostra através de uma jornada pessoal, a igualdade, o valor da compaixão e a santidade da vida. A narrativa nos leva ao último ano de criação de porcos de um fazendeiro, a luta para reinventar a vida e os fantasmas que o perseguirão para sempre. São reflexões íntimas de alguém passando pelo conflito de viver vendendo a morte. O documentário é dirigido e produzido por Alison Argo, conhecida por filmes carregados de emoção e reflexão. No site do filme é possível conhecer alguns fatos pouco divulgados sobre a vida dos porcos (http://www.thelastpig.com). Vale conferir.

Portugal convida especialistas brasileiros para simpósio

O IV Sim­pó­sio Inter­na­ci­o­nal Fusões no Cinema acontece em novem­bro, em São João da Madeira, Portugal. Esta 4.ª edi­ção do Sim­pó­sio será co-orga­­ni­­zada pelos Cami­nhos Film Fes­ti­val e pela Uni­dade de Desen­vol­vi­mento dos Cen­tros Locais de Apren­di­za­gem (UMCLA) da Uni­ver­si­dade Aberta. Professores foram convidados a participar gra­tui­ta­mente do Sim­pó­sio, que contará com con­fe­rên­cias virtuais de espe­ci­a­lis­tas inter­na­ci­o­nais do México e do Brasil.

Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais

Os animais têm cada dia mais espaço na cinema, com direito a uma mostra internacional organizada pela Cinemateca do MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro com entrada gratuita no mês de novembro. Serão dez produções inéditas nos cinemas brasileiros, entre curtas, médias e longas metragens, alguns traduzidos em português pela própria organização da Mostra e três curtas brasileiros premiados em edições passadas. Os temas vão da caça, a convivência de cães nas comunidades, vida e morte de peixes, o abandono e comércio de animais, a indústria de produtos alimentícios entre outros. O objeto é desenvolver na sociedade uma nova visão em relação à postura dos seres humanos diante dos animais e da vida no planeta.

Quarta edição da Mostra de Cinema de Gostoso

A 4ª Mostra de Cinema de Gostoso acontece na cidade de São Miguel do Gostoso – considerada uma das mais lindas praias do litoral do Rio Grande do Norte - com uma tela de cinema (12 m de comprimento) montada ao ar livre, na Praia do Maceió em novembro. O projeto oferece uma série de cursos de formação técnica e audiovisual para 53 jovens de São Miguel do Gostoso e distritos arredores. Ao longo de cinco anos o grupo de jovens já realizou 33 oficinas, produziu dez curtas-metragens e três edições da Mostra de Cinema de Gostoso, evento dirigido por Eugenio Puppo e Matheus Sundfeld. Durante a Mostra a população tem a oportunidades de assistir os mais recentes lançamentos do cinema nacional.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório

Verificação - digite os caracteres da imagem no campo abaixo *



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!