Atenção

Fechar

Pelo Brasil

Ator Érico Brás toma posse no Conselho do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil

Conhecido por suas atuações no Zorra e como o Jurandir de Tapas e Beijos, ator inaugura nova fase de vida e de carreira.

Cargo coroa intenso trabalho social pela valorização da cultura e da arte negra.

No dia 31 de janeiro, em São Paulo, o ator Érico Brás toma posse no Conselho do Fundo de População das Nações Unidas. Em evento fechado ao público, Érico e outras 13 especialistas em política pública, academia, sociedade civil e setor privado assumem o primeiro time de conselheiros da agência da ONU líder em temas de demografia, juventude e saúde sexual e reprodutiva. O cargo premia o intenso trabalho social a que Érico se dedica paralelamente à carreira de ator. Ao longo dos últimos cinco anos, ele esteve à frente de diversas campanhas e ações contra o racismo, a intolerância religiosa, o assédio sexual às mulheres, entre outros.

Junto com o time do programa Zorra, na TV Globo, Érico Brás é considerado um dos melhores atores de comédia do país. Multitalentoso, também é reconhecido por seu trabalho dramático em cinema, em produções no Brasil e no exterior. Ele acaba de voltar de Nova York onde foi indicado ao Emmy por sua atuação em uma microssérie francesa, produzida para a plataforma Studio Plus (no Brasil, disponível aos clientes Vivo). No primeiro semestre do ano que vem, ele chega às telonas brasileiras numa continuação de Ó pai ó, filme estrelado por ele, Wagner Moura, Lázaro Ramos, entre outros, em 2007. Em teatro, no dia 2 de março, ele estreia em São Paulo o Musical Popular Brasileiro, mostrando seu talento vocal ao lado de grande elenco, com direção de Jarbas Homem de Mello.

Entre os trabalhos sociais que renderam o cargo na Organização das Nações Unidas (ONU), está a participação na campanha mundial Eles por Elas (He For She), de combate ao machismo, defesa dos direitos femininos, luta pelo fim da violência contra as mulheres. Lançado pela ONU Mulheres em 2014, o movimento tem o apoio de atores de renome internacional como Emma Watson. Érico é um dos representantes no Brasil, ao lado de Mateus Solano, Marcelo D2, Bruno Gagliasso e Ancelmo Vasconcelos. Outro movimento do qual participa é o Vidas Negras, que combate homicídios da população negra no Brasil. Eleita pela ONU uma das mais eficazes do ano de 2017, a campanha tem Érico junto com Taís Araújo, Elisa Lucinda e o grupo Dream Team do Passinho, e sua esposa, a atriz, escritora e roteirista Kênia Maria, defensora dos Direitos das Mulheres Negras na ONU, cargo que ela ocupa desde 2013.

Entre os projetos pessoais e familiares engajados de Érico, destaca-se a websérie “Tá Bom pra você?”, no ar desde 2013, no YouTube. A série de programas curtos e bem humorados, criada por sua esposa Kênia Maria e a filha Gabriela, aborda temas como sexismo, homofobia, direitos humanos, ausência do negro na publicidade e na indústria audiovisual. O canal já atingiu mais de 230 mil visualizações e toda a família atua junto. Também com a esposa, Érico lançou o livro infantil “Lindas Águas - O Mundo da Menina”, em 2016. Com foco político-educativo, o livro divulga o mundo mágico da mitologia africana, sendo um dos mais vendidos da editora Uirapuru.

Outro fruto do trabalho social do ator foi a gravação do primeiro comercial na TV brasileira estrelado por uma família de classe média inteiramente negra. O filme de Natal das Óticas do Povo foi interpretado por ele, a mulher e os dois filhos, Gabriela (musa da Unidos da Tijuca) e Mateus.“O comercial foi uma conquista que coroou todo o esforço que viemos fazendo para que os negros ocupem uma posição cada vez mais digna na televisão brasileira”, diz ele. Entre os projetos para o futuro, está o lançamento de outro livro, no qual pretende tratar de questões sociais com as quais está envolvido.

A curtíssimo prazo, os planos para o Carnaval: Érico desfilará em três escolas diferentes. Na Unidos da Tijuca, com enredo do Miguel Falabella, sairá com Kênia e a filha. Na Mangueira, desfilará com a mulher. Na Viradouro, estará na segunda alegoria, que lembrará a importância de Santos Dumont, o Pai da Aviação. A Viradouro será a terceira a desfilar na Marquês de Sapucaí, no sábado de Carnaval, com o enredo “Vira a cabeça pira o coração. Loucos gênios da criação”, do carnavalesco Edson Pereira.

SOBRE O UNFPA

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é a agência de desenvolvimento internacional da ONU que trata de questões populacionais, sendo responsável por ampliar as possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável. O UNFPA trabalha para acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar voluntário e a maternidade segura; e busca a efetivação dos direitos e oportunidades para as pessoas jovens. O UNFPA promove o direito de cada mulher, homem, jovem e criança a viver uma vida saudável, com igualdade de oportunidades para todos; apoia os países na utilização de dados sócio demográficos para a formulação de políticas e programas de redução da pobreza; contribui para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos sejam seguros, todos os jovens fiquem livres do HIV/Aids e todas as meninas e mulheres sejam tratadas com dignidade e respeito. O UNFPA está presente em mais de 150 países, melhorando a vida das pessoas como catalizador de ações e defensor de seus temas. Desde 1973, o UNFPA tem atuado no Brasil, colaborando com o governo e diversas organizações da sociedade civil, incluindo a academia e os movimentos sociais, na formulação e monitoramento de políticas e programas sobre população e desenvolvimento. O principal objetivo do Conselho Consultivo é constituir um espaço plural, de incentivo e apoio à identificação, articulação e proposição de estratégias, parcerias e soluções inovadoras para o Fundo de População da ONU. Ele é composto por que, voluntariamente, aceitaram contribuir com o mandato da agência no Brasil.

SOBRE ÉRICO BRÁS

Nascido em Salvador, o ator Érico Brás iniciou aos oito anos de idade sua relação com o teatro, estreitada quando passou a integrar o Bando de Teatro Olodum, na Bahia, onde permaneceu por 11 anos. Com oportunidade de ampliar sua visão dentro da profissão e usufruir toda riqueza que o intercâmbio cultural oferece, viajou a Portugal em 2003 a convite da Escola da Noite, localizada em Coimbra, para estudar teatro por um ano. De volta ao Brasil, engrenou alguns trabalhos em Salvador e em 2010 se mudou para o Rio de Janeiro, para integrar o elenco do espetáculo Orfeu da Conceição, com direção de Aderbal Freire Filho. Com extensa atuação no teatro, contando com mais de 15 montagens sendo três destas em Portugal, em 2011 foi convidado por Maurício Farias para integrar o elenco fixo da série de sucesso Tapas e Beijos, por cinco anos, como o carismático personagem Jurandir. Como forma de dar fôlego à reflexão acerca da diversidade, fundou junto com sua esposa e também atriz Kenia Maria o canal no Youtube da web série: "Tá Bom pra você?", que trata da questão racial com humor inteligente, graça e leveza e já ultrapassou 210 mil visualizações. No cinema Érico atuou nos filmes Ó pai ó, Quincas Berro D`água, O Concurso, O Rastro, entre outros, e atualmente está gravando o Zorra, que volta às telas em abril.

Foto de Daniel Chiacos - Divulgação





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!