Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Ecometano inaugura planta de biogás

Usina será a maior do país a converter gás oriundo de aterro sanitário em GNR especificado pelos parâmetros da ANP

De Fortaleza (CE)

A Ecometano inaugura na próxima segunda-feira (16) a maior a maior usina do país de gás natural renovável (GNR) especificado a partir de biogás de resíduos urbanos. A usina vai funcionar no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (CE), que recebe diariamente cerca de 3 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares da Região Metropolitana de Fortaleza (CE).

Um dos grandes diferenciais do projeto é que o biogás é convertido em biometano, GNR especificado segundo os parâmetros da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) – tecnologia na qual a Ecometano é pioneira. Com isso, ele pode ser injetado nas redes locais de concessionárias de gás canalizado.

A planta conta com 230 poços de captação de biogás e terá capacidade inicial aproximada para produzir 80 mil m3 de biometano, mas a ideia é expandir esse volume para até 150 mil m3 diários – o suficiente para abastecer com gás natural veicular (GNV) mais de 10 mil automóveis por dia.

Além da geração de biometano, a usina vai evitar o lançamento para a atmosfera do metano, gás causador do efeito estufa presente no biogás, e do CO2 do biogás, o que ocorre normalmente nos aterros sanitários que não realizam projetos como este.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!