Atenção

Fechar

Artigos e Estudos

Papagaios, aves-símbolo do Brasil, ganham semana de destaque no calendário nacional

O Diário Oficial da União (DOU) publicou na última semana, na portaria da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, o reconhecimento da terceira semana do mês de abril como a “Semana de Estudos para a Proteção dos Papagaios e demais Psitacídeos Brasileiros”. A ideia é promover eventos públicos que alertem para a necessidade de preservar a espécie.

Neste ano, o período de comemoração do calendário cai entre 15 e 21 de abril, e precede dois eventos importantes relacionados a espécies de papagaios da região Sul do Brasil: a inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) federal Papagaios-de-altitude, em Urupema (SC), no dia 14 de abril; e os Festivais do Papagaio-charão e do Papagaio-de-peito-roxo, nos dias 21 e 22 de abril, também em Urupema (SC). Além dessas datas, no dia 28 de abril é comemorado o Dia do Observador de Aves no Brasil.

“Os papagaios são considerados símbolos das espécies de aves do Brasil e, ao mesmo tempo, são vulneráveis e em perigo de extinção, principalmente devido a efeitos que levam à perda de seu hábitat e pelo comércio ilegal. A presença de projetos apoiados sobre papagaios nos editais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, por exemplo, coloca a instituição como um dos principais promotores de estudos para proteção dos papagaios no Brasil e que tem importante papel na conservação dos nossos ecossistemas”, avalia o coordenador de Ciência e Conservação da Fundação Grupo Boticário, Emerson Oliveira.

No final do ano passado foi lançado também o Programa Papagaios do Brasil, que tem como objetivo evitar a retirada de papagaios da natureza, por meio do combate ao tráfico de aves, e promover outras ações para sua conservação na natureza. A iniciativa tem apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e abrange seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), papagaio-charão (Amazona pretrei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farinosa) que habitam diferentes biomas do país.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!