Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

ENEL e Innocentive unem forças por meio da inovação aberta no caminho para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

Os dois players identificarão 50 desafios tecnológicos para serem solucionados por meio da rede de mais de380 mil solucionadores de problemas da InnoCentive, com o objetivo final de impulsionar o alcance dos SDGs da Enel

São Francisco, 15 de Maio de 2018 – Ernesto Ciorra, Diretor de Inovação e Sustentabilidade (Innovability) da Enel, e Craig Jones, Presidente Executivo da InnoCentive, empresa líder em inovação aberta e crowdsourcing, assinaram um acordo que tem como principal objetivo apoiar a realização das metas da Enel para atingir quatro dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: educação de qualidade (objetivo 4), energia limpa e acessível (objetivo 7), trabalho digno e crescimento econômico (objetivo 8) e ação climática (objetivo 13).

Com o acordo, InnoCentive e Enel identificarão 50 desafios ligados à tecnologia que podem ajudar o Grupo agerar eficiência operacional e crescimento industrial, bem como criar valor compartilhado para a Enel e seusstakeholders, com o objetivo final de apoiar a Enel na realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Uma vez identificados os desafios, a InnoCentive, alinhada com sua metodologia de “Inovação conduzida pelo desafio”, lançará um apelo à sua rede de mais de 380 mil solucionadores de problemas do mundo corporativo, de pesquisa, acadêmico e de startups para propor soluções para esses desafios.

Por meio dessa parceria, estamos reafirmando nossa prática de adotar a 'inovabilidade', unindo inovação e sustentabilidade, para enfrentar os desafios tecnológicos cujas soluções devem criar valor para a Enel ao mesmo tempo em que abordam algumas das principais questões mundiais, refletidas nos quatro ODSs com os quais estamos comprometidos. Esse é mais um exemplo da relação intrínseca entre inovação, sustentabilidade e criação de valor para nós e nossos stakeholders. Nós não podemos criar valor para nós mesmos se não criarmos condições econômicas e sociais sólidas para nossos stakeholders, mas se queremos criar esse valor compartilhado, precisamos inovar, e não podemos inovar se não estivermos abertos à contribuição do mundo ao nosso redor. Este é o círculo virtuoso na base da abordagem da Enel e perfeitamente incorporado na parceria com a InnoCentive”, diz Ernesto Ciorra, Diretor de Inovação da Enel.

O acordo, que está previsto para durar até 2021, foi assinado durante a nona edição do #EnelFocusOn em São Francisco, um evento de transmissão ao vivo intitulado “Inovação Aberta por um mundo melhor”, com a participação de influenciadores internacionais. Os desafios serão colocados em ambos os lados, tanto no InnoCentive quanto no portal de crowdsourcing Open Innovability, da Enel (www.OpenInnovability.enel.com), onde todas as soluções serão coletadas. A Enel premiará as melhores soluções para cada desafio com prêmios que variam de recompensas monetárias a parcerias, seguindo uma avaliação criteriosa de especialistas.

Estamos orgulhosos por esta parceria com a Enel, uma empresa que coloca a inovação e a sustentabilidade no centro de seus negócios e elogiamos seu compromisso para alcançar quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A organização é um parceiro perfeito para a InnoCentive e as questões que buscam abordar são ideais para nossa metodologia de Incentivo Impulsionado por Desafios”, declarou Craig Jones, Presidente Executivo da InnoCentive. “Os Desafios que projetaremos com a Enel estão alinhados com sua abordagem estratégica e criam oportunidades inspiradoras e recompensadoras para nossa rede de Solucionadores. Estamos honrados que a Enel tenha escolhido fazer a parceria com a InnoCentive para suas iniciativas de inovação aberta e esperamos desenvolver soluções com eles nos próximos anos. ”

Em 2017, o Grupo Enel fez progressos significativos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com os quais está comprometido, ou seja, 600.000 beneficiários sob o objetivo 4; 1,7 milhão de beneficiários sob o objetivo 7 na África, Ásia e América Latina; 1,5 milhões de beneficiários no âmbito do objetivo 8 e emissões de CO2 iguais a 400 g / kWh no âmbito do objetivo 13. A Enel comprometeu-se a atingir, até 2020, 800.000 beneficiários no objetivo 4; 3 milhões de beneficiários, principalmente na África, Ásia e América Latina, no âmbito do objetivo 7; 3 milhões de beneficiários sob o objetivo 8 e emissões de CO2 inferiores a 350gCO2 / kWheq sob o objetivo 13.

A parceria com a InnoCentive é um excelente exemplo do modelo “Open Innovability” da Enel, que conta com a contribuição de fontes externas qualificadas, desde startups até os universos corporativo, acadêmico e de pesquisa, para alcançar inovações sustentáveis com o objetivo final de criar valor econômico e social tangível e compartilhado para a Enel e seus stakeholders. O Grupo Enel tem feito parceria com a InnoCentive na resolução de vários desafios tecnológicos desde 2015.

A Enel é uma empresa multinacional de energia e uma das principais empresas integradas nos mercados globais de energia, gás e renováveis. É a maior empresa de serviço da Europa em termos de capitalização de mercado e está entre as principais empresas de energia da Europa em termos de capacidade instalada e EBITDA reportado. O Grupo está presente em mais de 30 países em todo o mundo, produzindo energia com cerca de 88 GW de capacidade gerenciada. A Enel distribui eletricidade e gás através de uma rede de mais de 2 milhões de quilômetros e, com mais de 65 milhões de clientes corporativos e domésticos globalmente, o Grupo possui a maior base de clientes entre os concorrentes europeus. A Enel Green Power, braço de renováveis da Enel, já administra cerca de 41 GW de usinas eólicas, solares, geotérmicas, de biomassa e hidrelétricas na Europa, Américas, África, Ásia e Austrália.

A InnoCentive é uma empresa líder em inovação aberta e crowdsourcing que faz parcerias com empresas da Fortune 1000, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos para desenvolver soluções para seus negócios, questões científicas e técnicas. A InnoCentive tem uma longa história de desafios relacionados à energia em nome de muitas organizações governamentais e sem fins lucrativos. Desde a sua criação em 2001, a InnoCentive alavancou sua metodologia Challenge Driven Innovation e sua plataforma específica para obter soluções de crowdsourcing em mais de 2.300 desafios externos de uma rede global de 400.000 solucionadores de problemas que abrangem quase 200 países. A solução de CDI de serviço completo da InnoCentive inclui consultoria, design de desafios, treinamento e serviços de gerenciamento de programas para ajudar as organizações a cultivar soluções tanto externamente quanto internamente.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!