Atenção

Fechar

Pelo Brasil

Sebastião Salgado é novo membro do Conselho Internacional do CEBRI

Instituição amplia presença global, áreas de atuação e prepara recomendações para entregar aos presidenciáveis

Do Rio

O CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) está duplicando o total de integrantes de seu Conselho Consultivo Internacional, com ingresso de seis novos membros, dentre eles, o fotógrafo Sebastião Salgado e a economista Monica de Bolle. O sociólogo e jornalista Demétrio Magnoli passa a integrar o Conselho Curador da instituição, junto a outros dois novos nomes.

“A ideia principal é ampliar o diálogo do CEBRI com universidades e think tanks (centro de estudos) de outros países”, conta a diretora-executiva da instituição, Julia Dias Leite. O Conselho Internacional passa a ter 11 integrantes, com a chegada, ainda, do Embaixador Marcos Caramuru, do cientista político Alfredo Valadão, do especialista em relações econômicas internacionais Felix Peña e do especialista em questões globais do agronegócio Marcos Jank.

Os nomes foram definidos nesta segunda-feira (21.05) durante Assembleia Geral Ordinária, que aprovou, também, o ingresso do presidente da Siemens no Brasil, André Clark, e do advogado José Roberto de Castro Neves no Conselho Curador. Além da expansão internacional, o CEBRI, que em junho completará 20 anos, passa a atuar com seis núcleos temáticos, cobrindo oito áreas, desde o início deste ano.

Recomendações aos presidenciáveis

Os núcleos temáticos estão elaborando documentos com recomendações (position papers), que serão apresentados aos candidatos à Presidência da República, no início do segundo semestre. Os documentos tratarão das áreas de infraestrutura, energia e comércio internacional, das regiões da Ásia, Estados Unidos, América Latina e Europa, além do tema da mudança do clima, meio ambiente e uso da terra.

Em paralelo, o CEBRI vem realizando o Ciclo de Debates com os Presidenciáveis, que já contou com a participação da ex-ministra Marina Silva (Rede Sustentabilidade). No próximo dia 8 de junho, será a vez do empresário João Amoêdo (Novo). Conforme o mais recente levantamento capitaneado pela Universidade da Pensilvânia, o CEBRI é o segundo principal think tank (centro de estudos) brasileiro e o terceiro na América Latina. Na edição anterior da pesquisa, o centro brasileiro ocupava a quarta colocação regional.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!