Atenção

Fechar

Pelas Empresas

FIRJAN entrega Prêmio Ação Ambiental 2018

Em sua sexta edição, premiação teve como foco “A Importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na Estratégia de Negócio”

Da Firjan

Processamento e beneficiamento de minério de ferro sem uso de água, ou seja, com aplicação de tecnologia industrial a seco. Quem acompanha o setor de mineração sabe o significado desse avanço extraordinário, mas poucas pessoas têm conhecimento de que isso já é realidade no estado do Rio. Justamente com o objetivo de difundir as boas práticas da indústria fluminense, existe o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental, que teve a New Steel, que desenvolveu a tecnologia na área de mineração entre os cinco vencedores e duas menções honrosas de 2018, na categoria Gestão de Água e Efluentes.

Em sua sexta edição, o prêmio recebeu 49 projetos inscritos. A abordagem deste ano teve como foco “A Importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU na Estratégia de Negócio”, visando destacar a importância da construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Federação, ressaltou a importância dos esforços das companhias, sobretudo neste momento de crise. "Infelizmente sabemos que as ações negativas têm grande destaque na mídia, mas o número de inscritos este ano mostra que as empresas são resilientes, porque sabem que eles são essenciais para a sua sustentabilidade. Essas práticas servem como norte para todos os atores", ressaltou.

Vencedores

Na categoria Gestão de Gases de Efeito Estufa e Eficiência Energética, o projeto vencedor foi Sistema de Gestão de Energia conforme a ISO 50.001 como principal estratégia de Mitigação de Gases de Efeito Estufa na Indústria Siderúrgica, da Ternium Brasil, cuja aplicação resultou na redução de custos operacionais da ordem de R$ 26 milhões para a companhia.

Na categoria Gestão de Resíduos Sólidos, o premiado foi o projeto Jeans Ecofashion Ecomodas, da Ecomodas Confecções. A iniciativa reutiliza resíduos de jeans e outros materiais, como plástico e couro, na fabricação de seus produtos.

Já na categoria Relação com Públicos de Interesse, venceu o Programa Sustentabilidade Diária Le Canton, da Le Canton Redes Hoteleiras. O projeto maximiza os benefícios socioambientais do empreendimento, ao incorporar a educação na gestão ambiental da empresa. Em 2017, cerca de 3 mil pessoas foram mobilizadas, entre colaboradores, horticultores, alunos e professores de escolas vizinhas, representantes da sociedade civil, do poder público e da comunidade do entorno.

Na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, ganhou Caminhos da Fauna, da concessionária Concer, que implantou medidas, como cercas de proteção e passagens de fauna com câmeras de monitoramento, na BR-040 para evitar o atropelamento de animais. A implantação do projeto resultou em sete vezes menos animais atropelados.

Este ano, foram oferecidas ainda duas menções Honrosas. Uma delas para o projeto Baía Urbana, do Instituto Mar Urbano que, filmado nas águas poluídas, mostrou a resiliente biodiversidade da Baía de Guanabara e difundiu o ODS 14 (Vida sob a Água), no documentário batizado com o mesmo nome.

E a segunda para o projeto Utilização de Biogás de Aterro como Insumo Energético na Refinaria de Duque de Caxias, da Petrobras, que possibilitou a redução de mais de 67 milhões de m³ no consumo gás natural de fontes não renováveis entre 2013 e 2016, proporcionando diminuição nas emissões de mais de 132 mil toneladas de CO2.

Os premiados foram selecionados por uma comissão avaliadora independente composta por renomados especialistas do Brasil. Os vencedores receberam um voucher de serviços no Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental no valor de R$ 5 mil. A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira, dia 12 de junho, durante o Seminário FIRJAN de Ação Ambiental.

(Foto de Fabiano Veneza/ Firjan - Divulgação)





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!