Atenção

Fechar

Educação

Colégio Cruzeiro promove Viagem de Estudos com ações de voluntariado na Alemanha

Programa que completa 27 anos realiza, pela primeira vez, ações sociais no exterior

Do Rio

A Sociedade de Beneficência Humboldt, mantenedora do Colégio Cruzeiro, proporciona, anualmente, aos alunos do Ensino Médio a experiência de realizar viagens de estudos internacionais. Em 2018, o programa Viagem de Estudos à Alemanha, que acontece há 27 anos, conta com uma novidade: os alunos terão a oportunidade de desenvolver trabalhos voluntários nas cidades onde farão o curso de Língua Alemã.

No mês de julho, aproximadamente 180 alunos embarcam rumo à Alemanha para vivenciar uma experiência inesquecível: em companhia dos amigos e de professores da escola, vão estudar o idioma, ficarão hospedados em casas de famílias e vão promover atividades culturais, esportivas e recreativas, de reforço escolar e de Educação Ambiental nas cidades de Munique, Colônia, Augsburg, Tübingen e Stuttgart.

“Além de contribuir para o aperfeiçoamento da Língua Alemã, os alunos terão a oportunidade de praticar a cidadania numa experiência internacional. Conhecer seus hábitos, ampliar seus horizontes, cantar e distribuir atenção para crianças, levar a alegria do povo brasileiro para idosos, além de conhecer mais sobre os projetos ambientais de outras instituições”, destaca Luciane Hentschke, Coordenadora do Departamento de Ação Social da Instituição, que possui o título de Escola Associada à UNESCO.

A inserção das atividades voluntárias no programa Viagem de Estudos vem complementar o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Ação Social, desde 2006, nas unidades Centro e Jacarepaguá do Colégio Cruzeiro. A Ação Social dá suporte a atividades de voluntariado protagonizadas por alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, em mais de 20 frentes de trabalho. Os voluntários atuam em instituições parceiras desenvolvendo atividades de recreação infantil e adulta, esportivas, musicais, de contação de histórias, de reforço escolar, de ensino de Língua Alemã e de Educação Ambiental, tendo sob orientação um professor da Instituição. A partir de 2015, a participação voluntária passou a fazer parte do histórico escolar dos alunos da Instituição. "A cada ano que passa, o projeto ganha amplitude, pois um maior número de alunos e famílias é envolvido. Desta forma, temos a possibilidade de atender mais instituições, bem como planejar novas ações. Nossos professores, em sala de aula, plantam a ideia, sensibilizando os alunos, e juntos buscam viabilizar alternativas de melhorar o mundo, ainda que seja atuando de forma local”, diz Luciane.

Os alunos também participam de várias ações voluntárias no Rio de Janeiro.

Legenda da foto - Alunas do Colégio Cruzeiro durante o projeto "Curta a Praça", realizado na Praça da Cruz Vermelha, na Lapa, no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2018.

Atividades que serão desenvolvidas pelos alunos do Colégio Cruzeiro na Alemanha:

Munique

Sobre a instituição: Organização que, por meio da dança, promove integração entre refugiados e a comunidade local. Refugiados oriundos de 25 países participam de apresentações e competições de dança, além de passeios, atividades de lazer, reforço escolar e informática.

Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos: Durante a visita,os alunos do Colégio Cruzeiro participarão de atividades culturais e esportivas com as crianças da instituição, além de promover o apoio em atividades pedagógicas como, por exemplo, reforço escolar na disciplina de Matemática.

Colônia

Sobre a instituição: Instituição que mantém 4 creches nas quais são atendidos 210 órfãos. No local, as crianças participam de terapias e atividades promovidas por especialistas em educação.

Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos: A visita dos alunos do Colégio Cruzeiro consiste em participar de atividades recreativas com as crianças que residem na instituição.

Stuttgart

Sobre a instituição: Associaçãoque gere e mantém uma horta comunitária para promover atividades de sustentabilidade, nutrição saudável e conscientização ambiental com crianças.

Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos: Além de visitar a horta, o grupo de estudantes do Colégio Cruzeiro ?fará uma visita oficial ?à Prefeitura de Stuttgart.

Augsburg

Sobre a instituição: Centro de voluntariado de Augsburg, fundado em 1997. Assessora cidadãos interessados na prática de voluntariado, estimulando o intercâmbio entre voluntários ativos e apoiando associações e iniciativas em todos os assuntos de voluntariado.

Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos: Os alunos participarão de uma confraternização com estudantes do 7º e 8º anos, assistidos por diversas Instituições, e irão promover atividades musicais e recreativas.

Tübingen

Sobre a instituição: Instituição que promove convívio social entre idosos com atividades como terapia ocupacional, culinária e caminhadas. Os participantes passam o dia no local e, em seguida, retornam a suas residências pessoais.

Atividades a serem desenvolvidas pelos alunos: Durante a visita, os alunos do Colégio Cruzeiro promoverão atividades recreativas como rodas de conversa e apresentações musicais.

Sobre a Sociedade de Beneficência Humboldt

A Sociedade de Beneficência Humboldt surgiu em 1844 como Deutscher Hilfsverein (Sociedade de Beneficência Alemã) para amparar e assistir os imigrantes alemães no Brasil. Já em sua Assembleia Geral de 1862, decidiu fundar a Deutsche Schule, o atual Colégio Cruzeiro. O Altenheim, hoje conhecido como Retiro Humboldt, surgiu em 1935 num amplo terreno doado e situado em Jacarepaguá.

Desde a sua fundação, intermináveis gerações de voluntários contribuíram com seus esforços para o sucesso da SBH. Até os dias de hoje, numa atuação coordenada dos sócios, colaboradores, professores, pais e familiares dos internos, assim como dos próprios alunos e internos, os resultados surgem naturalmente para satisfação de todos. Perfeitamente integrada na sociedade brasileira, a SBH é entendida como ponte entre as culturas brasileira e alemã.

Em seu nome, a SBH homenageia um dos mais importantes pesquisadores da história, Alexander von Humboldt, cujo rigor científico, constante busca por conhecimento e enorme contribuição em diferentes áreas científicas inspiram a filosofia da Instituição.

Sobre o Colégio Cruzeiro

Há 156 anos, era criada a Deutsche Schule (Escola Allemã), o atual Colégio Cruzeiro. Mantido pela Sociedade de Beneficência Humboldt e com unidades no Centro e em Jacarepaguá, o colégio é um dos mais tradicionais e conceituados do Rio de Janeiro e conta com quase 4 mil alunos distribuídos em turmas que vão da Educação Infantil ao Ensino Médio, em período regular e integral. O Colégio Cruzeiro tem como diferencial o ensino da Língua Alemã, abordado com ênfase desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Os alunos são preparados para realizar os exames de certificação de proficiência no idioma e têm alcançado mais de 90% de aprovação. O ensino da Língua Inglesa também está fortemente presente e faz com que a instituição se destaque como um dos colégios que mais certifica alunos pela Universidade de Cambridge. A escola possui um Departamento de Ação Social, que incentiva a participação dos alunos em projetos que atuam em diferentes frentes de voluntariado. São diversas instituições parceiras assistidas por meio de projetos de recreação infantil e adulta, reforço escolar, educação ambiental, campanhas de arrecadação de doações, entre outros. Com o projeto "A formação cidadã na escola", de Ação Social, o Colégio Cruzeiro conquistou o título de Escola Associada à UNESCO.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!