Atenção

Fechar

Educação

Ler.com: Formar leitores para um mundo melhor

Por Nícia Ribas, de Curitiba (PR)

Quarta- feira, 8 de agosto, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná, um grupo de educadores fundou a Ler.com, que vai despertar nas pessoas o amor pela leitura. A Associação reúne professores de várias áreas das Letras, Literatura e Linguística, Educação, Libras, Psicologia e Informática, em parceria com estudantes pesquisadores oriundos desses cursos e de professores das escolas públicas.

“Nossa luta pela formação de leitores tem um objetivo maior, que é tornar as pessoas capazes de entender a realidade do nosso país e buscar melhorias através das suas escolhas políticas”, diz a doutora em Letras, Lúcia Cherem, que há cinco anos lançou a ideia da Associação e agora vibra com a fundação da Ler.com. Ela conseguiu reunir as melhores cabeças das universidades Federal do Paraná e Unicamp, Universidade de Grenoble, e a Associação Francesa de Leitura, de Paris, em torno dos mesmos objetivos.

Diamila Medeiros, presidente da Ler.com, em seu discurso de posse, disse: ”Num momento como o que vivemos no Brasil e no mundo, a Ler.com parte não só de um forte laço afetivo com nossos objetos de trabalho, mas também de uma consciência profunda do quanto somente com acesso à educação e à cultura, de forma ampla, nossa população terá a possibilidade do pleno exercício da cidadania em um país plenamente democrático – algo pelo qual sempre lutaremos: democracia e igualdade de acesso e de direitos”. Honrada por ter sido escolhida para presidir a Associação, a jovem doutoranda e mediadora de leitura convidou todos a compartilhar do compromisso de um país com mais acesso à educação.

A vice-presidente, Maria Inês Carvalho Correia emocionou a todos com sua história de luta pela educação. No interior do norte paranaense, ela caminhava 14 quilômetros por dia para ir à escola. Na adolescência, mudou-se para Curitiba, para trabalhar, procurando sempre ler, até que conseguiu voltar para a sala de aula. “Vocês não imaginam o filme que me passa pela cabeça: no meu pouco tempo livre, eu vinha aqui na biblioteca pública para ler, às vezes para apenas escapar da minha dura realidade; enfim, mais uma história de uma brasileira negra, pobre comum, mas com um porém... que sempre sonhou e gostava muito de ler, ouvir histórias”. Na Ler.com, Maria Inês vai trabalhar para que as futuras gerações cresçam em um Brasil no qual “tenham orgulho de serem brasileiros híbridos”.

Só se aprende a ler, lendo

Desde 2012, sob a orientação da professora Lúcia, essa equipe desenvolve uma Ação Integrada para o Letramento, que vem transformando a educação básica brasileira com a leitura pela via direta, um jeito inteligente de ensinar a ler, seja a língua materna ou estrangeira. Quem explica como funciona é Lúcia: Não se dá um pouco da língua para depois enfrentar um texto escrito. A língua está nos textos escritos e é entrando em contato com eles de forma cuidadosa e bem trabalhada, que vamos aprendendo e ensinando a ler. Só se aprende a ler, lendo.”

Em 2013, a professora Érica Rodrigues, da Escola Municipal João Gueno, de Colombo (Grande Curitiba), entrou em contato com os professores de Letras da UFPR, relatando a dificuldade que estava enfrentando para ensinar seus alunos a ler. Imediatamente o pelotão da Ação Integrada para o Letramento visitou a Escola e iniciou o projeto que já recebeu prêmio VivaLeitura!, do MEC, em 2014, e até virou filme, A Aventura de Colombo, de Matias Dala Stella. Presente ao ato de fundação da Ler.com, Érica contou que o Letramento deu uma guinada na educação da João Gueno. Ela programou para sábado, dia 11, a exibição do filme para todos os alunos no Centro de Artes e Esportes.

O evento na Biblioteca Pública reuniu todos os envolvidos na Associação e interessados no assunto. Após a leitura do Estatuto e sua aprovação, foi apresentado um trecho do filme A Aventura de Colombo. Em seguida, o trio Caratuva, de chorinho, encantou a plateia, com obras bem brasileiras, encerrando com Chiquinha Gonzaga.





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

1 comentário | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Tatjane Garcia |
Parabéns a toda equipe que tornou possível a fundação da Ler.com! Que esta iniciativa encontre apoio nas instituições voltadas ao incentivo à leitura e que o trabalho realizado na João Gueno seja multiplicado em várias escolas do Paraná. Viva a leitura!