Atenção

Fechar

Pelo Brasil

Sesc Pantanal prepara mutirão de limpeza no rio Cuiabá em celebração ao "Dia Mundial de Limpeza"

150 países irão participar da mobilização trabalhando durante 24 horas em ações de limpeza e conservação do meio ambiente

De Cuiabá

O Dia Mundial da Limpeza, comemorado no dia 15 de setembro, irá promover uma grande mobilização de voluntários com ações voltadas à educação ambiental em cidades, praças, rios e praias por diversas partes do mundo. Serão 150 países trabalhando durante 24 horas em ações de limpeza e conservação do meio ambiente.

Em Mato Grosso, a mobilização é feita por meio da ONG Teoria Verde. Participando da campanha, o Sesc Pantanal organiza uma ação envolvendo hóspedes do Hotel Sesc Porto Cercado, Guardas-Parque que atuam na Reserva Particular do Patrimônio Natural, no pantanal mato-grossense, e alunos do 6º ano da Escola Sesc Pantanal.

A ação consiste num mutirão de limpeza num trecho do rio Cuiabá e também da estrada-parque Porto Cercado, na região de Poconé, cerca de 145 km distante da capital. A gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália diz que a participação de hóspedes, alunos e pessoas da comunidade local no mutirão, tem como objetivo proporcionar uma experiência prática sobre o problema da poluição. "Esse mutirão tem um caráter muito simbólico, porque sabemos que não vamos resolver a questão com apenas um dia de limpeza. Queremos permitir aos hospedes e alunos, uma experiência muito mais rica de conscientização, para que eles possam repensar sobre o consumo, que é o grande problema da origem da poluição. Antes de se pensar em coleta e reciclagem, queremos que as pessoas reavaliem seus hábitos de consumo, uma vez que existem muitos produtos que possuem embalagens e materiais desnecessários, que acabam por gerar essa quantidade imensa de resíduos descartados na natureza", alerta a pesquisadora.

Cristina explica ainda que a escolha do rio Cuiabá como alvo da ação, se deve a relevância dele para o pantanal mato-grossense. "O rio Cuiabá recebe resíduos que vêm de Cuiabá e Várzea Grande e desaguam no pantanal, então, queremos promover essa sensibilização para a educação ambiental, de modo que as pessoas saibam qual é a dinâmica dessa poluição. O Hotel Sesc Porto Cercado é uma grande vitrine que vamos usar para levar essa consciência sobre a importância de preservarmos o meio ambiente", destaca.

Dia Mundial da Limpeza 2018
A "worldcleanupday2018" é uma iniciativa que partiu de um movimento chamado "Let's Do it!", que numa tradução literal quer dizer "Vamos Fazer Isso!", fazendo uma referência à postura pró-ativa de cada cidadão contra a poluição. No Brasil, esse trabalho começou pelo Instituto Limpa Brasil e visa promover a conscientização da sociedade para o problema da poluição derivada do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Para as pessoas que quiserem participar de uma das ações do Dia Mundial da Limpeza na sua cidade, basta acessar o site www.limpabrasil.org.br.

Hotel Sesc Porto Cercado

O Hotel Sesc Porto Cercado está localizado no Pantanal de Poconé e de Barão de Melgaço, às margens do rio Cuiabá, a 145 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso. Compõe o projeto socioambiental da Estância Ecológica Sesc Pantanal, com a atuação na área do ecoturismo. Concebido com criteriosos cuidados ambientais está apto a operar nos períodos de seca e cheia, estando integrado a uma reserva ecológica certificada como Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN.

Fonte: Assessoria Sesc Pantanal





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!