Atenção

Fechar

agenda

Outros

National Geographic Society irá selecionar e apoiar projetos para a conservação da Amazônia

Data: Até 9 de outubro

Até 9 de outubro, a NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY convoca conservacionistas, exploradores, pesquisadores e comunicadores para participar de dois chamados que irão financiar projetos de"Capacitação na Amazônia" e "Histórias da Amazônia", com o objetivo de preservar sua biodiversidade e empoderar as comunidades locais que vivem dentro e em torno da floresta.

Convite para apresentação de propostas sobre "Capacitação na Amazônia"

A proteção a longo prazo da Amazônia exige a participação ativa e a liderança das comunidades que vivem dentro e perto dela, que dependem fortemente dos recursos florestais e compreendem a importância da relação com as atividades ecológicas locais. Para eles, empoderar e apoiaras comunidades indígenas amazônicas, permitindo-lhes maximizar a eficácia de suas práticas de gestão convencionais e, ao mesmo tempo, melhorar a sua qualidade de vida a curto e longo prazo, é fundamental para promover a conservação florestal sustentável.

Desta forma, este chamado à "Capacitação na Amazônia" apoiará projetos que desenvolvam a capacidade e a efetividade das organizações comunitárias e dos grupos indígenas envolvidos para melhorar aconservação e a gestão florestal sustentável. As propostas devem favorecer os objetivos das comunidades locais; respeitar e integrar os conhecimentos tradicionais; ser compatíveis com as perspectivas culturais, os valores e as estruturas organizacionais das comunidades; ser dirigidas por líderes locais ou focadas na preparação e capacitação de líderes locais. A NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY prioriza projetos que destacam a aprendizagem bidirecional e a criação conjunta de soluções. Os interessados podem encontrar mais informações sobre as condições e como participar neste link.

Convite para apresentação de propostas sobre "Histórias da Amazônia"

As florestas tropicais sofrem com a grande demanda por recursos naturais, que incluem mineração, agricultura e hidrelétricas, combinadas com madeireiras ilegais e invasões em áreas protegidas. Este perigo crescente já se manifestou em formas mensuráveis e com consequências irreversíveis que afetam a sustentabilidade do planeta. No entanto, há esperança de que o reconhecimento global desses desafios e a descoberta de soluções baseadas em conhecimento local possam pará-lo ou revertê-lo.

Por meio do chamado "Histórias da Amazônia", a NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY financiará projetos para contar históriasque destacam a importância desses ecossistemas e que mostrem soluções para mitigar ou reverter o impacto da atividade humana. Desta forma, convoca jornalistas, fotógrafos, cineastas, cartógrafos, visualizadores de dados e contadores de histórias que possam efetivamente divulgar o que será perdido se estes biomas não forem protegidos, e que apresentem possíveis soluções para criar melhorias efetivas e sustentáveis.

Serão priorizados os projetos que beneficiem as comunidades locais ou incorporem vozes locais, bem como resultados (produtos) no idioma local. Os interessados podem encontrar mais informações sobre as condições e como participar neste link.

Desde o primeiro financiamento concedido em 1890, a NATIONAL GEOGRAPHIC investiu em pessoas audaciosas com ideias transformadoras para alcançar uma maior compreensão de nosso planeta e elaborar soluções mais sustentáveis, proporcionando apoio financeiro a mais de 14.000 projetos em todo o mundo. Figuras reconhecidas internacionalmente recebem o apoio da NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY para aprimorar seus projetos e se tornaram benchmarks de jovens exploradores e pesquisadores. Nos últimos dois anos, a NATIONAL GEOGRAPHIC SOCIETY financiou mais de 180 projetos liderados por exploradores latino-americanos.