Atenção

Fechar

agenda

Exposições

Galpão das Artes abre suas portas para a Virada Sustentável

Data: Programa Virada Sustentável – 18 e 19 de outubro, de 14 às 17h//Visitação até 22 de novembro

O Galpão das Artes abre suas portas, hoje, 18/10, e, excepcionalmente, neste sábado, 19/10, para realização de atividades voltadas para a promoção da cultura do reaproveitamento e da sustentabilidade, como parte integrante da Virada Sustentável Rio 2019, principal evento ecológico realizado anualmente em vários estados brasileiros. Além de visitas guiadas pelas exposições "Arte às Escuras", de Núbia Pinheiro, e "Reciclar tá na moda", de Erick Ferraz, serão oferecidas oficinas com uso de diversos materiais descartáveis.

Hoje, o artesão Robson Alves de Souza, o Robinho, chegou cedo ao Galpão das Artes para preparar as peças de papelão reaproveitado, enquanto aguardava os visitantes da Virada Sustentável, que fariam oficina de pintura e decoração das belas casinhas, arte que durante muitos anos ele praticou junto ao mestre Sergio Cezar, o Arquiteto do Papelão, grande parceiro do GAU.

Amanhã, sábado, a artesã Núbia Pinheiro vai oferecer a um grupo de deficientes visuais uma oficina de confecção de balões feitos com utilização da técnica de papietagem, reaproveitando jornais, garrafas pet vazias, copos de guaravita. Depois de montados, os balões são recobertos com materiais diversos, como fios de lã, barbante, tiras de lantejoulas, penas, lixas, entre outros, para que sejam reconhecidos pelo tato dos visitantes que não enxergam.

Exposições

"Arte às Escuras"- coletiva que Núbia e seus alunos - cegos ou deficientes visuais - apresentam na Sala Contemporânea, é uma exposição que vai tocar a mente e o coração dos visitantes e poderá também ser "vista" por meio da sensibilidade do tato para identificar a textura e o significado da arte; as cores do silêncio! São, aproximadamente, 15 peças do acervo de Núbia - entre eles suas tradicionais gaiolas e cadeiras feitas de papel - e trabalhos confeccionados por seus alunos - cegos, com baixa visão ou, mesmo, videntes

"Reciclar tá na moda" - No Espaço Recanto do Galpão, os visitantes poderão admirar bonecas Barbies vestidas elegantemente com materiais reaproveitados pelo produtor cultural Erick Ferraz - que transformou em arte o hobby de criar moda fashion para as descartadas bonecas que encontrava no lixo, ou que lhe eram doadas. Além das bonecas, Erick apresenta outros objetos feitos com materiais descartados, que ele recolhe nas produções teatrais e shows a que tem acesso no seu quotidiano. Em suas mãos, tampas de amaciante e de desodorante, caixas de leite, embalagens de limpeza, miçangas, sobras de tecido e outros resíduos viram chocalhos, marcadores de livro, porta-níqueis ou porta-trecos.

As exposições "Arte às Escuras" e "Reciclar tá na moda" podem ser vistas até 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, de 9 às 17h. O agendamento para visitas mediadas de grupos de pessoas ou turmas de escola deve ser feito pelo email galpaodasartes@gmail.com

Serviço:

Galpão das Artes Urbanas/Comlurb

Programa Virada Sustentável – 18 e 19 de outubro, de 14 às 17h

Visitação: até 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Endereço: Avenida Padre Leonel Franca, s/n – Gávea (ao lado do Planetário da Cidade)