Atenção

Fechar

agenda

Webinars e lives

Luiza Helena Trajano é convidada para participar de debate virtual promovido pelo Fundo de População da ONU

Data: 01 de julho

Nesta quarta-feira (01/07), acontece a décima edição da série de webinários, População e Desenvolvimento em Debate, promovida pelo Fundo de População da ONU (UNFPA), em parceria com a Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). A série de webinários busca promover a discussão entre academia, governo e sociedade civil sobre temas emergentes na Agenda de População e Desenvolvimento no contexto atual. A edição desta quarta-feira será dedicada a discutir os "Impactos sociais e econômicos da Covid-19". A discussão será transmitida a partir das 15h, por meio de uma live no canal do UNFPA Brasil no YouTube.

À medida em que a pandemia da Covid-19 avança, seus impactos diretos e indiretos vão se tornando mais conhecidos. As consequências sociais e econômicas atingem países e grupos populacionais de maneiras muito distintas. Em regiões com elevadas desigualdades, como é o caso da América Latina, no médio e longo prazo os impactos podem explicitar e aumentar as iniquidades já existentes, seja na renda, no acesso a serviços ou na concretização de direitos básicos. Estes impactos, maiores ou menores, assim como seus efeitos nas desigualdades dependerão diretamente das ações do poder público, orientada por evidências, e também por ações e iniciativas adotadas pelos demais setores da sociedade.

Os e as palestrantes convidados para o debate são: Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza; Rogério Barbosa, sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da USP; e Paulo Saad, Diretor do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CEPAL/CELADE). A mediação do webinário será realizada por Astrid Bant, Representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil.

Sobre os Palestrantes:

Luiza Helena Trajano
Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

Foi responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou o Magazine Luiza, nas décadas seguintes, entre as maiores varejistas do Brasil. Também atua como Conselheira em 12 diferentes entidades como IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo, FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, UNICEF e Grupo Consultivo do UNFPA. Foi primeira colocada como Top Influencer do LinkedIn brasileiro em 2019 e eleita Personalidade do Ano de 2020 pela Câmara do Comercio Brasil-EUA. É Presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Foi classificada em 1ª lugar, nos três últimos anos, como líder de negócios com melhor reputação no Brasil, segundo a consultoria espanhola Merco, e também como a única executiva brasileira na lista global do WRC – World Retail Congress.

Rogério Barbosa
Sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da USP

Rogério Barbosa é sociólogo, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole da Universidade de São Paulo (USP). É membro da Rede Políticas Públicas & Sociedade e pós-doutor em Ciência Política pela USP. Possui mestrado e doutorado em Sociologia pela USP. Foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia e do IPEA e é pesquisador associado do Brazil Lab da Universidade de Princeton.

Paulo Saad
Diretor do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CEPAL/CELADE)

Paulo Saad é doutor em sociologia pela Universidade do Texas, Austin, mestre em demografia pelo Colégio do México e bacharel em estatística pela Universidade de São Paulo. Desde outubro de 2016 é Diretor do Centro Latinoamericano y Caribeño de Demografía (CELADE) – División de Población de la Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL) das Nações Unidas. Foi chefe, por 6 anos, da área de População e Desenvolvimento dessa mesma divisão.

Antes de incorporar-se à CEPAL em outubro de 2007, trabalhou durante 8 anos na Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DAES) das Nações Unidas em Nova York. Ao longo de mais de 30 anos de carreira profissional, trabalhou em diversas temáticas relacionadas com população e desenvolvimento, em particular com os impactos sociais e econômicos da dinâmica demográfica e envelhecimento da população.

Serviço:
Décima edição da série População e Desenvolvimento em Debate
Tema: "Impactos Sociais e Econômicos da Covid-19"
Dia: 01/07/2020
Horário: 15h às 16h30
Local: Youtube UNFPA Brasil (https://www.youtube.com/user/unfpabrasil).
imprensa.brasil@unfpa.org