Atenção

Fechar

agenda

Prêmios

BNDES lança premiação para artigos científicos sobre mudanças climáticas

Data: 3 de junho e 8 de agosto

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lança nesta sexta-feira (3) o Prêmio BNDES pelo Clima. Ele tem como objetivo estimular a pesquisa científica sobre mudanças climáticas relacionada ao caso do Brasil. Esta iniciativa está em linha com o compromisso da instituição de promover a transição justa para uma economia neutra em carbono e o propósito da instituição de transformar a vida de gerações de brasileiros.

“O Prêmio BNDES pelo Clima reforça a preocupação do Banco em apoiar o Brasil em uma transição justa para uma economia neutra em carbono, conforme previsto na NDC [compromisso estabelecido pelos signatários do Acordo de Paris]. Além de dar visibilidade à pesquisa científica aplicada ao caso brasileiro, o Prêmio poderá ter desdobramentos em termos de políticas públicas no futuro”, disse Victor Pina, superintendente da Área de Planejamento Estratégico do BNDES.

Poderão ser inscritos artigos que abordem pelo menos um dos seguintes temas: mercado de crédito de carbono; infraestrutura sustentável: investimentos, financiamento e impactos; uso sustentável do solo e desmatamento; mercado florestal: instrumentos financeiros de apoio, avaliação e concessões florestais; e mudanças climáticas: impactos, modelos de mitigação, de adaptação e transição justa. Os trabalhos podem ser de autoria individual ou realizados em grupo, considerando que todos os candidatos devem ter diploma de graduação em qualquer área. A premiação será entre R$ 10 mil e R$ 30 mil para as melhores produções.

As inscrições deverão ser feitas entre 3 de junho e 8 de agosto por meio de formulário disponível em www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/desenvolvimento-sustentavel/premio-bndes-pelo-clima. Nesse site está disponível o edital com os detalhes da seleção.

Sobre o BNDES — Ao longo de seus 70 anos de história, o BNDES foi o principal instrumento de Governo para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira, além de ser um dos principais financiadores de micro, pequenas e médias empresas do país. O Banco também tem importante atuação anticíclica em momentos de crise, como um dos formuladores das soluções para a retomada do crescimento da economia. Atualmente, o BNDES atua com foco na criação e manutenção de empregos, na melhoria dos serviços públicos do Brasil, como educação, saúde e saneamento, além de apoiar o país na transição justa para uma economia neutra em carbono. O Banco tem como propósito transformar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento sustentável.





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.