Atenção

Fechar

agenda

Palestras

Evento gratuito na PUC-Rio debate soluções inovadoras para desafios ambientais

Data: 3 de outubro

Palestras, hackathons e ecomercado fazem parte do 1º Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade, na quinta (3)


Soluções baseadas na natureza, empreendedorismo, descarbonização, mudanças de paradigmas da economia global e o uso de novas tecnologias para um futuro sustentável são os temas do 1º Simpósio Brasileiro em Ciência da Sustentabilidade, evento gratuito promovido pela PUC-Rio, na quinta-feira (3). Com abordagem inédita, o encontro vai reunir especialistas renomados, líderes em sustentabilidade, estudantes e representantes da sociedade civil para debater como a ciência pode apresentar propostas inovadoras para as grandes questões da atualidade. O foco é propor políticas e ações práticas capazes de enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos do país.

"O evento representa uma grande oportunidade para o público-alvo se aproximar com tópicos de fronteira relacionados à sustentabilidade. Como ser mais sustentável e como fazer o mundo mais sustentável são perguntas norteadoras que serão respondidas através das atividades interativas e palestras. É uma oportunidade para ver sustentabilidade em ação, conhecer as possibilidades para trabalhar com sustentabilidade, que são inúmeras, e se aproximar com profissionais que contribuem ao mundo mais sustentável no seu ambiente profissional e pessoal", diz Agnieszka Latawiec, professora associada na PUC-Rio e coordenadora do 1o Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade no Brasil.

Realizado pelo Mestrado Profissional da Ciência e da Sustentabilidade da PUC-Rio, o evento acontece em paralelo ao G20, com programação diversificada. Haverá painéis, masterclass exclusiva e uma agenda interativa com hackathons, em que o público poderá desenvolver soluções de economia circular, relacionadas ao uso do plástico, ou sistemas para lidar com o aumento do nível do mar em cidades costeiras, como o Rio de Janeiro.

Alunos do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio terão destaque no simpósio, com a apresentação de projetos próprios para avançar nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os ODS são um esforço global para conter as mudanças climáticas até 2030, combatendo ao mesmo tempo pobreza extrema, desigualdade e injustiças.

Entre os especialistas convidados estão Bernardo Strassburg, da re.green, uma das maiores iniciativas de restauração ecológica em larga escala do mundo; Juliano Calil, da Virtual Planet, empresa que usa realidade virtual para conectar o público às causas ambientais; Karen Cesar, da Red Bandanna e Diretora da ABDesign; Simone Pennafirme, coordenadora do O20 (Grupo de engajamento da sociedade civil no G20 sobre Oceano); Thiago Martins, diretor de operações e gestão ambiental na Rede Globo; e Fabrícia Sterce, fundadora da Visão Coop, um laboratório de tecnologias digitais e verdes que integra saberes ancestrais e inteligência climática para soluções comunitárias.


Temas urgentes

Painéis como "Inovar para o futuro: como iniciar e escalar negócios sustentáveis" trarão discussões sobre inovações e estratégias para impulsionar empreendimentos socialmente responsáveis. Já em "Conexões climáticas: transição justa, saúde e descarbonização em foco", as metas globais de descarbonização serão abordadas, destacando a importância de uma transição energética inclusiva e justa. Haverá ainda debates sobre a vulnerabilidade de grupos sociais aos impactos climáticos e os benefícios ecológicos e econômicos da economia circular. As tendências da ciência e das tecnologias de impacto socioambiental, a educação para comportamentos sustentáveis e os efeitos psicológicos e na saúde relacionados às questões socioambientais também serão discutidos.

A "Masterclass de Futuros" vai permitir a imersão no exercício de antecipar e moldar cenários com o objetivo de tomar decisões estratégicas e sustentáveis. No evento também será lançado um projeto de 18 meses para promover o desenvolvimento sustentável na Lagoa Rodrigo de Freitas, envolvendo alunos da PUC-Rio e comunidades locais em ações de educação ambiental.

Paralelamente, será possível visitar um ecomercado no campus da PUC, com atrações variadas: produtos do Grupo de Trabalho de Plantas Medicinais, de Guapimirim; atividades culturais e agroecológicas do Raízes do Brasil de Santa Teresa; os surpreendentes mosaicos feitos de restos plásticos do projeto de Kako em Kako, da artista plástica Cida Rodrigues; produtos reciclados, feitos a partir de papel e revistas, da Casa de Artes da Rocinha; e a deliciosa produção orgânica do Sítio das Cerejeiras, de Bom Jesus do Itabapoana, no interior do Rio.





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.