Atenção

Fechar

agenda

Prêmios

Inscrições para o Prêmio Isabel Salgado são prorrogadas até 15 de janeiro

Data: Até 15 de janeiro de 2025

Fabi Alvim, Joanna Maranhão, Flávio Canto, Diogo Silva e Raí farão parte do Comitê Avaliador do prêmio patrocinado pelo Banco do Brasil

O Prêmio Isabel Salgado, promovido para dar visibilidade a projetos sociais de vôlei e honrar o legado da atleta Maria Isabel Salgado, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 15 de janeiro de 2025. As inscrições são gratuitas, individuais e devem ser realizadas através de um formulário eletrônico disponibilizado no site www.premioisabelsalgado.com.br.

"Queremos que o esporte possa ser cada vez mais legitimado como um meio para promover a inclusão, igualdade e a transformação social, criando mudanças positivas na vida de crianças e jovens. O esporte tem a capacidade de influenciar a sociedade e nos torna protagonistas dessa mudança, assim como fez a minha mãe, que sempre acreditou no potencial do esporte como agente transformador, capaz de mudar histórias", afirma a atleta Maria Clara, filha da Isabel.

Fabi Alvim, atleta de voleibol e comentarista do SporTV, Joanna Maranhão, nadadora e educadora física, Flávio Canto, judoca, Diogo Silva, atleta de taekwondo e Raí, jogador de futebol, integrarão o Comitê Avaliador dos projetos. Independente, plural e diverso, o Prêmio Isabel Salgado é dividido em três categorias e tem abrangência nacional.

Atletas, ex-atletas e empreendedores sociais poderão submeter seus projetos, em âmbito nacional, a processo público de seleção que identificará propostas relacionadas inicialmente ao voleibol. Além disso, pessoas que desejam criar projetos sociais que tenham o voleibol ou incluir a modalidade entre suas atividades, também poderão se inscrever no Edital. Ele será dividido em 3 categorias:

Categoria Aurora: para atletas e ex-atletas com projetos sociais ativos;

Categoria Raízes: para empreendedores sociais com projetos sociais ativos;

Categoria Semente: para pessoas que desejam iniciar um projeto social.

O prêmio deseja incluir outras modalidades esportivas a partir das próximas edições.

A premiação, que terá edições anuais, irá contemplar cada categoria com prêmios específicos. Para a categoria Aurora, os projetos premiados receberão um aporte financeiro, o troféu e o brasão Isabel Salgado, homenagem que simboliza o engajamento social do atleta ou ex-atleta; A categoria Raízes receberá um aporte financeiro e o troféu; os premiados da categoria Semente receberão uma capacitação em Gestão de Projetos Sociais e ainda poderão receber um aporte financeiro inicial. A cerimônia de premiação acontecerá em 2025, no CCBB do Rio de Janeiro.

O Banco do Brasil patrocina o projeto, que tem o Instituto da Criança como gestor social e operacional, apoio de mídia da Globo e apoio da CBV – Confederação Brasileira de Voleibol. "Ter esses parceiros no Prêmio Isabel Salgado é a estrutura necessária para tirar esse sonho do papel. Todas as partes compartilham nossos valores e compromissos com a responsabilidade social. Essas parcerias fortalecem nossa capacidade de modificar vidas e comunidades através do esporte, honrando o legado de minha mãe de maneira significativa", afirma Maria Clara. "Isabel talvez tenha sido a maior influenciadora de sua geração. A figura dela incorpora esse poder transformador e a consciência do potencial do atleta como indivíduo e agente social", ressalta Marcelo Hargreaves, consultor estratégico do projeto e ex-diretor executivo da Superliga e de marketing da CBV.

Sobre Isabel Salgado

Maria Isabel Salgado foi uma das mais consagradas atletas que o Brasil já conheceu. Integrante das divisões de base do Flamengo, tinha apenas 16 anos quando fez sua primeira participação na seleção brasileira. Ao lado de Vera Mossa e Jaqueline, Isabel fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modalidade nos anos 1980, sendo a primeira jogadora do país a disputar grandes competições. Participou de duas Olimpíadas (Moscou e Los Angeles), foi peça fundamental da equipe brasileira na conquista do bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979 e obteve medalha em diversos torneios e campeonatos. Na década de 1980, foi eleita uma das seis melhores jogadoras de vôlei do mundo, sendo a primeira brasileira a atuar ?em uma liga estrangeira, contratada ?pelo Modena, na Itália, em 1980.?

Seu espírito destemido marcou também ?o início do voleibol de praia e das participações brasileiras no circuito mundial. Brilhou ao lado ?de Jackie Silva, Shelda e Roseli Timm, parceira com a qual conquistou o título mundial de 1994, em Miami.? Isabel levava para as quadras ?a força da mulher que ?rompia barreiras também ?na esfera pública.? Ainda atleta, participou do ?movimento das Diretas Já e, ?após sua aposentadoria do vôlei, ?foi ativa em iniciativas que uniam?o esporte em prol da democracia.? Em 2020, juntou-se a outros esportistas para formar o movimento "Esporte Pela Democracia".? Isabel faleceu em 2022, em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca decorrente de uma inflamação pulmonar. Seu legado segue sendo celebrado.

Para mais informações acesse: www.prêmioisabelsalgado.com.br





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.