Atenção

Fechar

agenda

Exposições

Galeria de Arte Solar apresenta a exposição “Sonhos em cores: criando amanhãs”

Data: Até 11 de janeiro de 2025

Exposição vai retratar de forma colorida quais são os sonhos dos alunos do Solar Meninos de Luz

O Solar Meninos de Luz, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam ‘Sonhos em cores: criando amanhãs’, a nova exposição dos alunos do Solar, moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que será inaugurada no dia 17 de dezembro, às 15h, na Galeria de Arte Solar Meninos de Luz, em Copacabana.

SONHOS EM CORES: CRIANDO AMANHÃS é uma coletiva com os trabalhos de 11 alunos da escola Solar Meninos de Luz, de 9 a 12 anos, produzidos durante uma oficina de pintura mural, coordenada por Jô Vigorito (curadora) com Grasi Fernasky como artista convidada, que tem como proposta a reflexão: Qual é o seu sonho?

A coordenadora da Galeria de Arte Solar, Matilde Marie Pereira explica um pouco como foi o processo dessa exposição:

“A partir da oficina, entre cores e formas, as crianças materializaram desejos, expectativas, para si e para o coletivo, criando um mosaico de esperanças e possibilidades. O resultado foi um surpreendente testemunho da importância da Arte, aliada à Educação, como ferramenta imprescindível à inclusão social desde a infância.”

Jô Vigorito, curadora da exposição, reforça:

“Esta exposição celebra a imaginação vibrante e a criatividade das crianças do quarto ano do ensino fundamental. Por meio de pinturas produzidas pelos alunos na oficina de arte, mergulhamos em um universo colorido, onde cada pincelada é um reflexo dos sonhos e das aspirações das crianças. Ao longo do processo criativo da oficina, os jovens artistas foram incentivados a explorar suas visões de futuro. Com tintas e pincéis nas mãos, eles deram vida a seus sonhos, criando um mosaico de esperanças e possibilidades.”

A exposição Sonhos em cores: criando amanhãs’ é aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda, com parte da renda revertida para os projetos do Solar Meninos de Luz.

A Galeria de Arte Solar Meninos de Luz é a primeira e única galeria - estruturada com curadoria e calendário anual de mostras - situada em uma comunidade no Rio de Janeiro, e tem Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Estácio de Sá – Instituto Yduqs, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).

Serviço:

Exposição: Sonhos em cores: criando amanhãs

Abertura: 17 de dezembro de 2024

Horário: 15h

Período expositivo: até 11 de janeiro de 2025

Horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

sábado, das 8h às 12h

Local: Galeria de Arte Solar – Rua Saint Roman, 146 - Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Entrada livre e gratuita

E-mail: solar@meninosdeluz.org.br

Sobre o Solar Meninos de Luz

O Solar Meninos de Luz é um complexo de educação integral continuada (do berçário ao Ensino Médio) de excelência que atende crianças e adolescentes, selecionadas em ambientes de insegurança social e econômica nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Rio de Janeiro.

Em caráter preventivo, desenvolve potenciais dentro de uma infraestrutura completa onde eles podem brincar, aprender, crescer e se formar com esperança no futuro, quebrando assim seu ciclo de vulnerabilidade.

São 10h diárias, divididas entre a educação formal e mais de 40 oficinas na educação complementar, que somam mais de 2500 vagas por ano.

Algumas atividades extras oferecidas pelo Solar:

Com o objetivo de ampliar ainda mais o leque de atividades oferecidas aos alunos, de modo a proporcionar uma formação ainda mais completa, o Solar Meninos de Luz promove a:

  • Escola de Dança Solar Meninos de Luz realiza aulas gratuitas de ballet, jazz, zumba, hip hop e dança criativa para alunos do Solar e moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, com aulas ministradas por professores distintos com coordenação de Fabiana Valor.
  • Escola de Teatro Solar Meninos de Luz, em parceria com a Musa Cia Teatral, apresenta aos alunos e moradores toda a magia e arte do teatro. Nela, os alunos passam por todos os processos até a apresentação final do espetáculo: criação/adaptação de textos, personagens, cenografia, figurino, encenação...
  • Escola de Música Solar, com oficinas de Educação Musical, Canto Coral e Percussão, e a Orquestra Solar Meninos de Luz, que dispõe de aulas gratuitas - abertas também aos moradores destas comunidades - de violino, viola, flauta transversa, violoncelo, clarineta, trompete, trombone e contrabaixo acústico.

Criadora da ONG, a pedagoga Yolanda Maltaroli (in memoriam), contou que abrir uma escola de música para a comunidade era um antigo sonho.

“Não dá para educar sem música. A música torna o pensamento dos alunos amorável, afetuoso. Faz com que eles comecem a se interessar pelo que antes não interessava. Era um velho sonho, que agora está virando realidade”, pontua.

  • Galeria de Arte Solar, criada com o objetivo de democratizar o acesso à Arte aliada à Educação. É a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário anual de mostras situada em uma comunidade no Rio de Janeiro.

Os artistas que expõe seus trabalhos na Galeria ministram oficinas para os alunos do Solar e para os moradores destas comunidades e o resultado pode ser visto em exposições independentes.

É aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda com parte da renda revertida para os projetos do Solar Meninos de Luz.

Informações adicionais:

- custo mensal por criança R$ 1.500,00

- 1.400 refeições diárias

- 5 toneladas mensais de alimentos

- 40 oficinas no contraturno escolar: teatro, música, dança, robótica, esportes, artes

plásticas, judô, empreendedorismo, entre outras

- 41 anos de assistência à comunidade

- 34 anos de educação integral

- 4.500 beneficiários

- 4.500 m2 de área construída

- teatro para 400 pessoas

- complexo poliesportivo

- biblioteca comunitária com 4.000 livros

- laboratório de ciências

- galeria de arte com curadoria e calendário anual de exposições gratuitas

- 130 funcionários

- 40 prestadores de serviços

- 140 voluntários ativos

www.meninosdeluz.org.br

Siga o Solar Meninos de Luz nas redes sociais:

Instagram: instagram.com/solarmeninosdeluz/

TikTok: tiktok.com/@solarmeninosdeluz

Linkedin:br.linkedin.com/company/solar-meninos-de-luz

Youtube: youtube.com/solarmeninosdeluz





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.