Atenção
FecharExposições
Data: Até 11 de janeiro de 2025
Exposição vai retratar de forma colorida quais são os sonhos dos alunos do Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura apresentam ‘Sonhos em cores: criando amanhãs’, a nova exposição dos alunos do Solar, moradores do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que será inaugurada no dia 17 de dezembro, às 15h, na Galeria de Arte Solar Meninos de Luz, em Copacabana.
SONHOS EM CORES: CRIANDO AMANHÃS é uma coletiva com os trabalhos de 11 alunos da escola Solar Meninos de Luz, de 9 a 12 anos, produzidos durante uma oficina de pintura mural, coordenada por Jô Vigorito (curadora) com Grasi Fernasky como artista convidada, que tem como proposta a reflexão: Qual é o seu sonho?
A coordenadora da Galeria de Arte Solar, Matilde Marie Pereira explica um pouco como foi o processo dessa exposição:
“A partir da oficina, entre cores e formas, as crianças materializaram desejos, expectativas, para si e para o coletivo, criando um mosaico de esperanças e possibilidades. O resultado foi um surpreendente testemunho da importância da Arte, aliada à Educação, como ferramenta imprescindível à inclusão social desde a infância.”
Jô Vigorito, curadora da exposição, reforça:
“Esta exposição celebra a imaginação vibrante e a criatividade das crianças do quarto ano do ensino fundamental. Por meio de pinturas produzidas pelos alunos na oficina de arte, mergulhamos em um universo colorido, onde cada pincelada é um reflexo dos sonhos e das aspirações das crianças. Ao longo do processo criativo da oficina, os jovens artistas foram incentivados a explorar suas visões de futuro. Com tintas e pincéis nas mãos, eles deram vida a seus sonhos, criando um mosaico de esperanças e possibilidades.”
A exposição ‘Sonhos em cores: criando amanhãs’ é aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda, com parte da renda revertida para os projetos do Solar Meninos de Luz.
A Galeria de Arte Solar Meninos de Luz é a primeira e única galeria - estruturada com curadoria e calendário anual de mostras - situada em uma comunidade no Rio de Janeiro, e tem Patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Estácio de Sá – Instituto Yduqs, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ).
Serviço:
Exposição: Sonhos em cores: criando amanhãs
Abertura: 17 de dezembro de 2024
Horário: 15h
Período expositivo: até 11 de janeiro de 2025
Horários: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h
sábado, das 8h às 12h
Local: Galeria de Arte Solar – Rua Saint Roman, 146 - Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Entrada livre e gratuita
E-mail: solar@meninosdeluz.org.br
Sobre o Solar Meninos de Luz
O Solar Meninos de Luz é um complexo de educação integral continuada (do berçário ao Ensino Médio) de excelência que atende crianças e adolescentes, selecionadas em ambientes de insegurança social e econômica nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Rio de Janeiro.
Em caráter preventivo, desenvolve potenciais dentro de uma infraestrutura completa onde eles podem brincar, aprender, crescer e se formar com esperança no futuro, quebrando assim seu ciclo de vulnerabilidade.
São 10h diárias, divididas entre a educação formal e mais de 40 oficinas na educação complementar, que somam mais de 2500 vagas por ano.
Algumas atividades extras oferecidas pelo Solar:
Com o objetivo de ampliar ainda mais o leque de atividades oferecidas aos alunos, de modo a proporcionar uma formação ainda mais completa, o Solar Meninos de Luz promove a:
Criadora da ONG, a pedagoga Yolanda Maltaroli (in memoriam), contou que abrir uma escola de música para a comunidade era um antigo sonho.
“Não dá para educar sem música. A música torna o pensamento dos alunos amorável, afetuoso. Faz com que eles comecem a se interessar pelo que antes não interessava. Era um velho sonho, que agora está virando realidade”, pontua.
Os artistas que expõe seus trabalhos na Galeria ministram oficinas para os alunos do Solar e para os moradores destas comunidades e o resultado pode ser visto em exposições independentes.
É aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda com parte da renda revertida para os projetos do Solar Meninos de Luz.
Informações adicionais:
- custo mensal por criança R$ 1.500,00
- 1.400 refeições diárias
- 5 toneladas mensais de alimentos
- 40 oficinas no contraturno escolar: teatro, música, dança, robótica, esportes, artes
plásticas, judô, empreendedorismo, entre outras
- 41 anos de assistência à comunidade
- 34 anos de educação integral
- 4.500 beneficiários
- 4.500 m2 de área construída
- teatro para 400 pessoas
- complexo poliesportivo
- biblioteca comunitária com 4.000 livros
- laboratório de ciências
- galeria de arte com curadoria e calendário anual de exposições gratuitas
- 130 funcionários
- 40 prestadores de serviços
- 140 voluntários ativos
Siga o Solar Meninos de Luz nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/solarmeninosdeluz/
TikTok: tiktok.com/@solarmeninosdeluz
Linkedin:br.linkedin.com/company/solar-meninos-de-luz
Youtube: youtube.com/solarmeninosdeluz
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.