Atenção
FecharEncontros
Data: de 13 a 17 de abril
Renovando Nossa Energia é um encontro único de ativistas climáticos de todo o mundo que acontecerá de 13 a 17 de abril de 2025, em Brasília. Líderes indígenas, jovens ativistas, e figuras políticas estarão presentes entre as mais de 200 pessoas de 70 países diferentes.
Como sociedade civil defendendo a transição energética justa e o valor das comunidades indígenas, tradicionais e mais vulneráveis, esta é uma das nossas contribuições para o espírito de"mutirão"defendido pela presidência brasileira da COP30. O evento irá conectar centenas de pessoas de todo o mundo através de palestras, workshops e sessões culturais para catalisar projetos de energia renovável liderados por e em favor das comunidades. Construir energia renovável acessível, segura e de propriedade comunitária é um ato de justiça climática.
Destaques programáticos:
Demandamos que o Brasil lidere a transição energética justa na COP30:
Líderes indígenas, ativistas e o renomado artista de rua brasileiro, Mundano, apresentarão demandas por uma transição energética justa à presidência da COP30 antes das negociações climáticas da ONU no Brasil em novembro. A 350.org já lançou uma petição online internacional com essas demandas.
????Você pode esperar uma ação visual e criativa durante o evento! Para mais informações, entre em contato. Vídeos e fotos serão compartilhados aqui.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foi convidada a participar do evento, assim como a presidência da COP30, para debater com os participantes a necessidade de uma transição energética justa, colocando as pessoas e o meio ambiente em primeiro lugar.
Sessões online: O Encontro Renovando Nossas Energia também visa inspirar além do encontro presencial. Haverá cinco painéis online gratuitos para compartilhar conhecimento sobre descentralização de energia, poder da articulação comunitária e a transformação de nossos sistemas de energia para capacitar mais apoiadores e parceiros a se somarem na resistência à energia renovável. As sessões serão transmitidas ao vivo no YouTube pelos links abaixo, e para saber mais sobre os painéis, clique aqui.
Sobre o Renovando Nossa Energia
O Encontro Renovando Nossa Energia ocorre no meio da década decisiva em que precisamos urgentemente de ações climáticas – e que pode ser nossa última janela de oportunidade para garantir um planeta habitável para todos. O que fizermos agora, dentro de cinco a dez anos, definirá se vamos conseguir manter o aquecimento global em um nível seguro – ou se desencadearemos um ponto climático de não retorno.
No entanto, o poder mundial está nas mãos de poucos – empresas de combustíveis fósseis e bilionários que seguem colocando os lucros acima das pessoas e do planeta. Se quisermos garantir um futuro brilhante e próspero para todos, precisamos que o poder fique novamente em nossas mãos. Não queremos apenas novos sistemas energéticos, e sim sistemas melhores e mais democráticos.
O Encontro Renovando Nossa Energia é um momento importante que antecede as negociações climáticas da COP30, da ONU. Juntos, vamos aumentar a pressão sobre os governos e construir as soluções das quais nosso clima depende. Vamos fortalecer a ação climática, conectando agentes de mudança locais para inspirar, colaborar e implementar iniciativas de energia renovável lideradas pela comunidade, como um ato de resistência.
Durante o encontro de cinco dias, ativistas e grupos indígenas plantarão as sementes para campanhas de energia renovável que serão realizadas no mundo inteiro e depois retornarão às suas comunidades com ferramentas para implementar mudanças duradouras. Os participantes do Encontro Renovando Nossas Energia também vão planejar oportunidades de ação e poder conjuntas, como a adesão ao apelo por uma grande mobilização global pelas pessoas e pelo planeta em 2025 e a pressão sobre políticos para aumentar a ambição climática e o financiamento climático, com foco em uma transição justa, nas negociações climáticas globais da COP30.
Visão geral da programação
A programação se concentra nas lideranças indígenas, jovens e comunitárias, que são as verdadeiras guardiãs do nosso planeta e do clima. No mundo todo, os povos indígenas têm protegido ecossistemas cruciais e nos mostrado que colocar a vida acima do lucro e compreender os seres humanos como parte da natureza não é apenas possível, mas o único caminho a seguir. A liderança dessas pessoas traduz o que é um sistema descentralizado de energia renovável: soluções locais que respeitam e promovem toda a vida ao seu redor.
O treinamento vai incluir:
Destaques do programa
Apelos por justiça energética para todos antes da COP30: O Encontro Renovando Nossas Energia vai culminar com os participantes cobrando os líderes mundiais para que enfrentem o desafio climático com ações ousadas em energia renovável e parem de colocar os lucros acima das pessoas e do planeta. Essa ação conjunta dará início ao processo rumo a uma grande mobilização global ainda este ano, pressionando políticos a aumentarem a ambição climática e o financiamento climático rumo a uma transição energética justa nas negociações climáticas globais da COP30, no Brasil, em novembro.
Renomado artista de rua brasileiro, Mundano irá trabalhar com ativistas e participantes do encontro para produzir, antes da COP30, uma obra inédita que clama por uma transição energética justa.Mais informações sobre a ação e o artivismo de Mundano serão enviadas ao longo do evento. Vídeos e fotos estarão disponíveis aqui.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.