Atenção
FecharOutros
Data: 5 e 6 de julho
Foto: Vitor Marigo
O Parque Nacional da Tijuca, o mais visitado do Brasil e que abriga a maior floresta urbana replantada do mundo, vai comemorar os seus 64 anos com uma programação extensa para o público, neste fim de semana. Nos dias 5 e 6 de julho (sábado e domingo), das 8h às 17h, cerca de 30 atividades serão oferecidas para turistas, famílias e frequentadores assíduos: trilhas guiadas para crianças, adultos e idosos; exposições de fotos e quadros; mountain bike; voluntariado e brincadeiras infantis são algumas das opções para celebrar a Unidade de Conservação que protege o fragmento de Mata Atlântica fincado no coração do Rio de Janeiro.
Nos dois dias, a programação tem início às 8h, com um passeio guiado na Floresta da Tijuca com alunos de escolas públicas, que serão conduzidos pela equipe do Instituto de Educação Ambiental Moleque Mateiro. Neste mesmo horário, serão abertas a mostra com quadros de pintoras que retratam o Parque e a exposição de fotos do livro “Parque Nacional da Tijuca”, de autoria do fotógrafo de natureza Vitor Marigo.
Ao longo do dia, os visitantes terão aulas sobre prevenção de acidentes com animais peçonhentos na floresta, os riscos e os cuidados a serem tomados, incluindo a exibição de algumas espécies para facilitar o aprendizado.
Brigadistas do ICMBio e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) darão explicações sobre como é feito o combate a incêndios florestais, os equipamentos que são utilizados e quais são as ameaças do fogo à Mata Atlântica. Já um estande do Programa de Voluntariado do Parque vai receber visitantes e promover inscrições no programa de voluntariado mais antigo do Brasil, criado em 2003 e que já plantou cerca de 80 mil mudas nativas em 22 anos de existência. Haverá ainda plantio nos dois dias de evento, acompanhado de voluntários.
Para idosos e Pessoas com Deficiência, vans realizarão passeios em três horários diferentes, em cada dia, em diferentes pontos turísticos do setor Floresta, como a Cascata Gabriela. Monitores ambientais vão acompanhar as três turmas, que terão limite de 16 pessoas.
Outro destaque é a participação da Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro (AME-RIO). Em parceria com a UC, será promovida uma palestra com Celicina de Fátima Ferreira, presidente da AME-RIO, sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão para o ecossistema e o impacto que a extinção desses insetos pode causar na sobrevivência humana.
?? Novidades e atrações diferenciadas para atrair o público
Com o objetivo de atrair mais visitantes, a programação traz novidades e atrações diferenciadas. Uma estreia é o Banho de Floresta, que é uma experiência sensível de bem-estar e de reconexão com a natureza. Ela é conhecida como “Shinrin Yoku” no Japão, país em que esta prática integrativa foi criada. Será ministrada por Bia Novaes, Terapeuta Florestal formada pelo Instituto Brasileiro de Ecopsicologia.
Para os aventureiros mirins, uma atração diferente é a Pistinha das Crianças. Ela é uma trilha de mountain bike desenhada exclusivamente para crianças até 10 anos de idade, inaugurada há poucos meses no setor Floresta. O traçado tem obstáculos adequados à idade permitida e ao nível de experiência dos pequenos iniciantes, que poderão aumentar o senso de respeito e cuidado pelo meio ambiente por meio dessa prática esportiva.
O cuidado com a natureza, o corpo e a mente poderão ser trabalhados em conjunto nas aulas de Tai Chi Chuan disponibilizadas nos dois dias. O instrutor Alexandre Bastos vai ministrar duas sessões no Largo do Tai Chi, onde será possível aproveitar os benefícios da técnica que utiliza movimentos do corpo para promover o bem-estar. No domingo (6), quando o Parque completa 64 anos de sua criação, será realizada a cerimônia de encerramento, das 15h às 17h, com um parabéns coletivo, bolo de aniversário e a premiação das pinturas mais votadas pelo público.
???? Orientações gerais:
- O Parque funciona todos os dias, incluindo fim de semana e feriados, das 8h às 17h. Endereço: Estrada da Cascatinha, 850 - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro
- Levar repelente contra mosquitos, protetor solar, lanche, água e seus remédios de uso pessoal. Se fizer calor, usar roupas e calçados leves, além de boné/chapéu para criar sombra e proteger.
- O Centro de Visitantes do setor Floresta e demais estruturas de apoio (sede administrativa, banheiros) funcionam das 8h às 17h.
- Veículos motorizados leves, como carros e motos, podem acessar o setor Floresta da Tijuca entre 8h e 17h, mas há limite de vagas.
????? Programação completa:
Toda a programação completa está disponível clicando em: https://bit.ly/Programacao64PNT
???? Curiosidades e informações gerais sobre o Parque
Acesse aqui: https://bit.ly/InfosGeraisPNT_020725
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.