Atenção

Fechar

agenda

Outros

Agência GAEL se une à plataforma Menos 1 Lixo e ao Grupo Benfeitoria

Criar experiências gerando o maior impacto positivo possível na sociedade e no planeta. Essa é a missão da GAEL, agência multiplataforma de comunicação, focada no desenvolvimento de projetos nas indústrias de eventos e entretenimento com o intuito de posicionar marcas e suas plataformas e também no desenvolvimento de projetos proprietários. Criada originalmente em 2014 por Gaetano Lops, a agência, que durante anos atuou junto a grandes grupos de comunicação, passa a seguir de forma independente desde 2021.

A partir de 2025, a GAEL atuará em parceria a Menos 1 Lixo e o Grupo Benfeitoria, líderes em seus segmentos de negócios e referências pelo potencial transformador, inovador e com capacidade de multiplicação.

Nesse novo cenário, a GAEL evolui seu foco na criação de experiências mobilizadoras e regenerativas, adotando processos e ações com base nas mais significativas metodologias de negócios de impacto do mundo como, por exemplo, o Sistema B Brasil. Com a proposta de atuar como um parceiro estratégico 360? para seus clientes, GAEL, Menos 1 Lixo e Benfeitoria atuarão juntas desde a etapa inicial de ideação, estratégia e planejamento, alinhando as diretrizes e as práticas socioambientais.

Esse novo modelo quebra a cronologia usual de mercado, onde parceiros e especialistas de responsabilidade ambiental e social são chamados à mesa na etapa final, com um briefing de projeto já definido para indicar ações que se enquadram dentro do cronograma e do budget já previamente distribuído.

O que muda na prática

Com essa união e sinergia de atuação, todos os projetos desenvolvidos pela GAEL, proprietários ou para marcas, já nascem com uma lente diferenciada em suas premissas, construção e ações. Não é uma adaptação para compensação, mas a definição de conceitos e ações que terão impactos efetivos e concretos. Além disso, projetos da Benfeitoria e da Menos1Lixo ganham a expertise da GAEL para que todas as soluções atendam as demandas dos clientes das 3 empresas, sempre com um ponto de vista regenerativo.

  • Em 2024 a GAEL realizou 95 projetos ao longo do ano
  • O faturamento da agência triplicou de 2022 para 2023, e cresceu cerca de 140% para 2024.
  • Para 2025, a previsão é de crescimento de 25%. Desse total, 10% vindos de projetos de impacto
  • Em novembro, a GAEL, através da Eu Apoio, empresa do grupo que conecta pessoas e empresas a causas sociais via lei de incentivo, lança durante a COP 30 o filme documental Com Causa, sobre Causas Sociais, produzido em parceria com a produtora Giros. A produção é finalista do Festival de ROMA.
  • A GAEL, a Menos 1 Lixo e Benfeitoria estarão presentes em Belém em novembro com a realização da primeira edição do Festival Coletivo, que acontecerá dentro da Casa Brasil COP30

Gaetano Lops com Fê Cortez e Wagner Andrade, do Menos 1 Lixo

Menos 1 Lixo

Criada em 2015 pela ativista ambiental Fe Cortez, a Menos 1 Lixo, negócio de impacto certificado pelo sistema B, é reconhecida como a plataforma de conteúdo de sustentabilidade mais influente do país, alcançando 3 milhões de pessoas por mês. Seu principal símbolo é o copinho retrátil de silicone, pioneiro no Brasil, e que ajudou a impulsionar o mercado local de produtos reutilizáveis. Com projetos realizados para três mil empresas, as ações da Menos 1 Lixo contribuíram para evitar o descarte de mais de 3,6 bilhões de copos descartáveis, mostrando como é possível produzir grandes transformações coletivas a partir de ações individuais.

Além de empoderar pessoas para uma vida mais sustentável, a Menos 1 Lixo apoia empresas e o setor público em suas jornadas regenerativas como o desenvolvimento de projetos de comunicação e engajamento. A plataforma também tem iniciativas proprietárias como o programa de TV "Planeta Menos 1 Lixo", exibido pelo Canal Futura.

Benfeitoria

Fundada em 2011 pelo casal Tati Leite e Murilo Farah, a Benfeitoria é um hub de inovação em impacto que, há 14 anos, cria e opera soluções para transformar boa intenção em ação e fortalecer a cultura benfeitora no Brasil. Nascida como a primeira plataforma de crowdfunding do mundo com comissão livre, expandiu sua atuação com tecnologias e programas que unem poder público, empresas e sociedade civil, como o Rio+ (plataforma de prototipação urbana em parceria com Prefeitura, Natura e FGV). Foi pioneira também no matchfunding no país, modalidade de fomento que dobra a arrecadação de projetos, com fundo de até R$50 milhões com o BNDES. E, ainda, responsável pela operação do ParaQuemDoar, plataforma de fomento à cultura de doação da Globo. Nos últimos 14 anos, já mobilizou mais de R$378 milhões para mais de 14 mil projetos apoiados por mais de 1 milhão de pessoas. Hoje conta com um instituto sem fins lucrativos para disseminar a cultura do cuidado e um laboratório B2S de inovação social (Benfeitoria Studio), que cocria soluções com marcas, instituições e governos.

A Benfeitoria foi criada em 2011 por Tatiana Leite e Murilo Farah como uma plataforma de financiamento coletivo para projetos de impacto, reconhecida como o primeiro modelo no mundo a atuar com comissionamento livre. Ao longo dos anos, sua aposta na força da coletividade levou a desenvolver projetos e plataformas unido o poder público, empresas privadas e outras instituições. Entre as realizações estão o Rio+, realizado em 2013 junto com a Prefeitura do Rio de Janeiro, Natura e Fundação Getúlio Vargas / FGV, uma plataforma de inovação aberta criada para viabilizar as melhores ideias dos cariocas para a cidade.

Em 2015, teve início uma nova vertente, o Matchfunding: quando parceiros multiplicam a arrecadação de projetos selecionados por edital.

Em 2022, a Benfeitora passou a ser responsável pela operação do portal Paraquemdoar, uma iniciativa da Globo para fomentar a cultura de doação. Desde sua fundação, já são mais de 14 mil projetos apoiados e viabilizados, com mais de 1 milhão de pessoas cofinanciado diretamente. Em 14 anos, são mais de 378 milhões de recursos mobilizados para impacto.





Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.