Atenção
FecharReuniões
Data: De 3 a 5 de novembro
Realizado de 3 a 5 de novembro, o Fórum será um pré-evento oficial da COP30, reunindo centenas de prefeitos, governadores e líderes regionais do Brasil e de todo o mundo para impulsionar as negociações.
Os copresidentes incluem a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera; o secretário das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, Simon Stiell; os copresidentes da C40 Cities, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, e a prefeita de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o governador da Califórnia, Gavin Newsom.
| Clique Para Download |
New York, New York (21 de Outubro de 2025) — A Presidência da COP30 e a Bloomberg Philanthropies anunciaram hoje um grupo distinto de co-presidentes globais e locais para o Fórum de Líderes Locais da COP30, que se reunirá no Rio de Janeiro, entre 3 e 5 de novembro, antes do início das atividades da COP30, em Belém.
Organizado em conjunto pela COP30 e pela Bloomberg Philanthropies, o Fórum reunirá centenas de prefeitos, governadores e líderes regionais para elevar a liderança local e apresentar resultados concretos em relação às prioridades climáticas globais.
Os copresidentes vão conduzir a visão do Fórum, mostrar como as ações locais fortalecem as ambições climáticas nacionais e globais e ajudar a garantir que as NDCs sejam cumpridas por meio da colaboração em todos os níveis do governo. A liderança deles servirá para mobilizar prefeitos, governadores e líderes regionais na redução das emissões, no desenvolvimento de resiliência e na melhoria da qualidade de vida.
"A participação ativa de governos subnacionais e líderes locais em nosso Mutirão Global Contra as Mudanças Climáticas é crucial para acelerar a implementação do Acordo de Paris, abrir novas oportunidades de inovação e ampliar nossas estratégias de adaptação", disse Ana Toni, CEO da COP30. "Como aqueles que vivem e atuam na linha de frente dos impactos climáticos, governadores e prefeitos estão liderando essa mobilização. Nosso sucesso depende de uma ação coletiva rápida e de transformar o consenso global em ação local."
"Os líderes locais estão na linha de frente na luta contra as mudanças climáticas. E, dos governos estaduais às prefeituras, eles estão provando que estão à altura do desafio, disse Michael R. Bloomberg, enviado especial do secretário-geral da ONU para ambição e soluções climáticas e fundador da Bloomberg L.P. e da Bloomberg Philanthropies. "Em antecipação à COP30, o Fórum de Líderes Locais reunirá centenas de líderes municipais e estaduais para compartilhar ideias, elevar suas ambições e incentivar os governos nacionais a intensificar e acelerar suas ações."
O distinto grupo de copresidentes inclui:
Além disso, vários copresidentes globais — reconhecidos por sua liderança em inovação urbana, ação climática e serviço público — atuarão como jurados do Bloomberg Philanthropies Local Leaders Climate Awards. Eles avaliarão os projetos finalistas e selecionarão os vencedores, que serão anunciados durante o Fórum, no dia 4 de novembro.
"As cidades do Sul Global já estão demonstrando que a liderança climática não espera por permissão ou condições perfeitas, mas que estamos agindo agora porque a vida de nossos residentes depende disso", disse Yvonne Aki-Sawyerr OBE, prefeita de Freetown e co presidente da C40 Cities. "O Fórum de Líderes Locais da COP30 é uma oportunidade de mostrar ao mundo que, quando o financiamento internacional apoia a inovação local, podemos realizar uma transição justa na velocidade e na escala que a crise climática exige. Sinto-me honrada em copresidir este encontro de prefeitos e governadores comprometidos em transformar compromissos climáticos em ações tangíveis para proteger as comunidades e construir um futuro resiliente."
"Enquanto o mundo busca soluções reais e escaláveis para a crise climática, o Brasil tem uma oportunidade única de liderar pelo exemplo, aproveitando nossa experiência em equilibrar desenvolvimento e proteção ambiental", disse Helder Barbalho, governador do Pará. "Desbloquear o financiamento climático será fundamental para acelerar as mudanças positivas já em andamento em nossos territórios. Como copresidente do Fórum de Líderes Locais da COP30, tenho a honra de me juntar a outros líderes regionais para demonstrar que as cidades e os estados são impulsionadores essenciais da ação climática. Juntos, estamos prontos para transformar compromissos em resultados."
"Nossa delegação de líderes regionais não está apenas pedindo apoio — estamos oferecendo soluções. Cidades como Quezon City estão prontas para serem verdadeiras parceiras, trazendo liderança, inovação e ações concretas para ajudar os governos nacionais a cumprir suas metas climáticas globais. Como co-presidente e prefeita, estou empenhado em garantir que as cidades não estejam apenas na mesa de negociações, mas sejam reconhecidas como parceiras essenciais na definição da política climática. Trabalhando em conjunto, podemos acelerar o progresso e proporcionar benefícios reais às nossas comunidades", afirmou Joy Belmonte, prefeita de Quezon City.
"O que enche meu coração de esperança é ver líderes do Sul Global não apenas participando das negociações, mas também assumindo a liderança delas. De Freetown a Quezon City, do Pará a Phoenix, essas são as vozes que vêm exigindo justiça climática há décadas e agora estão conduzindo o diálogo ao lado de seus representantes nacionais", disse Christiana Figueres, sócia fundadora da Global Optimism e ex-secretária executiva da UNFCCC. "É assim que deve ser. A ação climática não pode ser projetada em uma parte do mundo e entregue a outra. Ela deve ser criada em conjunto, com a sabedoria e a urgência daqueles que estão na linha de frente nos guiando adiante. É exatamente isso que o Fórum de Líderes Locais da COP30 busca alcançar, e tenho a honra de ajudar a reunir esta delegação extraordinária de prefeitos e governadores como co-presidente para ver o progresso real se concretizar no Rio."
"As cidades são onde os desafios e as soluções para a crise climática se concretizam — seja em um bairro afetado por condições climáticas extremas ou na animação do chão de fábrica de uma indústria emergente", afirmou a prefeita de Phoenix, Kate Gallego, e presidente da Climate Mayors. "A realização do Local Leaders Forum significa que as decisões políticas tomadas na COP30 refletirão a realidade no terreno. Tenho orgulho de copresidir este fórum, ao lado de prefeitos, governadores e parceiros de todo o mundo que estão impulsionando a criação de empregos, acelerando a transição para a energia limpa e construindo cidades mais fortes e resilientes que prosperarão para as gerações futuras. Como prefeita americana, tenho orgulho de transmitir a mensagem de que este trabalho está avançando a todo vapor, independentemente da inércia federal."
"Cidades, estados e regiões estão impulsionando ações climáticas: investindo em energia renovável e transporte público sustentável, melhorando a qualidade do ar, expandindo o abastecimento de água e saneamento e promovendo o desenvolvimento socioeconômico sustentável. O Local Leaders Forum da COP30 é onde transformamos esses sucessos locais em soluções globais", disse Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível para o Clima da COP30.
"De Malmö a Belém, os governos locais estão promovendo soluções e ambições reais. Este é o nosso momento de fortalecer a colaboração em vários níveis e garantir que as vozes locais moldem as ações climáticas globais. Como copresidente da delegação do Fórum de Líderes Locais da COP30, tenho certeza de que, juntos, podemos construir comunidades resilientes e inclusivas , deixando um legado de mudanças duradouras para o benefício do mundo." disse Katrin Stjernfeldt Jammeh, prefeita de Malmö e presidente da ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
"Estou muito feliz por servir como co-presidente do Local Leaders Forum da COP30 e por trabalhar ao lado de líderes locais de todo o mundo que estão promovendo ações climáticas", disse o prefeito de Londres e copresidente da C40 Cities, Sadiq Khan. "As cidades têm provado continuamente que somos os realizadores, e não os postergadores, quando se trata de liderar o combate à crise climática global. À medida que nos aproximamos da COP30, é vital que os governos trabalhem em conjunto com as cidades para tomar as medidas ousadas necessárias para promover mudanças significativas."
"A resposta à crise climática começa com o empoderamento dos líderes locais", afirmou Gavin Newsom, governador da Califórnia e co-presidente da Aliança Climática dos Estados Unidos e da America Is All In. "De prefeitos a governadores, líderes regionais estão em uma posição única para transformar ambição em ação, e tenho orgulho de mostrar que os governos subnacionais são parceiros estáveis, inovadores e indispensáveis no enfrentamento da crise climática."
"Por muito tempo, o mundo falou sobre a Amazônia sem nos consultar, a nós que vivemos aqui. Conforme nos preparamos para sediar a COP30 na minha cidade natal, Belém, o Fórum de Líderes Locais no Rio é nossa chance de mostrar ao mundo como apoiar as comunidades amazônicas por meio de investimentos reais em áreas como centros de saúde, infraestrutura e melhores condições de vida faz parte do que está impulsionando a ação climática. Estamos prontos para receber o mundo e demonstrar que proteger a Amazônia significa proteger as pessoas que a chamam de lar", disse Igor Normando, prefeito de Belém.
"Tenho a honra de sediar esta reunião histórica de líderes, impulsionando a ação climática global em nível local e nacional no Rio de Janeiro, e de atuar ao lado deles como copresidente do Fórum de Líderes Locais da COP30", disse Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. "É um grande orgulho para a cidade do Rio ser palco deste Fórum, que oferecerá insights críticos para a COP30, destacando os desafios climáticos mais urgentes que os líderes locais enfrentam, as soluções inovadoras que eles desenvolveram e como os governos nacionais podem melhor apoiá-los."
"Cidades como Hobart já estão sofrendo os impactos das mudanças climáticas. Como copresidente do Local Leaders Forum da COP30, estou trabalhando junto com outros líderes locais para proteger nossas comunidades e o meio ambiente. Temos a oportunidade única de aprender uns com os outros e demonstrar que as cidades, independentemente do tamanho, podem liderar a construção de um futuro mais seguro e sustentável", disse Anna Reynolds, prefeita de Hobart.
"Os líderes locais e regionais estão no centro da transição para uma economia verde, garantindo que os governos nacionais implementem ações climáticas que beneficiem suas comunidades", afirmou Teresa Ribera, vice-presidente executiva da Comissão Europeia para uma Transição Limpa, Justa e Competitiva e copresidente do Pacto Global de Prefeitos. "Estou muito satisfeita por copresidir, ao lado deste grupo distinto, orientando as discussões e decisões vitais do Local Leaders Forum da COP30. Ao capacitar os líderes locais e fortalecer as parcerias globais, trazemos soluções reais adaptadas às necessidades diárias dos cidadãos do mundo. Ao acelerar as ações climáticas, estamos melhorando sua qualidade de vida, tornando as economias mais eficientes e trazendo esperança em um momento de crescente ceticismo."
"À medida que nos aproximamos da COP30, sinto-me encorajado pela liderança e colaboração que serão demonstradas no Fórum de Líderes Locais no Rio, apoiado pela Presidência da COP30 e pela Bloomberg Philanthropies", disse Simon Stiell, Secretário Executivo da UN Climate Change. "Parcerias em todos os níveis de governo são essenciais para acelerar soluções climáticas e garantir que seus amplos benefícios cheguem a quem mais precisa - incluindo mais empregos e crescimento econômico, melhor condições de saúde, energia mais segura e acessível, só para citar alguns. Só trabalhando juntos podemos cumprir a promessa do Acordo de Paris e o espírito de cooperação do mutirão da COP30."
"Há dez anos, em Paris, criamos a estrutura para a ação climática global, o Acordo de Paris, que foi bem-sucedido porque reconheceu que o progresso deve ocorrer em todos os níveis", disse a Dra. Laurence Tubiana, CEO da European Climate Foundation e reitora da Paris Climate School na Sciences Po, ex-embaixadora da França para as mudanças climáticas e representante especial para a COP21, e campeã de alto nível da ONU para a ação climática na COP22. "À medida que nos aproximamos da COP30, precisamos do mesmo espírito de parceria e da mesma coragem para transformar compromissos em ações concretas. O Local Leaders Forum da COP30 reflete essa verdade: os planos climáticos nacionais são tão fortes quanto as ações locais que os implementam."
Durante três dias, o Fórum contará com eventos fundamentais, alinhados com a Agenda de Ação da COP30, e ajudará a promover prioridades como triplicar a energia renovável até 2030, duplicar a eficiência energética, fazer a transição para substituir os combustíveis fósseis e mobilizar US$ 1,3 trilhão anualmente até 2035 para apoiar países em desenvolvimento.
Os eventos incluirão a Cúpula Mundial de Prefeitos C40, a Cúpula Global de Estados e Regiões, a 88ª Assembleia Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o America Is All In Solutions Exchange, o Fórum das Cidades da Amazônia, o Bloomberg Philanthropies Local Leaders Climate Awards e sessões sobre Coalizão para Parcerias de Alta Ambição em Vários Níveis (CHAMP), Brasil e China.
Cúpula de Ação Climática Em 5 de novembro, o Fórum será encerrado com a Local Climate Action Summit (Cúpula de Ação Climática Local) — o momento mais importante da semana. Marcando dez anos desde que líderes locais se reuniram pela primeira vez em Paris para exigir ações ousadas na COP21, este raro encontro global destacará o poder dos governos locais para transformar ambições climáticas em resultados. No espírito do Mutirão Global da COP30, ela reunirá representantes locais, nacionais e internacionais para refletir sobre o progresso, apresentar recomendações para as negociações da COP30 e criar o impulso necessário para ações climáticas ousadas e imediatas.
Mais informações sobre o Fórum de Líderes Locais da COP30 podem ser acessadas aqui. Membros da imprensa interessados em cobrir o Fórum de Líderes Locais da COP30 devem solicitar credenciamento antecipado aqui.
###
Sobre a Bloomberg Philanthropies
A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em promover mudanças duradouras em cinco áreas principais: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública. A Bloomberg Philanthropies engloba todas as iniciativas de Michael R. Bloomberg, incluindo fundação, filantropia corporativa e pessoal, bem como a Bloomberg Associates, consultoria filantrópica que assessora cidades em todo o mundo. Em 2024, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$3,7 bilhões. Para mais informações, acesse bloomberg.org, assine nossa newsletter ou siga-nos no Instagram, LinkedIn, YouTube, Threads, Facebook, e X.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.