Atenção

Fechar

notícias

Projeto Grael promove regata ecológica e plogging para recolhimento de resíduos sólidos da Baia de Guanabara e praias de Niterói

A ação acontecerá na Praia de Jurujuba e Charitas em parceria com a Ball. A iniciativa faz parte da programação da Virada Sustentável do Rio de Janeiro

O Projeto Grael, criado pelos irmãos Lars, Axel e Torben Grael e que desde 1998 leva educação ambiental por meio de atividades náuticas, em parceria com a Ball, maior fabricante de latas para bebidas do mundo, promove nesta quinta-feira, 7 de junho, uma regata ecológica durante a segunda edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro. O evento que será aberto ao público terá concentração a partir das 8h na sede do Projeto Grael, em Niterói.

Além da regata que coletará resíduos flutuantes de trecho da Baía de Guanabara, a ação contará também com uma atividade de plogging, uma atividade que mescla exercícios físicos e coleta de lixo. Muita gente não conhece, mas além de ser bom para o meio ambiente, o exercício queima algumas calorias extras a cada vez que você se abaixa – o que também serve como uma boa oportunidade para alongar as pernas. A regata e a corrida serão realizadas de forma simultânea, mas terão roteiros distintos.

O objetivo da ação não é apenas coletar resíduos da área, mas também engajar alunos e integrantes do projeto, além do público geral, em torno da conscientização sobre o descarte correto do lixo e do aprendizado sobre os maiores vilões da poluição dos oceanos, o plástico. A regata contará com diversos veleiros que serão guiados por participantes do projeto. Um dos destaques do evento é o barco feito exclusivamente de alumínio, material infinitamente reciclável.

“A Semana do Meio Ambiente e a parceria com a Virada Sustentável têm a finalidade de sensibilizar a população sobre o impacto do lixo flutuante nos oceanos e, sobretudo, na Baía de Guanabara”, destaca o coordenador de Meio Ambiente do Projeto Grael, Thiago Marques.

A preocupação com a saúde dos oceanos é um dos pontos levantados periodicamente pelo Vá de Lata, movimento criado pela Ball para gerar conhecimento sobre os diversos benefícios e vantagens das latas de alumínio frente ao vidro e plástico (PETs). Para se ter uma ideia, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável e com o maior índice de reciclagem do mundo – 69% - contra apenas 43% do PET e 46% do vidro, conforme estudo conduzido pela Resource Recycling Systems. No Brasil, esse índice chega a 98%, colocando o país como líder mundial em reciclagem desse tipo de material.

“Esses dados só comprovam o quanto a lata é infinitamente reciclável e possui um ciclo de logística reversa eficiente, que cria uma cadeia de produção que gera empregos e renda em todas as fases de seu processo - da produção até o retorno ao mercado, o que dura em torno de 60 dias”, comenta Thaís Moraes, gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.

A ação será realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

SERVIÇO

Regata Ecológica e Plogging

Local da concentração: Avenida Carlos Ermelindo Marins, número 494, em Jurububa- Niterói

Data: 07/06

Hora: A partir das 8h







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!