Atenção

Fechar

Educação

Comunidade de Jardim Gramacho ganha biblioteca comunitária

Patrocinada pela Ball, a biblioteca contará com acervo de 1200 livros que beneficiará cooperados e comunidade local

Do Rio

A Ball, maior fabricante de latas para bebidas do mundo, inaugurou mais uma biblioteca comunitária, do projeto Cantos de Leitura. Dessa vez a Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG), em Duque de Caxias, foi a beneficiada pelo projeto. O Cantos de Leitura tem como proposta proporcionar o contato de catadores de material reciclável e de toda a comunidade com a literatura.

A biblioteca está situada na sede da própria cooperativa, localizada em um local que ficou conhecido pelo “lixão de Gramacho”, que chegou a ser considerado o maior aterro sanitário da América Latina e que foi desativado há seis anos. No espaço, terão mesas e cadeiras de leitura, ambientação lúdica, brinquedos educativos e já começará a funcionar com cerca de 1200 livros, com títulos da literatura brasileira e universal sob o pilar da diversidade e inclusão com edições em braile e audiobooks.

O projeto conta com o apoio de Tião Santos (foto), presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (ACAMJG). Ex-catador do lixão Jardim Gramacho, hoje ele lidera um projeto de conscientização sobre descarte correto de lixo e reciclagem. “Comemoramos a chegada desse espaço porque entendemos que será uma forma de acesso ao conhecimento, tanto para nossos catadores, que são pessoas entre 30 e 40 anos que pouco tiveram acesso aos livros, como para seus filhos que poderão usar a biblioteca para adquirir conhecimento e fazer pesquisas escolares. Já a brinquedoteca será um atrativo para os filhos de meninas que ainda estudam e têm filhos - entre 13 e 15 anos -, e poderão vir pra cá com eles”, celebra Tião.

A Gerente de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, Thaís Moraes, destaca a importância do projeto. “A Ball busca desenvolver projetos que auxiliem na educação daqueles que são a base da cadeia de reciclagem do Brasil. Sabemos da importância que os catadores têm para as cidades e para o meio ambiente, por isso queremos proporcionar melhor capacitação desses profissionais e seus familiares. Acreditamos que com educação podemos ter um país mais consciente”, comenta.

A escolha do local se deu após um estudo minucioso sobre a região. De acordo com o IBGE (Censo 2010), a população estimada de Duque de Caxias é de 855.048 pessoas, sendo o terceiro município mais populoso do estado, depois da capital e de São Gonçalo. A cidade está na 35º posição no ranking de cidades com maior índice de mortalidade infantil do Estado do Rio de Janeiro. E, em relação a taxa de escolarização para pessoas de 6 a 14 anos, Duque de Caxias aparece em 85º lugar na lista das 92 cidades do estado

"O Cantos de Leitura busca estimular o prazer pelo ato de ler, promove a autoestima de pessoas, pois muitos nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, destaca Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.

Além de Duque de Caxias, outras bibliotecas já foram inauguradas em outras cooperativas: Reciclázaro (SP), Aliança (AM), Cooperfênix (DF), Pró-Recife (PE), Agentes Ecológicos de Canabrava (SAA), Reciclando Pela Vida (POA) e CooperRei (RJ). A comunidade de Campo Belo, em Nova Iguaçu (RJ), e a Cooperativa de Catadores de Material Reciclável Três Rios (Cotrecol), também ganharam uma nova biblioteca neste mês.

A ação é realizada pela Rede Educare, que atua na criação e captação de recursos para projetos sociais e culturais, e patrocinada pela Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, líder global na fabricação de embalagens de alumínio para bebidas, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

Sobre a Ball Corporation

A Ball Corporation fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens para clientes de bebidas, alimentos e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços, principalmente para o governo dos EUA. A companhia e suas subsidiárias empregam 17.500 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US $ 11 bilhões em 2017.

Na América do Sul a empresa conta com 11 fábricas no Brasil, uma no Chile e uma na Argentina, além de um centro de distribuição no Peru. Para mais informações, acesse http://www.ball.com.

Rede Educare: 10 anos! - A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Em 10 anos, a missão de fazer essa rede se comunicar e funcionar construiu sua trajetória, tornando-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis federais de incentivo, atua em oito estados, fazendo acontecer encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. Mais de 100 mil pessoas foram impactadas pelos projetos realizados através da Rede Educare nos últimos anos. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!