Atenção

Fechar

Destaques

Editora de Plurale, Sônia Araripe, recebe o Prêmio Honra ao Mérito SocioAmbiental Lagoa Viva junto a ecologistas, juristas e projetos socioambientais

Ambientalistas, autoridades da área ambiental, juristas e projetos socioambientais também foram agraciados nesta 6ª Edição da premiação

Da Equipe Plurale

A celebração do seu 19º Aniversário, o Instituto Cultural e Ecológico Lagoa Viva organizou, na noite de 21 de fevereiro, a 6ª edição do Prêmio HONRA AO MÉRITO SOCIOAMBIENTAL LAGOA VIVA. O evento, que aconteceu no Campo de Golfe Olímpico, na Barra da Tijuca - coordenado por Donado Velloso, do Lagoa Viva - Pacto de Resgate Ambiental e apresentado pelo jornalista Sidney Rezende - contou com a participação não só dos premiados, mas também de autoridades da área ambiental, ecologistas, empresários e jornalistas.

A Editora de Plurale, a jornalista Sônia Araripe, foi uma das premiadas no evento, assim como o jornalista Henrique Cortez, Editor do Portal Ecodebate, o ambientalista Alfredo Sirkis e vários outros nomes de destaque no cenário sustentável. Sônia recebeu o troféu do Professor de Agronomia e Especialista em Meio Ambiente, Felipe Brasil.

A lista completa de premiados: Maurício Couto, presidente do Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA/ INEA); Alfredo Sirkis, presidente do Fórum Brasileiro do Clima e Ex-Deputado Federal ; Beatriz Bittencourt Gonzales, presidente do Leo Clube; Projeto Golfe que te quero Golfe nas Escolas, por Carlos Favoreto; Flávia Teixeira, Assessora da Diretoria de Pós-Licença do INEA; Márcio Santa Rosa, engenheiro e Consultor de Planejamento Urbano Sustentável; Suzana Kahn, Presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Professora da Coppe/UFRJ e Prêmio Nobel no grupo do IPCC; Márcio Cataldo , diretor da Draxos; Henrique Cortez, jornalista, Editor do Portal Ecodebate; José Waldir Cavalcante, o Zé da Lagoa, ambientalista que faz incrível trabalho pela limpeza das Lagoas da Barra da Tijuca; o Projeto Ambiental do Condomínio Passaredo e o empreendimento imobiliário Ilha Pura, da Carvalho Hosken.

O Prêmio HONRA AO MÉRITO SOCIOAMBIENTAL LAGOA VIVA é uma distinção de reconhecimento e estímulo às personalidades, projetos, programas e entidades voltadas para o cuidado do ambiente, e que contribuem de forma relevante como elementos de uma história de luta em defesa da vida e na busca de soluções para os graves problemas ambientais atuais.

Sônia Araripe agradeceu a homenagem e falou sobre a relevância da Mídia Ambiental . A jornalista usava incrivel colar da grife sustentável Zoia Brasil , da designer Vanessa Wagner com a mensagem - CONSCIÊNCIA!

O evento teve também uma feira de apresentação de produtos naturais e veganos , como os deliciosos chocolates da Quetzal Chocolate de Origem . O chocolate é da Bahia e do Pará, mas incorpora também sabores regionais , como a castanha do bará, que ajuda a trazer o Cerrado para o chocolate.

Teve até música ao vivo , com cantor lembrando os rincipais sucessos de Sinatra , Cole Potter e outros .

Instituto Cultural e Ecológico Lagoa Viva

Fundado em 16 de fevereiro de 2000, o Instituto Cultural e Ecológico Lagoa Viva foi membro do CERH-RJ, de 2002/12 e membro do Comitê Baia da Guanabara de 2004/12, protagonista e atual membro como Sub Coordenador do Subcomitê de Jacarepaguá, membro do Conselho Gestor do Parque Estadual da Pedra Branca(PEPB), foi representante/sede 2000/06 da AGENDA 21 da (AP4).

Focado em contribuir para a revitalização e conservação permanente da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá, o Instituto Lagoa Viva é uma referência local, legitimado e já reconhecido por sua história de efetiva articulação junto ao poder público, empresas, entidades representativas, condomínios e comunidades locais.

Também foi responsável pela elaboração em parceria com o CREA-RJ, em setembro de 2000, da I Carta Náutica do Sistema Lagunar de Jacarepaguá e pela formação do recém formado Subcomitê da Bacia Hidrográfica de Jacarepaguá. Desta forma, vem ao longo destes treze anos, difundindo e compartilhando conhecimentos voltados para o cuidado ambiental local, por meio de encontros, seminários, palestras, campanhas, mobilizações, publicações, pesquisas, projetos, capacitação, oficinas e sensibilização participativa da comunidade local, participou de relatórios de sustentabilidade, pelo reconhecimento das práticas realizadas, recebeu diversas homenagens, moções e premiações.







Veja também

1 comentário | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Cristina Mello |
Excelente matéria, uma iniciativa inclusiva que precisa ser replicada . Parabéns Flávia e Sônia.