Atenção

Fechar

Artigos e Estudos

Gestão de processos sustentáveis ainda é desafio para PMEs

Gestão de processos sustentáveis ainda é desafio para PMEs

Do Rio

A sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável se tornaram conceitos relevantes nos últimos tempos, no Brasil e no mundo, em função dos problemas climáticos e da escassez de recursos naturais. Diante da urgência do tema, especialistas têm buscado novas práticas de gestão que possam ser implementadas nas organizações, considerando não só as dimensões econômico-financeiras, como também as dimensões social-ambiental.

De olho nessa mudança de mentalidade, o Ibmec RJ analisou como as micro e pequenas localizadas no Estado do Rio de Janeiro estão se adaptando a essa nova realidade. O resultado, no entanto, é pouco animador. Das 1.049 empresas estudadas, apenas 20% delas seguem normas de Sistema de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social - ISO14001 e/ou SA 8000.

"Mesmo que se tenha tido um percentual de 20%, é possível constatar que as micro e pequenas empresas estão buscando, de maneira formal, ajustar seus processos para atender às exigências ambientais", avaliam as pesquisadoras do Mestrado em Administração do Ibmec RJ, Aline Barbatoro (aluna) e Ana Beatriz Moraes (professora-orientadora).

A pesquisa desenvolvida pelo Mestrado em Administração do Ibmec RJ analisou empresas de diferentes ramos e que estavam cadastradas na base de dados da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) no período de 2015 a 2016. O estudo revelou ainda que companhias que possuem um maior envolvimento e engajamento de seus funcionários e gestores na organização têm maior probabilidade de verem suas práticas sustentáveis aceitas e implementadas por todos os funcionários.

E as boas práticas acabam indo além das fronteiras da organização. "Quanto mais próxima e colaborativa é a relação das micro e pequenas empresas com seus fornecedores, maior é a probabilidade de existirem também ações sustentáveis e inovações em processos nessas companhias", afirmam as pesquisadoras.

Sobre o Ibmec

Reconhecido como uma das mais importantes e qualificadas escolas de negócios do país, o Ibmec vem, há mais de quatro décadas, formando os verdadeiros protagonistas nas suas áreas de atuação e que estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo. Pioneiro no MBA em finanças do Brasil em 1985, o Ibmec atualmente possui mais de 50 cursos de pós-graduação presenciais e online, entre MBAs, Global MBAs e LL.M., e um amplo portfólio de graduação em seis diferentes áreas: Economia, Finanças, Direito, Engenharia, Comunicação e Arquitetura. Com unidades próprias no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo, além de estar presente nas cidades de Fortaleza, Recife, Salvador e Campinas, a instituição está preparada para proporcionar aos seus alunos um ambiente de colaboração, integração, experiência internacional e ensino de qualidade voltado à prática. Em 2015, passou a fazer parte do grupo de educação superior Adtalem Educacional do Brasil. Saiba mais:http://www.ibmec.br/





Ir para lista de artigos e notícias


Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!