Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Engenheira de Manaus é reconhecida em importante publicação científica internacional

Artigo publicado aborda o uso da IoT (Internet das Coisas) e de medidores inteligentes para que consumidores acompanhem, em tempo real, o consumo de seus itens eletrônicos

De São Paulo

Um estudo sobre o monitoramento de energia desenvolvido por uma colaboradora do Sidia – Instituto de Ciência e Tecnologia – está presente na publicação Proceedings of the 3rd Brazilian Technology Symposium (BTSYM), livro que se propõe a ser um fórum interdisciplinar para apresentações e discussões sobre as mais recentes descobertas e estudos científicos em diferentes áreas do conhecimento. Rachel Lima, de 24 anos (foto), escreveu sobre monitoramento de energia de dispositivos de baixa potência usando um medidor inteligente.

Seu artigo foi apresentado durante o BTSYM 2017, ocorrido em Campinas (SP), e o protótipo que deu origem ao estudo esteve presente na Campus Party em Porto Velho (RO), a primeira na Região Norte do País. Por meio de dois sensores, o protótipo faz a leitura e processamento de dados que são enviados para uma plataforma web que gera gráficos que permitem o monitoramento, em tempo real, do consumo de energia do equipamento.

No Sidia, a profissional teve como inspiração atitudes simples tomadas pelo seu pai, que sempre teve o hábito de recomendar que as luzes fossem apagadas ao sair do ambiente. “Além disso, eu comecei a observar o grande aumento do consumo de energia em nossa cidade (Manaus – AM). Imaginei que essa poderia ser uma grande oportunidade para falar sobre essa opção de monitoramento com o uso da IoT (Internet das Coisas) e de medidores inteligentes, permitindo aos consumidores a checarem em tempo real o consumo de seus itens eletrônicos”, afirma Rachel Lima.

Agora, a profissional trabalha em um novo artigo, dessa vez sobre um novo sistema de monitoramento energético de residências desenvolvido pelo Sidia. “Estou feliz com a oportunidade e a excelente estrutura oferecida, com alta tecnologia, realidade virtual, realidade aumentada entre os desafios profissionais que nos permitem sonhar além”, afirma.

SOBRE O SIDIA

O Sidia - Instituto de Ciência e Tecnologia é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global. Fundado em 2004, atua no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicações para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

Com sede na capital do Amazonas, o instituto conta com um time formado por mais de 750 profissionais das mais variadas formações intelectuais, culturais e engajados em inovação, que são treinados e capacitados nas atividades de desenvolvimento de projetos tecnológicos, seguindo padrões internacionais de qualidade.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!