Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

BYD no Brasil atinge a marca de 1GWp, cerca de 30% da energia solar fotovoltaica no País

Fábrica da BYD Energy no Brasil ajudou a consolidar o mercado de energia solar fotovoltaica, que recentemente atingiu 3 GW instalados no País

De São Paulo

image.png
Complexo Fotovoltaico Floresta, instalado em Areia Branca (RN) com módulos fotovoltaicos BYD

A BYD, a maior fabricante de baterias de lítio e de veículos 100% elétricos do mundo, acaba de atingir a marca de 1 GWp de painéis solares entregues no Brasil. A BYD é líder em novas energias pelo mundo e se orgulha muito de ter contribuído para que o País alcançasse a marca de 3 GWp instalados (sendo 1 GWp somente em geração distribuída), conforme projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) baseado em dados na Aneel.

Energia Limpa e Mobilidade elétrica

No início de 2017, a BYD inaugurou sua segunda fábrica na cidade de Campinas-SP, exclusiva para produzir painéis solares fotovoltaicos. Dois anos antes, a BYD chegou ao País, também em Campinas e montou sua linha de produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras.

Segundo a Aneel, foram 31.896 novas conexões de micro e mini geradores na rede até o final de junho de 2019, comparados aos 35.139 sistemas instalados em todo o ano de 2018. Já em potência instalada, o volume no primeiro semestre de 2019 foi de cerca de 361 Megawatts (MWp), que representa 91,85% de todas as instalações de 2018 (393 MWp), o que corrobora com a tese de crescimento do tamanho e da importância dos projetos solares fotovoltaicos na matriz elétrica do Brasil.

Abertura para o mercado de geração distribuída (GD)

Entre 2017 e 2018, a BYD fornecia seus produtos somente para grandes projetos de geração centralizada, com clientes globais como a francesa Engie, a norueguesa Scatec (agora Equinor) e a norte americana AES. Entretanto, no final de 2018, a BYD começou a vender seus módulos fotovoltaicos pelos distribuidores do setor visando o mercado de geração distribuída, inicialmente na ALDO Solar, e mais recentemente, com outros líderes do setor, como Alsol, PHB, WEG, DEMAPE, HCC, Solbras, Handysolar, Engie, entre outras.

Gustavo Tegon, Gerente de Vendas da BYD Energy do Brasil ressalta que a empresa, que já é referência mundial na fabricação de placas solares e sistemas de armazenamento de energia, também é referência no país. "Após o estabelecimento da fábrica de painéis solares em Campinas, grande parte do emergente mercado de solar no Brasil tem optado pelos produtos BYD pela sua qualidade, tecnologia e capacidade de entrega. Ter alcançado quase 1/3 do mercado nacional é uma prova da nossa excelência. "

Fonte solar fotovoltaica com armazenamento de energia – Parceria BYD/ ALSOL/CEMIG

A BYD e a Alsol Energias Renováveis ampliaram sua parceria em 2017, quando a Alsol iniciou os estudos para a montagem de uma fazenda solar em Uberlândia. Com a utilização da tecnologia de baterias estacionárias BYD, a empresa conseguiu desenvolver um sistema pioneiro no País, integrando uma planta solar de 400 kW a uma bateria de 1.36 MWh de baterias junto a CEMIG.

A criação desta usina foi inovadora no Brasil. Graças ao sistema de armazenamento garantido pelas baterias de lítio, foi possível gerar energia e armazenar o excedente nas baterias. O excedente passou a ser utilizado nos horários de pico, entre 18h e 22h, fazendo um adequado gerenciamento de demanda.

Atualmente, a Alsol Energias Renováveis está construindo na região metropolitana de Campinas a maior usina de geração distribuída com painéis solares fabricados no Brasil do estado de São Paulo, a usina de energia solar TMW Energy. Para esta usina, a BYD está fornecendo 14,4 mil painéis de 330 KMp, que ocuparão um terreno de cerca de 80 mil metros quadrados. A usina terá potência instalada de 4,75 MWp, com projeção de geração de 7.318.000 kWh de energia ao ano.

Entrega do lote de 1 GWp de painéis solares no Brasil: Aldo Solar.

A maior fornecedora de equipamentos de energia solar do Brasil em Geração Distribuída, a Aldo Solar, tornou-se também a maior cliente da BYD na América Latina em painéis solares. Os números da empresa impressionam com mais de 29.000 geradores de energia solar vendidos e um gerador faturado a cada quatro minutos. Atualmente a Aldo já é apontada como a empresa que mais cresce no segmento de energia solar e que possui a maior disponibilidade de geradores de energia solar, com um estoque para pronta entrega de mais de cinco mil diferentes tipos de geradores.

Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento

Segundo o Diretor de Sustentabilidade da BYD Brasil, Adalberto Maluf, a empresa é a maior investidora em pesquisa e desenvolvimento no setor no pais. "Como contrapartida por nossa participação no programa federal do PADIS, a BYD investiu na criação do maior e mais bem equipado laboratório de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em geração solar fotovoltaica da América Latina. Até o final de 2019, o laboratório será finalizado e depois doado para a UNICAMP para se transformar numa referência em pesquisa e inovação no país".

Inovação e desenvolvimento de novas tecnologias são o DNA da BYD, uma empresa que já criou mais de 24 mil patentes pelo mundo e emprega, atualmente, cerca de 20 mil engenheiros pesquisadores, dentre uma força de trabalho de mais de 240 mil colaboradores entre as mais de 30 fábricas do grupo pelo mundo.

"Pioneira em soluções de energia limpa"

Gigante global da energia limpa, a BYD é a maior fabricante global de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in (de 2015 a 2018). A empresa está presente nos seis continentes, com veículos operando em mais de 300 cidades de 50 países. Superando 240 mil funcionários distribuídos em 30 fábricas ao redor do globo (sendo 20 mil engenheiros pesquisadores que já desenvolveram acima de 24 mil patentes), a BYD é ainda a segunda maior fornecedora de componentes para celulares, tablets e laptops no mundo de outras marcas globais. A companhia foi considerada uma das 15 empresas que estão mudando o mundo para melhor, "Change The World" da Revista Fortune, e, em 2016, ganhou o prêmio Zero Emission Eco system da ONU, entre outros prêmios internacionais.

No Brasil, a BYD abriu sua primeira fábrica em 2015 para produção de ônibus elétricos e comercialização de veículos e empilhadeiras em Campinas, interior de São Paulo. Em abril de 2017, inaugurou sua segunda planta para produção de módulos fotovoltaicos, consolidando-se como uma das líderes desse importante mercado no Brasil. Em fevereiro de 2019, a BYD Brasil assinou seu primeiro projeto de SkyRail (monotrilho) no país, numa Parceria Público Privada (PPP) de R$ 1,5 bilhão na cidade de Salvador. A BYD Brasil já emprega mais de 250 funcionários nas cidades de Campinas e São Paulo.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!