Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Greta Thunberg zarpa para as Américas a bordo do barco de corrida de emissão zero Malizia II

“A janela para manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5oC ou 2oC está se fechando muito rápido. É por isso que estou fazendo esta viagem ”- Greta Thunberg

O Malizia II, equipado com painéis solares e turbinas submarinas para eletricidade, medirá os níveis de CO2 oceânico ao longo do caminho.

Hoje (14/08/19) a ativista climática sueca Greta Thunberg iniciou sua jornada transatlântica para a cidade de Nova York, marcando o primeiro dia de sua viagem pelas Américas. O veleiro Malizia II, de 60 pés sob o comando de Boris Herrmann e Pierre Casiraghi, partiu de Plymouth, Reino Unido, por volta das 15h pelo horário local, e deve chegar à costa norte-americana em aproximadamente duas semanas, dependendo do tempo.

Você poderá acompanhar a jornada por meio de um rastreador on-line ao vivo pelos links www.borisherrmannracing.com e www.teammalizia.com. Há acesso limitado aos dados da Internet, mas Greta e Boris poderão se comunicar e compartilhar conteúdo através de seus canais de mídia social.

“Esta viagem simboliza duas coisas: que não é fácil substituir os combustíveis fósseis e que superar esse desafio pode ser uma grande aventura. Também oferece a oportunidade de nos aproximar da natureza, uns aos outros e a nós mesmos. Esta travessia de 3.500 milhas náuticas do Atlântico Norte será difícil, mas não tenho dúvidas de que Greta, com sua notável coragem, abraçará essa jornada”, diz Boris Herrmann.

Pano de fundo da viagem

Greta falará na Cúpula de Ação Climática das Nações Unidas, organizada pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, na cidade de Nova York, em 23 de setembro, e participará das grandes manifestações climáticas previstas para os dias 20 e 27 de setembro. Ela também planeja visitar o Canadá e o México. Greta viajará então para a conferência anual do clima da ONU (COP25) em Santiago, Chile, entre os dias 2 e 13 de dezembro, e tem planos de visitar outras partes da América do Sul que são importantes para enfrentar a crise climática. Ela viajará de trem, onde for possível, caso contrário, escolherá os meios de transporte menos intensivos em carbono. Para tanto, ela está tirando um ano sabático da escola e ficará ausente por pelo menos nove meses. Ainda não está decidido como ela retornará à Europa.

Greta terá a companhia de seu pai, Svante Thunberg, e do cineasta Nathan Grossman, da B-Reel Films, que documentarão a jornada. O barco será conduzido pelo l capitão de corridas profissional Boris Herrmann, e pelo fundador da equipe Malizia, Pierre Casiraghi, que doaram seu tempo e habilidades para ajudar Greta a cruzar o Atlântico sem voar. A viagem é organizada em conjunto por Greta, Team Malizia e B-Reel Films.

Greta Thunberg

Greta Thunberg, 16, é uma ativista climática da Suécia que iniciou uma greve na escola em frente ao parlamento sueco em agosto de 2018. Desde então, sua iniciativa inspirou greves escolares para ações climáticas em mais de 150 países. Mais de dois milhões de pessoas participaram globalmente

greves escolares em março e maio. Greta planeja continuar seu protesto toda sexta-feira até que a Suécia esteja em consonância com o acordo climático de Paris.

Greta falou aos tomadores de decisão na cúpula climática da ONU na Polônia, no Fórum Económico Mundial em Davos e no Parlamento Europeu e em vários parlamentos nacionais europeus. Ela foi indicada ao prêmio Nobel da Paz e esteve na lista das 100 pessoas mais influentes da revista Time em 2019.

Greta vive em Estocolmo com sua família e terminou o 9º ano de ensino no início deste verão. Ela agora está tirando um ano sabático da escola para permitir que ela leve sua campanha climática para as Américas, em um momento em que é crucial reverter rapidamente a curva de emissões para limitar os impactos mais perigosos da crise climática.

Time Malizia

O Time Malizia é uma equipe de corrida a vela fundada em 2016 por Pierre Casiraghi e Boris Herrmann com o Malizia II, um monocasco de alta tecnologia IMOCA 60 '. Os dois são companheiros de corrida, bons amigos e exploradores do oceano. Juntos, eles trabalharam para criar o Team Malizia com o objetivo de navegar nas maiores corridas oceânicas do mundo, incluindo a Vendee Globe 2020 e The Ocean Race 2021. A dupla também desenvolveu o Malizia Ocean Challenge, um projeto de ciência e educação apoiado pelo Príncipe Albert II da Fundação Mônaco. Há um pacote de educação gratuito para download em inglês, francês e alemão que ensina jovens de 8 a 12 anos sobre a mudança climática e o oceano. A equipe também está medindo o CO2 oceânico através de um sensor de CO2 a bordo em todas as suas jornadas de navegação. Os dados coletados são entregues ao Instituto Max Planck de Meteorologia, em Munique, e ao Centro Geomar Helmholtz de Pesquisa Oceânica, em Kiel.

B-Reel Films

A B-Reel Films (BRF) é uma produtora de filmes sueca que está fazendo um documentário sobre Greta Thunberg e sua luta para aumentar a conscientização sobre a crise climática. O diretor Nathan Grossman acompanhou Greta desde o início de sua campanha e fará parte da equipe a bordo do Malizia II para documentar a jornada de Greta para o próximo documentário. A BRF foi fundada em 1995 e é uma produtora independente de filmes, operando em Los Angeles e Estocolmo.

Foto - Divulgação







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!