Atenção

Fechar

Pelo Brasil

Notícia Sustentável: novo portal traz informações estratégicas para a sustentabilidade

Iniciativa busca mobilizar a sociedade em prol do desenvolvimento sustentável

De Salvador

Informar, conscientizar e mobilizar governos, setor privado e sociedade civil a respeito das temáticas da sustentabilidade. Este é o principal objetivo do Notícia Sustentável (noticiasustentavel.com.br), portal lançado oficialmente no último dia 26 de agosto, pelo jornalista Murilo Gitel, que completa uma década de cobertura nessa área em 2019.

Disponibilizado através da plataforma Wordpress, o Notícia Sustentável conta com mais de 20 editorias relacionadas ao desenvolvimento sustentável, tais como: Consumo Consciente, Educação Ambiental e Inovação. Além disso, o novo site já nasce integrado as principais mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e Linkedin), e em breve também disponibilizará uma seção de podcasts no Spotify.

“Estou muito feliz por lançar este portal justamente em meio a um momento ambiental extremamente crítico aqui no Brasil, com a intensificação do desmatamento e das queimadas na Amazônia, além do desmantelamento de órgãos ambientais. Em nível mundial, precisamos discutir mais a fundo questões como o colapso climático que ameaça tanto a nossa geração, como também as futuras”, observa Gitel, que atuou oito anos pelo portal EcoD, onde foi repórter, coordenador do plantão de notícias e diretor de conteúdo.

A possibilidade de interação é um dos diferenciais do Notícia Sustentável. Recursos como enquetes e testes de conhecimento estão disponíveis para quem acessar o portal, cujas notícias podem ser compartilhadas através de aplicativos como Whatsaap. “No processo de desenvolvimento tivemos uma preocupação especial com a visualização do site nos smartphones, principal ferramenta utilizada pelos usuários de internet hoje em dia”, conta Gitel.

Base de dados

O jornalista projeta, que nos próximos anos, o Notícia Sustentável venha a figurar como uma importante base de dados sobre sustentabilidade. “Nosso projeto tem a proposta de ser acessível tanto para especialistas, quanto para empresários que buscam ampliar a visão de mercado e até mesmo estudantes interessados em adquirir conhecimento sobre o tema. O desafio é utilizar uma linguagem equilibrada, capaz de aprofundar determinados temas, mas sem perder a leveza.”

Além das notícias mais factuais, do dia a dia, o portal também lançará canais especiais em breve, como glossário de termos da sustentabilidade, documentos para downloads e links recomendados. “Vamos abordar, intrinsicamente, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que contam com uma seção bem didática na home do Notícia Sustentável”, adianta o jornalista, que também produz conteúdo para o Correio Sustentabilidade e agência Eco Nordeste.

O time de colunistas do portal (ainda em formação) também merece destaque. Entre os articulistas já confirmados estão o engenheiro ambiental André Fraga, que exerce atualmente a função de secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador; a jornalista Clara Correa, que apresenta o quadro “Simplificando” no programa Band Mulher Bahia; e o correspondente na Europa Henrique Camargo, com passagens pela revista Super Interessante e pelo Mercado Ético.

Trabalho em equipe

O projeto gráfico do Notícia Sustentável leva a assinatura da designer Lorena Santiago, que já fez trabalhos relevantes pela Oi Kabum! e Abrasivo Digital Studio. “O processo de criação do projeto visual foi um desafio de desconstrução sobre os conceitos de sustentabilidade, uma vez que tive de atender, visualmente, não somente o pilar ambiental, mas também o tecnológico, econômico e social”, explica Santiago.

A equipe do Notícia Sustentável também conta com a gerente de Marketing Jéssica Ferrari, que agrega uma experiência de cinco anos como analista do Centro Sebrae de Sustentabilidade, unidade referência do País em sustentabilidade para os pequenos negócios. Além da comunicóloga, completa o time o desenvolvedor Evandro Nascimento, responsável pela programação do portal. Engenheiro de software da PagSeguro, o profissional teve trabalhos de destaque pela 220i Tecnologia, Abrasivo Digital e Editora Sanar.

Com Redação em Salvador, o Notícia Sustentável abordará conteúdos de âmbito nacional e internacional. “Creio que a independência editorial seja um de nossos principais atributos, pois não temos nenhum vínculo político-partidário ou relação com grupos econômicos específicos. Isso confere maior credibilidade junto à audiência”, ressalta Murilo Gitel.

SERVIÇO:

Site: www.noticiasustentavel.com.br
Contatos: murilo@noticiasustentavel.com.br, redacao@noticiasustentavel.com.br, marketing@noticiasustentavel.com.br
(71) 991-608-168







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!