Atenção

Fechar

Estudo de Casos

ESTUDO DE CASO - INSTITUTO CLARO - Diálogos Gigantes

Do Instituto Claro

Em 2017, o Instituto Claro começou a desenvolver um modelo de articulação para possibilitar encontros e trocas entre diferentes públicos. Esta iniciativa resultou no Diálogos Gigantes, cuja primeira edição foi realizada em janeiro de 2018, com uma roda de conversa sobre “A importância da educação na formação do cidadão e na consolidação da paz”. Este encontro reuniu, no palco do Theatro NET Rio, Daniely Gomiero, vice-presidente de projetos do Instituto Claro; Joana Chagas, gerente de programas da ONU Mulheres Brasil; Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef Brasil; e Caroline Dantas Silva, recém-formada pelo Dupla Escola, do Instituto Claro. A mediação foi realizada por Ilona Szabó, diretora do Instituto Igarapé.

Diálogos Gigantes – Theatro NET Rio – fevereiro/2018

Desde então, foram realizados debates, em diferentes formatos, sobre assuntos relevantes do dia a dia.

Abaixo, alguns exemplos:

- “Bullying: a escola como ambiente para discutir o tema e mediar” foi realizado via live na página do Instituto Claro no Facebook, e contou com a professora Luciene Tognetta, do Departamento de Psicologia da Unesp de Araraquara; e o professor José Leon Crochik, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp). A mediação foi do jornalista Leonardo Valle.

Diálogos Gigantes: “Bullying: a escola como ambiente para discutir o tema e mediar”

- “Os 30 anos da Constituição Cidadã: avanços e retrocessos” foi realizado no auditório da Faculdade de Psicologia da USP e contou com a participação de Daniel Cara, educador, cientista político e coordenador geral licenciado da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Lisete Arelaro, doutora em Educação pela USP; e Christian Dunker, coordenador do Ipusp.

Diálogos Gigantes: “Os 30 anos da Constituição Cidadã: avanços e retrocessos”

Em outras oportunidades, também foram realizadas rodas de debates ao longo do ano, inclusive em projetos do Instituto Claro como Educonex@o e Campus Mobile.

Diálogos Gigantes: “Ideias que transformam: inovação e tecnologia para um futuro sustentável”

Este case trata de um Diálogo Gigante em especial, que foi realizado em fevereiro de 2019 no Theatro NET Rio. Especial porque o jovem foi o centro. Participantes de projetos do Instituto Claro, como Dupla Escola, Campus Mobile e Ação Social pela Música, e de instituições parceiras, como Fundação Gol de Letra e Unicef, atuaram como protagonistas na construção do conteúdo e dos manifestos, assim como do evento que apresentou o resultado do trabalho desses jovens.

Com o apoio da consultoria Nexialistas, o Instituto Claro desenvolveu uma metodologia própria para colocar os jovens em contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que participou de toda a construção e chancelou a iniciativa. Para isso, foram identificados, nos projetos do Instituto e nos parceiros, 37 jovens de diferentes regiões do Rio de Janeiro, com competências ligadas à pró-atividade, liderança, comprometimento, sensibilidade e capacidade de mobilização; recomendadas para a atividade de construção coletiva que seria realizada.

Tudo começou com um pedido: que eles fizessem uma gravação em sua comunidade, mostrando alguma questão que eles gostariam de abordar e que estivesse alinhada com algum ODS.

Alguns jovens participantes

O segundo passo foi um encontro presencial super inspirador de oito horas na sede da Claro, no centro do Rio de Janeiro, com todos os jovens. Depois de muita reflexão, conversas e dinâmicas, o grupo chegou aos manifestos que seriam apresentados no dia seguinte, no palco do Theatro NET Rio.

Encontro de construção coletiva com os jovens – 26/02/2019

Esse dia foi muito importante para todo o processo porque ele se tornou um momento de proposição. Eles encontraram um espaço para falar, ouvir, e, não só questionar temas difíceis em nossa sociedade, mas também propor soluções.

No dia seguinte, aconteceu o evento onde os manifestos foram apresentados no palco. O próprio grupo decidiu quem seriam os representantes. Esses jovens se sentiram fortalecidos por estarem em destaque, em seus lugares de fala, defendendo suas causas de uma forma respeitosa, inteligente e sensível. Eles realmente conseguiram representar suas comunidades e seus amigos, dando orgulho para suas famílias.

Evento Diálogos Gigantes – Theatro NET Rio – 27/02/2019

Evento Diálogos Gigantes – Theatro NET Rio – 27/02/2019

O melhor (e mais surpreendente) foi que não parou aí. Logo após o evento, o Instituto Claro foi procurado por alguns dos jovens que estavam dispostos a seguir com as ideias e propostas que surgiram no encontro. Eles acreditaram e levaram a sério o papel de agente transformador. Hoje, um grupo segue reunido com o objetivo de construir um presente e um futuro melhores.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!