Atenção

Fechar

Cinema verde

Plurale Edição 68 - Coluna Cinema Verde

Por Isabel Capaverde, de Plurale

Canal Acessível no You Tube

Além de possibilitar que mais produções audiovisuais cheguem ao público fora das salas de cinema, o You Tube também abriga o Canal Acessível, um canal que se propõe a reunir os principais vídeos, filmes de cinema e trailers com recursos como legenda descritiva, audiodescrição e Libras. O Canal foi criado para atender um público que no Brasil corresponde a mais de 16 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva ou visual. Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCifRc-_gbAQHypettmXng1A

O modelo da nova economia

Economia circular. Este é o novo modelo econômico apresentado no documentário “Um Presente à Prova de Futuro” dirigido por Eduardo Rajabally e Sylvio Rocha, filmado no Brasil e na Holanda. Hoje vivemos no modelo linear baseado na extração, produção, consumo e descarte de matérias-primas e produtos. O documentário mostra que se pode fechar esse ciclo, transformando lixo em novas matérias-primas, para a mesma ou outras cadeias produtivas. Só que para isso é preciso repensar o design dos produtos e toda a lógica de seu consumo e descarte, além de praticar uma economia mais colaborativa e compartilhada, com novos modelos de negócio. Acesse o trailer em:

https://vimeo.com/325514063

Rogéria nos cinemas

“Rogéria – Senhor Astolfo Barroso Pinto” é o título do documentário em cartaz no país, dirigido por Pedro Gui, que conta a vida da transformista brasileira, mesclando dramatizações com etapas reais da sua trajetória artística. Aborda questões atuais como preconceito e afirmação de direitos no Brasil. O filme traz entrevistas com personalidades como Bibi Ferreira, Jô Soares, Betty Faria, Nany People, entre outros, além da própria Rogéria – que morreu em setembro de 2017, durante o processo de realização do filme.

Intercâmbio na África vira documentário

Miriam Momesso, jovem brasileira que participou do programa MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) de intercâmbio para músicos -por intermédio da Amigos do Guri, iniciativa do governo de São Paulo - esteve em Moçambique por dez meses e gravou sua experiência num documentário ainda em fase de edição. Toda a captação foi feita no último mês em que permaneceu no país e com equipamentos emprestados de outros intercambistas. Miriam trabalhou em diversas iniciativas em Maputo, capital de Moçambique. Uma delas foi no Lounge, espécie de acampamento para meninas de até 12 anos, moradoras da comunidade. Uma vez por semana, ela levava instrumentos e dava aulas para essas jovens. O documentário é para dar visibilidade ao Lounge.

Santos Dumont é protagonista de série na HBO

Na série brasileira levada ao ar no canal de TV por assinatura HBO, Alberto Santos Dumont é revelado como um ser humano cheio de dramas pessoais e não apenas o genial inventor do avião e do relógio de pulso. Como pano de fundo histórico, a série apresenta o final da escravidão no Brasil. Dirigido por Fernando Acquarone, a história vai da infância aos tempos do brasileiro em Paris. Por isso, muitos dos diálogos são em francês.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!