Atenção

Fechar

Estudo de Casos

ESTUDO DE CASO - Nespresso reforça compromisso sustentável em sua cadeia produtiva

Da Nespresso

Como parte da estratégia global para garantir que cada xícara gere impacto positivo, a Nespresso, marca pioneira no segmento de cafés porcionados, iniciou a reciclagem no Brasil em 2011. O desenvolvimento de um sistema próprio para separar o alumínio e a borra de café marcou um importante processo de pós-consumo das cápsulas, fundamental para a construção do compromisso da Nespresso com a sustentabilidade.

Atualmente, a companhia investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à reciclagem de cápsulas de alumínio no Brasil, e a operação do Centro de Reciclagem Nespresso, na região metropolitana de São Paulo, é o grande foco do investimento, já que recebe 23% das cápsulas comercializadas. Dentro do investimento, também estão contempladas ações de comunicação com o consumidor para aumentar a taxa efetiva de reciclagem.

Graças a essa iniciativa, hoje, mais de 81% dos consumidores têm acesso à reciclagem por meio de um dos mais de 100 pontos de coleta de cápsulas espalhados pelo país. Além disso, o trabalho da empresa também envolve outros pontos da cadeia, desde o plantio e fabricação até chegar a distribuição e venda.

“Existem diversos mitos sobre o consumo de café em cápsulas. Muitos de nossos consumidores não sabem que nossas cápsulas são recicláveis. Por isso, estamos focados em dar cada vez mais transparência ao nosso trabalho e à importância da destinação correta do alumínio, material infinitamente reciclável, e do pó de café, que se transforma em adubo”, comenta Claudia Leite, responsável pela área de Criação de Valor Compartilhado da Nespresso no Brasil.

O desperdício de alimentos globalmente chega a mais de 30%, segundo dados da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). O sistema de cafés porcionados utiliza a quantidade exata de água, café e energia para preparar uma dose, evitando o desperdício na casa do consumidor. Diversos estudos comparativos entre diferentes métodos de extração de café já foram publicados e podem ser acessados neste link. Para saber mais sobre os compromissos da marca, acesse o site da marca.

Fotos de Deividi Correa (Divulgação)

Serviço:

Visitas ao Centro de Reciclagem da Nespresso

Local: Região Metropolitana de São Paulo (SP)

Inscrições pelo site: https://www.nespresso.com/centro-de-reciclagem/inscricao

Tour Virtual ao Centro de Reciclagem da Nespresso

Link: https://www.nespresso.com/centro-de-reciclagem/

Sobre a Nespresso

A Nespresso é pioneira em cafés em porções individuais da mais alta qualidade sustentável. No Brasil desde 2006, conta com 31 Boutiques e cerca de 600 funcionários nas principais cidades do país. A linha doméstica da marca oferece 28 variedades de cafés, além de máquinas e acessórios para uma experiência completa. Já a linha Nespresso Profissional apresenta 15 cafés e maquinas adequadas para estabelecimentos de alta rotatividade, como hotéis, restaurantes e empresas. Por meio do compromisso The Positive?Cup™, a Nespresso atua na gestão sustentável do café, do alumínio e em práticas relacionadas ao clima com metas globais até 2020. No Brasil, a marca tem investido no sistema de reciclagem de cápsulas e possui mais de 100 pontos de coleta. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site www.nespresso.com.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!