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ESPECIAL CORONAVÍRUS

ESPECIAL CORONAVÍRUS - Alimentação e imunidade

Por Priscila Ribeiro, Colunista de Plurale (*)

Assim como a preocupação com o novo coronavírus cresce, pesquisas online sobre como fortalecer o sistema imune vêm surgindo.

Existem alimentos que melhoram a imunidade? Vitaminas e suplementos ajudam?

O sistema imunológico é uma complexa rede de células, órgãos e tecidos que trabalham juntos para proteger o organismo de infecções e sua força é determinada, em grande parte, por fatores não hereditários. A exposição aos microrganismos ao longo da vida, bem como fatores de estilo de vida, como estresse, sono, dieta e exercício, desempenham um papel importante na força de nossa resposta imune.

Consumir alimentos in natura ou minimamente processados é importante, já que eles são ricos em vitaminas e minerais, além de possuírem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Pesquisas sobre alimentação e imunidade citam a vitamina C, vitamina E, zinco, selênio, vitamina D e carotenóides como os nutrientes fundamentais para estimular nosso sistema imune:

  1. Vitamina C (Ácido Ascórbico)

É um potente antioxidante regenerador de tecidos. Atua na manutenção de linfócitos – que são responsáveis pela imunidade viral – e na manutenção de pele e mucosas. O consumo do ácido ascórbico previne gripes e resfriados por estimular a ação de anticorpos e células de defesa, além de diminuir as chances de infecções pulmonares e aliviar os sintomas da gripe com mais rapidez. Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas (foto).

  1. Vitamina E

Previne o envelhecimento das células e retarda os danos dos radicais livres, estimulando, assim, o sistema imune. A vitamina E também impede a agregação plaquetária e potencializa a ação dos leucócitos, nossas células de defesa. Ela pode ser encontrada na gema do ovo, gérmen de trigo, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas) e azeite de oliva.

  1. Zinco

É extremamente importante para o nosso organismo, pois ele possibilita várias funções bioquímicas, participa de divisão celular, é componente de várias enzimas, além de participar da função imune e do desenvolvimento cognitivo. No entanto, o zinco não é armazenado pelo corpo, por isso é preciso manter os níveis adequados através da alimentação. Ele pode ser encontrado em frutos do mar como ostras, caranguejo e lagosta, carnes vermelhas e aves, grãos como lentilha e feijão, sementes, castanhas, leite e derivados.

  1. Selênio

O selênio é um ótimo antioxidante que também fortalece o sistema imune. Boas fontes de selênio são as oleaginosas, principalmente a castanha-do-pará foto). Porém, deve-se ter atenção à quantidade ingerida, pois em abundância pode ser tóxica.

  1. Vitamina D

Nosso corpo necessita de níveis adequados de vitamina D para produzir proteínas antimicrobianas que matam vírus e bactérias. Ou seja, com baixos níveis dessa vitamina na circulação sanguínea, não produzimos essas proteínas de forma eficiente e ficamos mais suscetíveis a infecções. É importante salientar que não há uma dose recomendada de vitamina D para garantir a imunidade, apesar da recomendação para manter a saúde óssea ser de 600 a 800 UI por dia.

A vitamina D pode ser encontrada em peixes gordos, como o salmão, e em leites ou alimentos fortificados. No geral, os níveis de vitamina D são influenciados pela exposição ao sol, tons de pele e localização geográfica – pessoas que moram mais ao norte tendem a se expor menos ao sol no inverno e, consequentemente, têm deficiência de vitamina D.

  1. Carotenóides

São compostos responsáveis pela pigmentação amarela, laranja e vermelha dos alimentos. Ele também tem ação anti-inflamatória, o que favorece o sistema imunológico. Abóbora, tomate, frutas vermelhas, manga, cenoura são ótimas fontes.

A conclusão é que não há pílula mágica ou um alimento específico garantido para reforçar sua imunidade e protegê-lo contra o coronavírus. Mas existem maneiras reais de você se cuidar e dar ao seu sistema imunológico a melhor chance de fazer o seu trabalho contra uma doença respiratória.







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10 comentários | Comente

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Lana Monteiro |
Excelente!!! Dicas maravilhosas de como manter uma boa alimentação!!! Parabéns!!!

Leandro Vilela |
Excelente matéria. Suas orientações são claras e contribuem para ótimos hábitos alimentares.

Kátia Valéria ribeiro |
Maravilha, perfeita, parabéns Priscila por está matéria.

Lucas Pietroluongo |
Dra. Priscila Obrigado por essa matéria!!! Essas informações são muito importantes e enriquecedoras!! Está ajudando muitas pessoas e seu trabalho é incrível!!

Valmir Almeida |
Ótima matéria com a nutricionista Priscila Ribeiro. Dicas simples que se encontra em qualquer supermercado. Melhor: os alimentos sugeridos são gostosos e fáceis incluir no nosso dia a dia.

Marlene |
Gostei muito do seu artigo. Achei muito esclarecedor e mostra a importância de seguirmos uma orientação correta na nossa alimentação.

Luis Eduardo |
Ótima matéria, elucidativa e com a dose certa de fazer nformacoes importantes,

Marcelo |
Muito bom, saber que o alimento certo pode prevenir doenças aumentando a capacidade de imunidade. Obrigado.

Lúcia |
Obrigada pelas ótimas orientações. Estou sempre atenta à minha alimentação e suas dicas me ajudam muito.

Sonia Ribeiro |
Excelente matéria! Verdadeira e muito esclarecedora. Adorei a explicação de cada vitamina e onde podemos encontrá-las. Realmente não existe mágica. Mas podemos sim nos cuidar seguindo essas importantes orientações. Parabéns!