Atenção

Fechar

Pelo Brasil

Plurale Edição 71 - Especial 13 anos - Artigos inéditos, longevidade, entrevista com Marcelo Neri, recuperação verde e muito mais

Novíssima revista já está disponível para leitura no site

Por Sônia Araripe, Editora de Plurale

Quis o destino que comemorássemos os 13 anos de Plurale em revista e Plurale em stie justamente em meio à pandemia. Se, por um lado, a data não pode marcar também seminário e festa, por outro, foi hora de reforçarmos as reflexões e conexões.

Nesta Edição 71 de Plurale em revista, nossa Repórter Especial Nícia Ribas nos brinda com matéria maravilhosa e alto astral com “jovens” e suas receitas para uma vida longeva e com saúde. Como Nora Rónai, 96 anos, que esbanja vitalidade nadando até hoje e também por onde passa. Não está sozinha: Gilda Vieira de Mello ultrapassou a barreira dos centenários e faz questão de ler cada nova Edição de Plurale, sempre arrumadinha e sem óculos! Nícia conversou também com outros nonagenários para contar como chegar até aqui tão feliz e saudável.

Moradora de Hamburgo, Alemanha, a colaboradora Elisabeth Cattappan Reuter poderia ter passado as Bodas de Ouro triste em casa, após a partida de seu Peter...mas resolveu sacudir a tristeza e seguir para Veneza, destino tantas vezes visitado pelo casal. Veneza sem tristeza é a bela reportagem-crônica que marca esta edição tão singular.

Da Itália, trazemos outra matéria especial sobre a chamada recuperação verde, processo de transformação da economia global – especialmente na Europa – após a pandemia. A ENEL, grupo forte em energias renováveis, realizou o evento #EnelFocosOn, pela primeira vez virtual, com representantes de vários países, inclusive do Brasil, com a minha presença, acompanhando como jornalista especializada.

A matéria de capa é de Paula Martinelli, a blogueira Paula Pins the Planet, sobre um paraíso ainda pouco visitado por turistas brasileiros na Flórida - Ten Thousand Islands. Golfinhos, jacarés e outros animais convivem em natureza conservada em área natural.

Não é só. Temos também artigos inéditos de Christian Travassos e Pedro Garrido, assim como entrevista exclusiva com o economista Marcelo Neri, Diretor da FGV Social. De Minas Gerais, o repórter Hélio Rocha relembra os maiores acidentes ambientais do Brasil – em Mariana e Brumadinho – provocados pela Samarco (união das gigantes de mineração BHP e Vale) e novamente pela Vale, deixando centenas de mortos, desabrigados, atingidos e aproximadamente 800 quilômetros de devastação da biodiversidade. Muito pouco foi feito até agora em termos de pagamento de indenização e reparação para famílias e à natureza, restando tristes histórias e um emaranhado jurídico ainda muito longe de ser encerrado.

Destacamos ainda reportagem sobre as ações em 2019 do Instituto Neoenergia e matéria de Maurette Brandt sobre o “novo normal” na área cultural, focando, especificamente, nas novas formas de dançar – sem a proximidade do grupo – afastados pelas novas regras de isolamento social. Além das colunas Cinema Verde, por Isabel Capaverde, Ecoturismo, por Isabella Araripe e Pelas empresas, de Felipe Araripe. De Manaus (AM), Luciana Bezerra nos apresenta opções de ecoturismo.

Agradecemos ter em nossa jornada destes 13 anos empresas apoiadoras, parceiros, colaboradores, colunistas e leitores tão fiéis! Que venham outros tantos anos na trilha sustentável. Sigamos juntos!







Veja também

1 comentário | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Fernando Thompson |
A edição especial de 13 anos da Plurale está sensacional. Parabéns à toda a equipe. Fernando Thompson/ Jornalista e Consultor de Imagem