Atenção

Fechar

Destaques

Plurale Edição 72- ESPECIAL PANTANAL

Da Equipe Plurale

Foto de Jeferson Prado - Sesc Pantanal - De Barão de Melgaço (MT)

Já perdemos a conta de quantas vezes estivemos no Pantanal fazendo reportagens aqui para Plurale em revista. Podemos seguramente dizer que o Pantanal faz parte de nossos 13 anos de história.

Nestas “andanças”, tivemos o privilégio de conhecer a maior Reserva Particular de Patrimônio Natural do Brasil, a RPPN Sesc Pantanal, localizada no município de Barão de Melgaço, no Mato Grosso. Com área de 108 mil hectares, 23 anos de história e pesquisas, só em sobrevoo de avião é possível ter a sua melhor dimensão. Mas foi de barco, caminhando e de cavalo que captamos fotos fantásticas.

Algumas foram capas de Plurale e outras tiveram destaque na recente exposição de fotos dos principais momentos de nossa trajetória.Quando vimos as fortes imagens dos incêndios que assolaram o Pantanal - destruindo por onde passava o fogo a fauna, a flora e atingindo também ribeirinhos e moradores da região, queimando 17% de todo o bioma e 90% da RPPN Sesc Pantanal - decidimos que era necessário mudar esta Edição 72. Ou “fazer uma virada” na edição, como costumamos falar no jargão jornalístico.

Assim foi feito: em tempo recorde, em menos de um mês, conseguimos produzir este Especial #SOSPantanal. Com foco não tão somente nas causas desta verdadeira tragédia socioambiental, mas, principalmente,ouvindo especialistas sobre como será daqui para a frente. Como será o clima daqui para a frente? De que forma a fauna e flora sobreviventes irão reagir? Será preciso replantar? Como lidar com a centenária cultura do fogo para “limpar terreno” no Pantanal?


Enfim, muitas perguntas a serem respondidas. A pandemia é outro tema em destaque nesta edição. Como ainda estamos enfrentando as suas severas consequências trazemos artigos inéditos para ajudar a entender a cenário para a frente: da Reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; do consultor Fábio Rocha; da especialista em voluntariado, Giuliana Preziosi e da consultora
de Comunicação e Storytelling, Anatrícia Borges.

O pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), Manoel Barral, alerta que a forma de distribuição de vacina de maneira global ainda é um dos desafios
a serem enfrentados. Nossa Editora de Fotografia, Luciana Tancredo, esteve na bucólica e histórica Tiradentes (MG), logo depois de ter sido reaberta aos turistas.A repórter especial Nícia Ribas, preparou
reportagem sobre a busca por uma alimentação mais natural nestes tempos de confinamento. Já a colunista Maurette Brandt “mergulhou” na ópera contemporânea em homenagem à eterna Maria Callas pela serva Marina Abramovic.

Também são destaques nesta edição as colunas de Isabella Araripe (Ecoturismo), Isabel Capaverde (Cinema verde) e Felipe Araripe (Pelas empresas). Desejamos um 2021 de melhores notícias do que este 2020, tão difícil e triste. Com saúde, harmonia e paz. Porque é só disso que precisamos.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!