Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Secretário-geral da ONU nomeia nova Vice-presidente para o Conselho do Pacto Global

Solange Ribeiro - Diretora-Presidente Adjunta da Neoenergia - se junta a Paul Polman como Vice-presidente da maior iniciativa de sustentabilidade do mundo

Nações Unidas, 15 de setembro de 2021 - O Secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou hoje a nomeação de Solange Ribeiro, Diretora-Presidente Adjunta da Neoenergia, como a nova Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU. O Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Seu Conselho se reúne duas vezes ao ano e incentiva seus representantes a participarem dos assuntos relevantes ao planeta e à sociedade.

Solange Ribeiro, brasileira, tem mais de 30 anos de experiência no setor elétrico. A Neoenergia transformou o seu modelo de negócio para torná-lo mais sustentável, com foco alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular no ODS 7 (Energia Limpa e Acessível) e no ODS 13 (Ação Climática). Ela irá trabalhar como Vice-presidente ao lado de Paul Polman, Cofundador e Presidente do IMAGINE, cujo mandato foi prorrogado por mais três anos pelo Secretário-geral.

"À nossa nova Vice-presidente, Solange Ribeiro, desejo boas-vindas. Sua vasta experiência no setor de energia e compromisso de longa data com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão um grande trunfo para este Conselho e nossa missão comum," disse o Secretário-geral.

Sanda Ojiambo, CEO e Diretora-executiva do Pacto Global da ONU, falou: “O setor de energia é crucial para responder à crise climática mundial, desta forma, Solange será importante para orientar as empresas participantes do grupo sobre a inovação e as etapas necessárias para promover a descarbonização na economia global nas das próximas três décadas”.

Em comentário a sua indicação, Ribeiro falou: “É uma honra me tornar membro do Conselho. Estou convicta de que acelerar o impacto global das empresas em relação aos Dez Princípios e aos ODS é uma agenda poderosa, que pode envolver várias partes interessadas em todo o mundo, promovendo a transformação do atual contexto ambiental e social que enfrentamos. Estou animada para continuar trabalhando nesta importante agenda na esperança de entregar contribuições valiosas para a ambição estratégica do Pacto Global da ONU”.

Membro do Conselho, Roberto Marques, CEO do Grupo Natura &Co teve seu mandato renovado para os próximos três anos.

O Conselho do Pacto Global da ONU desempenha um importante papel consultivo na definição de suas iniciativas, que atua como o carro-chefe das Nações Unidas para a ação empresarial responsável. Projetado como um órgão com várias partes interessadas, o Conselho fornece consultoria estratégica e política contínua. O Conselho é presidido pelo Secretário-geral da ONU e os membros do Conselho são considerados vencedores que desejam e são capazes de levar avante a missão do Pacto Global da ONU. Eles atuam a título pessoal, honorário e não-remunerado.

Para a lista completa dos membros do Conselho, acesse: www.unglobalcompact.org/about/governance/board/members

Sobre o Pacto Global da Organização das Nações Unidas

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é um apelo às empresas em todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Nossa ambição é acelerar e dimensionar o impacto coletivo global dos negócios, defendendo os Dez Princípios e cumprindo as Metas de Desenvolvimento Sustentável por meio de empresas responsáveis e ecossistemas que possibilitem mudanças. Com mais de 13.000 empresas e 3.000 signatários não-comerciais baseados em mais de 160 países e 70 redes locais, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo - um Pacto Global que une negócios por um mundo melhor.

Para mais informações, siga @globalcompact nas redes sociais e visite o website unglobalcompact.org

Sobre a Neoenergia

Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 1,4 mil km de linhas em operação e 5,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa







Veja também

1 comentário | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Luiz |
Parabéns para Solange Ribeiro, Diretora-Presidente Adjunta da Neoenergia, como a nova Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU! Parabéns para a Neoenergia e claro, para a ONU que soube escolher a nova liderança! #Brasil

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.