De Silva Jardim (RJ)
Fotos de Divulgação - AMLD
A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) acaba de concluir o plantio de mudas de espécies nativas de Mata Atlântica sobre o viaduto vegetado na rodovia BR-101, no município de Silva Jardim (RJ).
O viaduto faz parte do corredor florestal para conectar a fauna da APA da bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado com a Reserva Biológica de Poço das Antas.
A construção do viaduto foi concluída em julho de 2020. O primeiro plantio foi realizado pela concessionária da estrada. Em comum acordo com o ICMBio e com o Ministério Público Federal, no âmbito de um processo judicial, a AMLD assumiu a responsabilidade de refazer o plantio e de melhorá-lo.
Em junho deste ano, começou o novo plantio, com espécies arbustivas
nas laterais do viaduto e nas rampas de acesso, que não haviam sido contempladas inicialmente.
O trabalho foi finalizado recentemente com o plantio de espécies arbóreas nas fileiras centrais do viaduto. Dentro de poucos anos, as árvores estarão crescidas o suficiente para propiciar a passagem segura dos micos-leões-dourados e de outros animais arborícolas.
No total, cerca de 400 mudas de 40 espécies da Mata Atlântica foram plantadas no viaduto vegetado. A estrutura é monitorada por câmeras, que já registraram a passagem de cachorros do mato, tatu e tamanduá-mirim, entre outros animais.