Atenção

Fechar

Pelas Empresas

Neoenergia promove diversidade e inclusão em diversas ações para os seus colaboradores

Companhia conta com Programa de Diversidade com palestras, rodas de conversa, além do aplicativo Junt+s

Inserir a pauta de Diversidade & Inclusão nas empresas deixou de ser diferencial e hoje é essencial e permeia a estratégia das companhias. De acordo com o estudo "A diversidade como alavanca de performance", produzido pela consultoria McKinsey, empresas que possuem representação étnica e diversificada em suas equipes possuem 33% mais chances de ter uma performance financeira superior, se comparado com organizações que não priorizam essa política. Na Neoenergia, os pilares de Diversidade & Inclusão são reforçados continuamente e integram o Junt+s, Programa de Diversidade da empresa, focado na promoção de um ambiente de trabalho de inclusão, respeito às diferenças, empoderamento e combate ao preconceito.

Um exemplo de prática bem-sucedida nessa esfera é o aplicativo Junt+s, lançado pela Neoenergia este ano. A plataforma, disponível pelo link app.vc/juntos_neoenergia, multiplica conteúdo com depoimentos, informações, números de diversidade, vídeos e jogos. A partir do conteúdo produzido para o app, os colaboradores tem acesso a informações, além de reconhecerem e desempenharem boas práticas de diversidade nos mais diferentes ambientes.

"Temos como propósito buscar oportunidades iguais para todos e sabemos que podemos fazer a diferença, pois somos parte importante desse processo. Quando respeitamos as diferenças, somos capazes de construir ambientes de trabalho e uma sociedade melhores.", conta Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional da Neoenergia.

Criação de valor

O Programa de Diversidade da Neoenergia está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao 5, voltado à Igualdade de Gênero, e ao 10, para redução das desigualdades. Atualmente, a companhia conta com 43% de mulheres nas suas equipes corporativas, sendo que na Diretoria Executiva a proporção é de 44% de presença feminina. O objetivo é que os números percentuais sejam ainda mais expressivos nos próximos anos.

Esse cenário na Neoenergia contribui com a atração e retenção de talentos, além de também gerar impactos positivos na experiência dos clientes. A seguir, veja relatos de colaboradoras da Neoenergia e de que forma o tema de Diversidade & Inclusão tem impactado suas vidas:

Eidy Bittencourt é especialista de compra de energia e contratação de MUST (Montante de Uso do Sistema de Transmissão). Ela trabalha na Neoenergia Brasília há 10 anos e foi a partir do momento que a Neoenergia assumiu a gestão da distribuidora no Distrito Federal – em março de 2021 – que ela se atentou mais sobre o tema de Diversidade & Inclusão.

"Ter esses pilares no ambiente de trabalho é algo novo para mim e tenho aprendido muito. Quando foi lançado o aplicativo Junt+s, eu mexi em tudo que havia disponível nele. Foi bem interessante assistir aos vídeos com os relatos de colegas sobre suas experiências, pois assim pude conhecer melhor o ponto de vista deles e ver na prática como o preconceito afeta a vida de cada um. É muito triste ver que algo assim ainda aconteça e a informação é um importante aliado para que o comportamento seja transformado. Outro ponto importante é o convívio com as diferenças. Se colocar no lugar do outro passa pelo pressuposto de que você conhece a realidade do outro, por isso o convívio com a diversidade pode ser tão enriquecedor."

Priscila Santos é analista sênior da Auditoria interna e trabalha na Neoenergia desde 2014. Além do aplicativo Junt+s, Priscila gosta muito das rodas de conversa e palestras mensais promovidas pela empresa sobre os mais diversos temas referentes a Diversidade & Inclusão.

"Eu tenho percebido as pessoas na empresa cada vez mais participativas e interessadas em aprender e acolher durante esses encontros mensais. Entre as palestras realizadas pela Neoenergia, uma se destacou, quando a convidada veio falar do Dia da Consciência Negra e abordou o assunto de uma forma muito didática, apresentando fatos da nossa história que eu nunca tinha ouvido. O resultado de iniciativas como essa pode ser visto no dia a dia no ambiente de trabalho, pois percebo que os colegas têm sido mais sensíveis diante dos temas. Eu tenho interesse por questões de gênero e gosto muito de ler sobre o tema, então percebo o quanto já avançou, mesmo que ainda tenha muito a ser feito. Vejo como esses pilares de Diversidade & Inclusão são valores importantes para a empresa, trabalhando os assuntos além das datas comemorativas, já que o trabalho é contínuo ao longo de todo o ano".

Lívia Rezende entrou como estagiária em 2013 na Neoenergia e hoje atua como analista pleno de Governança Corporativa na holding no Rio de Janeiro. Ela percebe claramente como as políticas de Diversidade & Inclusão da companhia têm impacto na sua vida e se orgulha de integrar uma empresa com esses valores, especialmente por fazer parte da comunidade LGBT.

"Meu ambiente de trabalho é um dos mais acolhedores nesse aspecto, ao me fazer me sentir acolhida e confortável com a minha identidade. Eu vejo o quanto a Neoenergia está aberta à diversidade e possui uma postura de inclusão. Sinto muito orgulho de fazer parte de uma empresa com esse tipo de visão, que faz políticas de diversidade direcionadas. Esse é um diferencial da Neoenergia, que faz com que eu me sinta pertencente e segura. No aplicativo Junt+s, gostei muito de ver os depoimentos dos funcionários, pois é uma excelente forma de gerar aproximação e reconhecimento, às vezes nos sentamos ao lado de um colega e nem conhecemos a história dele, o que torna mais difícil se colocar no lugar do outro. Costumo sempre participar das palestras e rodas de conversa e convido meus colegas a fazerem o mesmo, pois esse engajamento faz com o que o projeto continue. É muito bacana ver as pessoas participando, pois vejo o grande alcance que as iniciativas da Neoenergia têm entre os colaboradores e o impacto positivo que isso gera entre todos".

  • SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 1,6 mil Km de linhas em operação e 5 mil Km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.