Atenção

Fechar

notícias

Mulheres 50+ avançam na área de tecnologia da Dasa

Pluralidade geracional e de gênero no segmento tech da maior rede de saúde integrada do Brasil contribui para que a navegação e experiência de médicos e pacientes seja cada vez mais fluida e inclusiva

A taxa de desemprego para os 50+ bateu recordes no Brasil em 2018, chegando a 7,8%, o que corresponde a mais de 2 milhões de desempregados no segundo trimestre, segundo o Pnad Contínua do IBGE. Entre as mulheres, o índice chegou a 17,9%. Apesar deste crescimento, o setor de tecnologia está aquecido: a Brascom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) informou em um levantamento que a oferta de vagas no setor cresceu 180% no último ano.1 e 2

Promover a diversidade e a inclusão como um todo, incluindo o aspecto etário e de gênero, faz parte da agenda da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, que vem investindo em processos seletivos mais inclusivos, formação de novas lideranças, diálogos por meio de grupos de afinidades, entre outros projetos. A área de TI da empresa vem crescendo a cada dia, incluindo a contratação de mulheres e pessoas 50+. Atualmente, a Dasa tem mais de 40 mil funcionários. Desse total, 8% têm mais de 50 anos e 78% são mulheres (30% delas estão em cargos de liderança). Na área de TI são quase mil colaboradores, sendo 236 mulheres e 2% são pessoas com mais de 50 anos.

Vilma Carneiro, 51 anos (foto acima), foi contratada há oito meses pela Dasa como Resource Management, um cargo de gestão na empresa. "Na Dasa, me sinto valorizada pela experiência, bem diferente do episódio preconceituoso que passei aos 46 anos durante um processo seletivo. Eu preenchia todos os requisitos, mas, por conta da idade, não fui contratada. Foi um choque".

"Talento e competência não têm idade. A barreira tecnológica só existe para profissionais que não estão dispostos a aprender e para empresas que não querem ensinar. Na Dasa, felizmente, não existem esses obstáculos", afirma Venâncio Guimarães, Diretor de Produtos –Pessoas e Cultura da Dasa (foto acima). Desde agosto de 2019, a companhia conta com uma área dedicada exclusivamente à Diversidade & Inclusão e vem redefinindo as regras de suas políticas para que, cada vez mais, a Dasa seja mais inclusiva e valorize competências como garra, aprendizado, criatividade e colaboração no lugar de cursos e instituições de ensino.

"Valorizamos habilidades, talento e pensamento crítico. A representatividade para o grupo Geramix abrange colaboradores 50+ e jovens aprendizes. As ações objetivam o desenvolvimento de carreira e mentoria", completa Venâncio.

Esses critérios também se aplicam à transição de carreira após os 50 anos. É o caso de Inara Pinheiro, de 51 anos, (foto acima) que teve a oportunidade de evoluir na empresa após os 50 anos. "Fui atrás de treinamento. Eu tinha o conhecimento como base fundamental, mas como não possuía experiência no novo cargo, corri atrás de cursos. Juntei as duas coisas e à confiança que a minha líder depositou em mim". Atualmente, ocupa um cargo de gestão em desenvolvimento de produtos como Product Owner.

Osiris Soares, de 52 anos, (foto acima), se orgulha de sua trajetória. Com uma vasta experiência no Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC) da Dasa, atuava como analista funcional e agora, está migrando para a área de TI "tem sido um superaprendizado. Claro que conviver com uma geração nova e dinâmica, traz desafios, mas o acolhimento, a troca de experiência dá um equilíbrio fundamental ao crescimento profissional e interpessoal a todos. Sinto-me empolgada e a cada dia mais preparada para enfrentar os desafios e os avanços pertinentes a nova área"

Essas três mulheres trazem toda a sabedoria, experiência e maturidade de anos de prática para o ambiente do Nav – plataforma de saúde inteligente que facilita a navegação de todos os usuários do ecossistema Dasa, integrando suas jornadas ao longo dos serviços da empresa. Atualmente, o Nav conta com 635 mil usuários únicos e mais de 9 mil médicos e profissionais da saúde cadastrados.

Diversidade na Dasa

A Dasa é um ecossistema de saúde que se dedica a cuidar de todas as pessoas ao longo da vida, de maneira integrada, inclusiva e sustentável. Em 2020, lançou um Comitê de Diversidade, formado por executivos e, para ampliar esse trabalho, conta com cinco grupos de afinidade, que engajam cerca de 338 colaboradores ao todo.

Os grupos de afinidade que integram o DiversiDasa são: Vozes Negras, Equidade Up, Prisma, Sem Barreiras e Geramix. "Sabemos que a jornada é longa e estamos comprometidos em avançar em direção à equidade", diz Venâncio.

Em 2019, foi reconhecida pela Prefeitura de São Paulo pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade no projeto DiversiDasa – Inclusão de Pessoas com Deficiência. O selo reconhece boas práticas no tema e visa disseminá-las e criar uma rede de Diversidade & Inclusão.

Em 2021, a empresa lançou a licença parentalidade, que estende o prazo da licença paternidade de 5 para 15 dias, além de ampliar a abrangência da licença maternidade para diferentes formações familiares (casais homoafetivos, casos de adoção e mais).

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 20 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 40 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 16 hospitais referências (considerando rede própria, crescimentos inorgânicos e os deals que ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores), e mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 900 unidades no Brasil.

A Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.

Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: www.dasa.com.br

Referências:

1 - PNAD Contínua do IBGE. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6397#/n1/all/v/4099/p/all/c58/3302,95253,99127/d/v4099%201/l/v,c58,p+t/resultado , acessado em 09/11/2021.

2 – Brascom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). Disponível em: https://brasscom.org.br/inteligencia/estudos-e-relatorios/ , acessado em: 20/11/2021.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.