Atenção

Fechar

Energia & Crédito Carbono

Neoenergia realiza mutirão de eficiência energética em três estados e no DF

Ações começam neste sábado (5), quando é celebrado o Dia Mundial da Eficiência Energética, com descontos em contas, troca de lâmpadas e outras iniciativas

Da Neoenergtia - Quatro distribuidoras da Neoenergia realizam, a partir deste sábado (5), Dia Mundial da Eficiência Energética, a primeira edição do Mutirão da Eficiência Energética. Serão oferecidas trocas de lâmpadas, ações educativas para promover um comportamento mais responsável e consciente no uso da energia, troca de resíduos por desconto na conta de energia e distribuição de materiais educativos. As atividades seguem até o dia 10 nas áreas de atuação da Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN) e Neoenergia Elektro (SP). Na Neoenergia Brasília (DF), a ação irá até o dia 9.

Durante os dias de mutirão, os consumidores participarão de ações educativas nas Unidades Móveis das distribuidoras e terão acesso aos projetos desenvolvidos no Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "A iniciativa tem como objetivo divulgar aos consumidores da Neoenergia os projetos de eficiência energética do grupo, reforçando a importância do consumo consciente e do combate às mudanças climáticas. Além disso, as ações educativas auxiliam na criação de hábitos eficientes", afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Na Unidade Móvel Educativa, os consumidores da Neoenergia Brasília poderão acompanhar, por exemplo, uma projeção em 360 graus e ver equipamentos de geração solar e eólica. Na Bahia e em São Paulo, haverá experiências como um circuito que mostra equipamentos considerados vilões da energia e outras mecânicas lúdico-recreativas, incluindo o Gerador de Van de Graaff, aparelho para o estudo experimental da eletrostática, mostrando os materiais que são bons e maus condutores de eletricidade.

Nas distribuidoras do Nordeste, será possível participar, ainda, do Projeto Vale Luz, que permite a troca de resíduos recicláveis por descontos nas contas de luz. São aceitos materiais como papelão, papel de escritório, jornais, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens de produtos de limpeza, baldes, mesas plásticas, além de resíduos eletrônicos, como televisão, celular, teclado, entre outros. As latas de alumínio podem ser trocadas pelas Merrecas, moeda simbólica criada para o projeto, que terá o valor duplicado durante o mutirão na Neoenergia Cosern. Essa moeda garante descontos na conta de luz – e, na Bahia e no Rio Grande do Norte, também em postos de combustíveis parceiros. A cada dez latas entregues o cliente recebe um real de desconto.

Outra iniciativa integrada ao evento será o Energia com Cidadania – projeto cujo nome é Energia Mais Eficiente na Neoenergia Elektro e na Neoenergia Brasília. Por meio dessa iniciativa, os clientes das concessionárias podem trocar até cinco lâmpadas convencionais (incandescentes ou fluorescentes compactas) por modelos de LED, até 40% mais econômicas. Para isso, o consumidor precisa ser morador de comunidade popular ou ter tarifa social de energia e estar regular na distribuidora. Basta apresentar um documento de identificação com foto e uma conta de energia, além das lâmpadas antigas que serão trocadas.

Dia Mundial da Eficiência Energética

A celebração do Dia Mundial da Eficiência foi instituída em 1998, durante um evento sobre o tema, realizado na Áustria. Os objetivos são de chamar atenção para a relevância do consumo consciente de energia e conscientizar a população. A adoção de práticas mais eficientes em todos os setores, principalmente os grandes consumidores, pode contribuir para o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas.

Serviço | Mutirão da Eficiência Energética Neoenergia

  • Neoenergia Coelba: Praia do Forte (05 e 06/03), Salvador Shopping (7 e 8/03) e Shopping Barra (9 e 10/3) | 9 às 17h;
  • Neoenergia Cosern: Carrefour Natal (5, 7 e 8/3) e Posto Pinheiro Borges Parnamirim (9 e 10/3) | 9 às 17h;

  • Neoenergia Elektro: Praia das Pitangueiras, Guarujá (5 e 6/3) e Praça Toledo Barros, Limeira (8, 9 e 10/3) | 9 às 17h;
  • Neoenergia Brasília: Parque da Cidade, Estacionamento 10 (5, 6, 7, 8, 9 e 10/3) | 8 às 16h.

  • SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.

A Neoenergia possui 4 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 0,7 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 4,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. A companhia é a primeira empresa no País a patrocinar exclusivamente a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, dando nome à competição nacional, que passa a se chamar Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.







Veja também

0 comentários | Comente

 Digite seu comentário

*preenchimento obrigatório



Ninguém comentou essa notícia ainda... Seja o primeiro a comentar!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.