Do Rio de Janeiro
O Instituto Neoenergia lança, dia 17 de março, o Podcast Coralizar, com seis episódios que aproximam o ouvinte do incrível mundo dos corais. A ação faz parte do Projeto Coralizar, realizado em parceria com o WWF-Brasil, que tem como objetivo restaurar corais na região Nordeste do Brasil, por meio de pesquisas e ações de educação ambiental nas áreas da APA Costa de Corais e do Atol das Rocas, na costa de Pernambuco.
O podcast promete expandir o conhecimento acerca dos corais com linguagem acessível, expor sua importância para a preservação da vida marinha e, consequentemente, para a manutenção da vida humana, estimulando a sociedade civil a participar ativamente no cuidado e proteção deste ecossistema.
O primeiro episódio da série responde a uma dúvida muito comum: "O que são os corais?”, pergunta que é discutida em um bate-papo com Paula Braga, professora da UFRPE e especialista em recifes costeiros, e Rodrigo Leão Moura, professor da UFRJ e um dos coordenadores da Rede Abrolhos. Quem conduz a conversa é Paulina Chamorro, jornalista especializada em conservação ambiental e co-fundadora da Liga das Mulheres pelos Oceanos.
O Coralizar conta com a realização da BioFábrica de Corais e Instituto Nautilus. Tem apoio das universidades Federal e Rural de Pernambuco e da Associação dos Jangadeiros de Porto de Galinhas. Preservar nossos corais é preservar nosso Patrimônio Natural e o Instituto Neoenergia, por meio do Projeto Coralilzar contribui para a conservação dos corais e dos oceanos. .
Conheça os episódios:
EP.1 O que são os corais?
EP.2 Mudanças climáticas e o branqueamento de corais
EP.3 Restauração de recifes de corais
EP.4 Inovação
EP.5 O turismo e os corais
EP.6 Oceano Profundo
Onde ouvir:
Os seis episódios estão disponíveis nos canais do Spotify e SoundCloud da WWF-Brasil.
O Instituto Neoenergia:
Braço de atuação social da Neoenergia, o Instituto promove iniciativas sociais com o objetivo de estimular a transformação das pessoas e do planeta, por meio de ações e projetos distribuídos em cinco pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional.
A partir de parcerias com a sociedade civil, organizações do terceiro setor e poder público, o Instituto encara o desafio de buscar soluções às questões ambientais, sociais e econômicas do Brasil, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aliados às práticas ESG e à Agenda 2030 da ONU.